Gauchão tem chance de voltar já no final de julho, diz Governo do Estado - Gazeta Esportiva
Gauchão tem chance de voltar já no final de julho, diz Governo do Estado

Gauchão tem chance de voltar já no final de julho, diz Governo do Estado

Gazeta Esportiva

Por Redação

04/07/2020 às 20:37

São Paulo, SP

Depois de relatório sobre a situação da pandemia no estado do Rio Grande do Sul, o Governo Estadual falou, em nota, sobre o protocolo estabelecido pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF) para a retomada do Campeonato. A situação ainda está sendo discutida, mas o comunicado admite que a competição pode voltar entre o fim de julho e o começo de agosto.

(Foto: Lucas Uebel/Grêmio)


A FGF apontava 26 julho como uma data limite para o retorno do Gauchão. Segundo a entidade, depois disso "iria complicar bastante". Em entrevista à Rádio Gaúcha, Luciano Hocsman, presidente da Federação, disse que a fase classificatória do estadual precisa ser finalizada antes do começo do Brasileirão, marcado para o dia 9 de agosto pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Contudo, neste último relatório sobre a situação da pandemia de coronavírus, todas as cidades indicadas pela FGF para a realização do restante do Estadual estão com bandeira vermelha (o nível mais crítico), ou seja, com alto risco de contaminação.

 

Confira na íntegra a nota do Governo do Estado do Rio Grande do Sul:

"Sobre o retorno do Campeonato Gaúcho, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul informa que segue avaliando o protocolo encaminhado pela Federação Gaúcha de Futebol. No momento, o Comitê Científico está concluindo uma análise sobre a volta dos treinos com contato físico. A estimativa é que a conclusão aponte que o retorno do campeonato possa ocorrer entre o final de julho ou começo de agosto. A liberação dos treinos ocorreria antes.

Segundo o modelo de Distanciamento Controlado, atualizado hoje (3), das seis cidades indicadas para a realização dos jogos, todas estão em bandeira vermelha. Esse fato, somado ao período que, historicamente, ocorre o pico da demanda de internações por síndromes respiratórias nos hospitais causa preocupação nas autoridades. Por esse motivo, o governo considera os próximos dias como cruciais para conter a transmissão do vírus. Na prática esportiva, a orientação não é diferente".

Conteúdo Patrocinado