Seleções favoritas aguardam sorteio da Eurocopa de 2024 - Gazeta Esportiva
Seleções favoritas aguardam sorteio da Eurocopa de 2024

Seleções favoritas aguardam sorteio da Eurocopa de 2024

Gazeta Esportiva

Por AFP

01/12/2023 às 20:52

São Paulo, SP

A Eurocopa de 2024 (14 de junho a 14 de julho, na Alemanha) tomará forma após o sorteio dos grupos, que será realizado neste sábado, em Hamburgo, com seleções favoritas como França, Inglaterra, Portugal e Espanha à espera de seus primeiros adversários no torneio.

Será uma cerimônia breve, de uma hora de duração, na Filarmônica do Elba, com início previsto para as 14 horas (de Brasília). Os países participantes (21 dos 24 já estão definidos) serão divididos em seis grupos de quatro. A definição das últimas três vagas sairá nas repescagens de março.

Os dois primeiros de cada grupo e os quatro melhores terceiros colocados estarão nas oitavas de final.

Todas as grandes seleções da Europa estarão presentes no torneio, a maioria delas no pote 1 (a França de Kylian Mbappé, a Inglaterra de Harry Kane e Jude Bellingham, Portugal de Cristiano Ronaldo, Espanha, Bélgica e a anfitriã Alemanha).

Nessa lista de potências do futebol só falta a Itália, que será o adversário a evitar no pote 4. Atual campeã europeia, a 'Azzurra', que ficou de fora das últimas duas Copas do Mundo, sofreu para se classificar nas Eliminatórias da Euro, tendo que lutar até a última rodada (empate em 0 a 0 com a Ucrânia) para selar sua vaga.



Embora a seleção italiana, comandada pelo técnico Luciano Spalletti desde a saída de Roberto Mancini, em agosto, não esteja em seu melhor momento, todos querem evitar a tetracampeã mundial na fase de grupos.

O pote 3 também tem suas ameaças, com Holanda, eliminada das quartas de final do Mundial de 2022, e a Croácia de Luka Modric.

"Ficaremos satisfeitos com o que sair e temos apenas que encarar isso", afirmou o técnico da Inglaterra, Gareth Southgate, antes de saber o caminho de sua equipe na competição.

Assim que o sorteio e o calendário forem definidos, as comissões técnicas poderão escolher onde ficarão baseadas na Alemanha e preparar a programação de amistosos em março e pouco antes do torneio.

Pensando no meio ambiente e para facilitar as viagens de trem ou ônibus, as 24 seleções participantes estarão localizadas em uma das três zonas geográficas pré-determinadas pelos organizadores: a zona Norte (Berlim, Leipzig, Hamburgo), a zona Oeste (Gelsenkirchen, Dortmund, Düsseldorf, Colônia, Frankfurt) e Sul (Frankfurt, Munique, Stuttgart).

A final da Eurocopa de 2024 está prevista para acontecer no dia 14 de julho, no estádio Olímpico de Berlim.



Dinâmica do sorteio


Somente a Alemanha, como anfitriã, sabe que será cabeça de chave do Grupo A. As outras cinco equipes do primeiro pote irão para os demais grupos (B, C, D, E, F).

Um segundo sorteio definirá a posição de cada equipe dentro das chaves (B1, B2, B3 ou B4, por exemplo).

Depois sairão as equipes do segundo pote, do terceiro e, por último, do quarto.

Potes:
Pote 1: Alemanha, Portugal, França, Espanha, Bélgica, Inglaterra

Pote 2: Hungria, Turquia, Romênia, Dinamarca, Albânia, Áustria

Pote 3: Holanda, Escócia, Croácia, Eslovênia, Eslováquia, República Tcheca

Pote 4: Itália, Sérvia, Suíça, vencedor da repescagem A, vencedor da repescagem B, vencedor da repescagem C

Repescagens:
Caminho A: Polônia x Estônia e País de Gales x Finlândia (semifinais em 21 de março e final em 26 de março)

Caminho B: Israel x Islândia e Bósnia x Ucrânia (semifinais em 21 de março e final em 26 de março)

Caminho C: Geórgia x Luxemburgo e Grécia x Cazaquistão (semifinais em 21 de março e final em 26 de março)

Conteúdo Patrocinado