Gazeta Esportiva

Portugal vacila e apenas empata com Islândia em estreia na Euro

Portugal saiu na frente, mas apenas empatou com a Islândia (Foto: Francisco Leong/AFP)
Portugal saiu na frente, mas apenas empatou com a Islândia (Foto: Francisco Leong/AFP)

Portugal e Islândia empatam em 1 a 1, no estádio Geoffroy Guichard, em Saint-Étienne, em jogo válido pela primeira rodada da Eurocopa. Depois de sair na frente com Nani, os portugueses viram os islandeses empatarem com Bjarnason. Com o resultado, as duas seleções ficam empatadas na segunda colocação do grupo F, que é liderado pela Hungria.

Após pressionar muito, Portugal conseguiu abrir o placar com Nani, aos 30 minutos do primeiro tempo, após cruzamento rasteiro de André Gomes. Logo na volta para a segunda etapa, a Islândia empatou com Bjarnason, depois de falha de marcação de Vieirinha.

Maior estrela do jogo, Cristiano Ronaldo se apresentou muito para a partida, mas não conseguiu ser decisivo. Aos 25 minutos, inclusive, o camisa 7 teve a chance de marcar o seu gol, mas furou o chute. No final do jogo, após cruzamento de Nani, ele teve outra oportunidade, porém cabeceou em cima do goleiro.

Portugal volta a entrar em campo no próximo sábado contra a Áustria, no estádio Parc des Princes, às 16h (de Brasília). No mesmo dia um pouco mais cedo, às 13h (de Brasília), a Islândia enfrenta a Hungria, no estádio Velódrome.

O jogo – Surpreendentemente, a primeira grande chegada foi da Islândia. Sigurdsson roubou a bola pelo lado esquerdo, invadiu a área, cortou para o lado direito e chutou forte, mas o goleiro Rui Patrício fez grande defesa. Depois do susto, a seleção portuguesa começou a tomar controle da partida.

A Islândia tinha uma clara proposta de se defender e aguardar a oportunidade de marcar em um contra-ataque, enquanto Portugal dominava todas as iniciativas. Aos 20 minutos, a primeira oportunidade perigosa lusitana. Cristiano Ronaldo driblou o marcador do lado esquerdo, ajeitou a bola e colocou na cabeça de Nani, que cabeceou para baixo, mas o goleiro Halldórsson salvou desviando com o pé.

Foi a vez de Cristiano Ronaldo desperdiçar uma chance aos 25 minutos. Pepe descolou um lindo lançamento do meio do campo direto na área adversária, Ronaldo saiu na frente do zagueiro e ficou na cara do goleiro, mas furou ao tentar chutar de primeira.

Aos 30, Portugal abriu o placar. André Gomes tabelou com Vieirinha pela direita e cruzou rasteiro para Nani, que se adiantou à zaga e concluiu de dentro da pequena área. O país ibérico manteve pleno domínio da partida até o final da primeira metade, chegando a manter mais de 60% de posse de bola.

Logo na volta para a segunda etapa, com 5 minutos, a Islândia empatou o jogo. Gudmundsson cruzou na área, Vieirinha falhou na marcação e Bjarnason, sozinho, pegou de primeira e deixou tudo igual. Apesar disso, a situação dos times não se alterou, com os portugueses pressionando, enquanto os islandeses se defendiam.

Aos 26, quase os lusitanos voltaram a assumir a liderança no placar. Raphael Guerreiro cobrou falta na área, Nani desviou de cabeça e a bola passou rente a trave direita. O final do confronto esquentou, com as duas equipes se lançando ao ataque.

Aos 39, Nani cruzou da direita para o Cristiano Ronaldo, mas o camisa 7 cabeceou em cima do goleiro Halldorsson. Dois minutos depois, foi a vez da Islândia. Finnbogason pegou de dentro da área, emendou de esquerda e Rui Patrício fez grande defesa. Portugal ainda pressionou no finalzinho, mas não conseguiu superar a zaga adversária e o confronto terminou empatado.

FICHA TÉCNICA
PORTUGAL 1 X 1 ISLÂNDIA

Local: Estádio Geoffroy Guichard, em Saint-Étienne (França)
Data: 14 de junho de 2016, terça-feira
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Cüneyt Çakir (Turquia)
Assistentes: Bahattin Duran (Turquia) e Tarik Ongun (Turquia)
Público: 38.742 torcedores
Cartões amarelos: B. Bjarnason e Finnbogason (Islândia)
Gols:
PORTUGAL: Nani, aos 30 minutos do primeiro tempo; ISLÂNDIA: B. Bjarnason, aos 5 minutos do segundo tempo

PORTUGAL: Rui Patrício; Vieirinha, Pepe, Ricardo Carvalho e Raphael Guerreiro; Danilo Pereira, João Mário (Quaresma), André Gomes (Éder) e João Moutinho (Renato Sanches); Nani e Cristiano Ronaldo
Técnico: Fernando Santos

ISLÂNDIA: Halldórsson; Saevarsson, Árnason, Ragnar Sigurdsson e Skúlason; Birkir Bjarnason, Gylfi Sigurdsson, Gunnarsson e Gudmundsson (E. Bjarnason); Bodvarsson e Sigthorsson (Finnbogason)
Técnico: Heimir Hallgrimsson e Lars Lagerback

Exit mobile version