Gazeta Esportiva

Polônia para Alemanha e definição de classificados fica para a última rodada

Marcação forte da Polônia dificultou o estilo de jogo da Alemanha (Foto: Patrik Stollarz/AFP)
Marcação forte da Polônia dificultou o estilo de jogo da Alemanha (Foto: Patrik Stollarz/AFP)

 

As expectativas de Alemanha e Polônia em relação a uma classificação antecipada para as oitavas de final da Eurocopa não se confirmaram. Precisando da vitória, ambas as equipes se enfrentaram nesta quinta-feira, no Stade de France, e não saírem de um empate por 0 a 0.

Alemães e poloneses criaram chances, mas não aproveitaram. Os atuais campeões mundiais dominaram a partida no primeiro tempo, porém encontraram dificuldades com a defesa adversária. A Polônia equilibrou as ações na etapa final e levou perigo a Neuer, no entanto o zero permaneceu no placar.

Com o resultado, os dois times foram a quatro pontos, liderando o Grupo C. Os alemães aparecem na primeira colocação com vantagem mínima no saldo de gols. Na última e decisiva rodada, que ocorre na próxima terça-feira, a Alemanha encara a Irlanda do Norte, às 13h (de Brasília), no Parque dos Príncipes. No mesmo horário, no Velódrome, a Polônia enfrenta a já eliminada Ucrânia.

O jogo – A Alemanha começou em cima da Polônia, pressionando o adversário. Logo com quatro minutos, os alemães criaram a primeira chance. Draxler recebeu na esquerda e cruzou na área para Götze, que cabeceou por cima do travessão. Na sequência, em nova chegada pelo lado esquerdo, Hector bateu cruzado, Khedira tentou desviar e a bola saiu pela linha de fundo.

Os atuais campeões do mundo voltaram a chegar na marca de 15 minutos. Müller ganhou disputa com Piszczek na esquerda e tocou o meio da área. Kroos chegou batendo de primeira, mas mandou à direita de Fabianski.

Jogando fechada na defesa, a Polônia esperava um descuido da Alemanha. Aos 20 minutos, Lewandowski limpou a marcação e tentou a finalização da entrada da área, mas foi travado. Em seguida, Grosicki fez jogada pela esquerda e arriscou um cruzamento, porém a zaga alemã impediu novamente.

A Alemanha tinha mais de 60% de posse de bola, mas não conseguia converter este domínio em chances reais de gol, esbarrando na compacta defesa polonesa. A Polônia esperava um contra-ataque para surpreender os alemães, entretanto também paravam na zaga adversária e nem chegaram a ameaçar a meta defendida por Neuer. O primeiro tempo terminou sem gols.

O segundo tempo começou movimentado. Com menos de um minuto, a Polônia por pouco não abriu o placar. Em jogada pela direita, Blaszczykowski ajeitou de letra para Grosicki, que cruzou para a área. Livre na segunda trave, Milik errou a cabeçada e mandou para fora. A Alemanha respondeu na sequência. Kroos achou Götze com espaço dentro da área, mas a finalização do atacante foi defendida por Fabianski.

Mais participativos, os poloneses voltaram a assustar aos 12 minutos. Em cobrança de falta, Lewandowski rolou e Milik bateu rasteiro com perigo. Em seguida, após saída errada da Alemanha, Lewandowski ficou com a bola, mas demorou para finalizar e permitiu a recuperação de Boateng. Aos 23, Grosicki cruzou rasteiro para a área para Milik que, da marca do pênalti, furou e desperdiçou uma grande chance.

A Alemanha seguia superior na posse de bola, mas não conseguia chegar ao gol. Aos 24 minutos, Fabianski evitou que os alemães abrissem o placar. Özil recebeu na área e bateu colocado de canhota, mas o goleiro polonês fez grande defesa, de mão trocada. Aos 32, Müller pegou sobra de um chute errado de Özil, porém mandou por cima. Com as defesas bem postadas, o zero não saiu do marcador.

FICHA TÉCNICA:
ALEMANHA 0 X 0 POLÔNIA

Local: Stade de France, em Paris (França)
Data: 16 de junho de 2016 (Quinta-feira)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Björn Kuipers (Holanda)
Assistentes: Sander van Roekel e Erwin Zeinstra (ambos da Holanda)
Cartões amarelos: Khedira, Özil e Boateng (Alemanha); Maczynski, Grosicki e Peszko (Polônia)

ALEMANHA: Neuer, Howedes, Boateng, Hummels e Hector; Khedira, Kroos, Özil, Thomas Muller e Draxler (Mario Gómez); Götze (Schürrle)
Técnico: Joachim Low

POLÔNIA: Fabianski, Piszczek, Pazdan, Glik e Jedrzejczyk; Krychowiak, Blaszczykowski (Kapustka), Maczynski (Jodlowiec) e Grosicki (Peszko); Milik e Lewandowski
Técnico: Adam Nawalka

Exit mobile version