Novo decreto do Governo do RS impede treinos de Grêmio e Internacional - Gazeta Esportiva
Novo decreto do Governo do RS impede treinos de Grêmio e Internacional

Novo decreto do Governo do RS impede treinos de Grêmio e Internacional

Gazeta Esportiva

Por Redação

09/05/2020 às 22:12

São Paulo, SP

Internacional e Grêmio voltaram aos treinamentos em meio à pandemia do novo coronavírus (Foto: Ricardo Duarte/SCI)


Nesta semana, Grêmio e Internacional retomaram os treinos em meio à pandemia do novo coronavírus após a liberação da prefeitura de Porto Alegre para atividades em clubes esportivos e profissionais. Contudo, o novo decreto do Governo do Rio Grande do Sul, que deve ser publicado neste domingo com validade a partir de segunda-feira, passa a proibir os treinamentos dos dois times.

Em entrevista coletiva virtual, o governador Eduardo Leite detalhou o impacto das novas regras no funcionamento dos clubes. Segundo ele, o estado será subdividido em 20 regiões, classificadas por cores de acordo com número de casos confirmados da doença, óbitos e risco de avanço da pandemia. As medidas de prevenção ao contágio variam de acordo com a cor estabelecida.




A capital Porto Alegre estaria enquadrada na cor laranja, equivalente a "risco médio". Desse modo, as atividades nos clubes esportivos não seriam permitidas.

"A rigor, com o novo decreto, os treinos deverão estar restritos. O decreto é sobre funcionamento do clube esportivo, e o funcionamento estará vedado nestas condições. Na bandeira laranja, a determinação é que se suspenda as atividades em clubes esportivos. Só podendo funcionar na bandeira amarela, o que deverá acarretar a suspensão das atividades dos treinos nos clubes esportivos", declarou o governador.

Os treinamentos e disputas de futebol só poderiam ocorrer nas regiões amarelas, de "risco baixo", que totalizam apenas seis entre as 20 áreas determinadas. Por conta disso, Eduardo Leite julga "difícil" a retomada do Campeonato Gaúcho nesta temporada.

"Na bandeira amarela podem os clubes esportivos funcionar com uma série de restrições, mas como fazer um campeonato estadual em que os times precisam jogar pelo território gaúcho, se alguma região poderia receber uma partida e outra não? Esta decisão de ter ou não é da Federação a partir dos protocolos estabelecidos. Parece difícil porque não conseguimos assegurar uniformidade no estado e concentrar o campeonato em uma região geraria um custo e uma dificuldade para operação, mas é uma decisão da própria Federação Gaúcha de Futebol", disse.

Ao todo, no Brasil, já são mais de 156 mil casos confirmados do novo coronavírus, com o número de mortos superando os 10 mil. No Rio Grande do Sul, os contaminados giram em torno de 2.500, com quase 100 óbitos.


Conteúdo Patrocinado