Futebol/Eliminatórias Eurocopa

Em jogo de cinco gols, Alemanha vence Holanda nas Eliminatórias da Euro

São Paulo , SP
24/03/2019 18:43:13 — 24/03/2019 18:55:13

Em: Alemanha, Eliminatórias Eurocopa, Futebol, Futebol Internacional, Holanda
Alemanha joga bem, abre dois mas cede empate. No fim, gol redentor de Nico Schulz evita derrota nas Eliminatórias da Euro (Foto: Emmanuel Dunand/AFP)

Um jogo cheio de reviravoltas, mas, no fim, a Alemanha conseguiu iniciar as Eliminatórias da Eurocopa de 2020 com o pé direito. Após abrir 2 a 0 no primeiro tempo e levar o empate da Holanda logo no início da segunda etapa, os comandados de Joachim Low conseguiram o tento redentor no finalzinho do jogo e venceram por 3 a 2 no Johan Cruijff Arena, em Amsterdã.

Na realidade, foi quase um tempo bom para cada seleção. O primeiro foi de amplo domínio dos alemães, que fizeram dois gols em apenas 19 minutos, com Sané e Gnabry, com boa atuação do goleiro Neuer, impedidor de algumas investidas. Já o segundo tempo praticamente só deu Holanda, com dois gols em 15 minutos, o primeiro de De Ligt e o segundo de Depay. No entanto, Schulz fez aos 45 e garantiu a vitória dos alemães.

Com o resultado, a Alemanha assumiu a vice-liderança do grupo C com três pontos conquistados, enquanto a Holanda caiu para a terceira colocação, lembrando que este foi seu segundo compromisso nas Eliminatórias. Na liderança, a Irlanda do Norte soma seis pontos, após vitória sobre a Bielorrússia, que segue sem pontuar, assim como a Estônia. Agora, as duas seleções têm compromissos apenas daqui a alguns meses pelas Eliminatórias: os alemãs enfrentarão a Bielorrússia no dia 8 de junho, enquanto os holandeses pegam novamente a Alemanha em setembro, no dia 6.

Antes da bola rolar, a seleção da casa prestou a merecida homenagem a um dos seus maiores nomes, o ídolo Johan Cruijff, eleito três vezes melhor do mundo e técnico revolucionário, uma lenda dentro e fora dos gramados. A homenagem em questão foi por conta do aniversário de morte do ex-jogador e treinador, exatamente há três anos. Outro acontecimento do dia foi a apresentação do mascote da Euro 2020, chamado de Skillzy, aos torcedores presentes na Amsterdam Arena. Ao lado dele, Live Cooke e Toobias Becs, principais nomes do freestyle, também fizeram uma apresentação.

1º tempo: Domínio alemão

Dois gols em 19 minutos dos alemães (Foto: Emmanuel Dunand/AFP)

Em sua estreia nas Eliminatórias, a Alemanha partiu para cima nos primeiros momentos da partida e mostrou serviço. Logo no primeiro minuto, Sané fez bela jogada pela esquerda e tocou para Gnabry, que ajeitou e chutou para a defesa de Cillessen. Aos 12, foi a vez de Kimmich avançar após falha adversária, mas demorou demais e foi desarmado por De Jong. A Holanda seguiu tentando pressionar a saída de bola alemã para forçar erros, mas o bom início para o adversário rendeu um gol aos 15 minutos.

Kroos passou para Schulz, que cruzou para Leroy Sané abrir o marcador. O jogador do Manchester City se aproveitou de uma escorregada de De Ligt e chutou cruzado, sem defesa. O gol não intimidou os holandeses, que resolveram ir para cima em duas oportunidades seguidas de Babel paradas em Neuer. O bom momento holandês foi parado com um balde de água fria: Rudiger lançou para Gnabry, que ganhou de Van Dijk e acertou no ângulo, ampliando a vantagem para 2 a 0. Os alemães queriam mais e tentaram, ainda no primeiro tempo, com Kehrer e Sané, sem sucesso.

2º tempo: Os holandeses (quase) dão o troco

Os holandeses chegaram a empatar, mas levaram um golzinho no fim (Foto: John Thys/AFP)

No retorno para a etapa complementar, mal os jogadores ouviram o apito e a Holanda marcou um gol aos três minutos. Depay cruzou perigosamente para a área e De Ligt cabeceou com propriedade para diminuir a desvantagem. 2 a 1 e tudo aberto em Amsterdã. E Depay não se contentou apenas com a assistência: aos 18 minutos, aos trancos e barrancos, o meia-atacante recebeu na área, foi travado e finalizou rasteiro para deixar tudo igual.

Com o empate, os alemães sentiram o baque e se fecharam. A Holanda foi para cima em alguns poucos momentos, mas não conseguiu reverter as chances em oportunidade clara de gol – aos 34 Neuer impediu a virada do placar após arrancada de Wijnaldum. Os holandeses seguiram pressionando, mas a Alemanha chegou ao tento da vitória com Schulz, após receber de Reus e mandar para o fundo das redes. 3 a 2.

Confira abaixo todos os resultados das Eliminatórias deste domingo, respeitando os horários de Brasília:

11:00 – País de Gales 1 x 0 Eslováquia
11:00 – Cazaquistão 0 x 4 Rússia 
14:00 – Hungria 2 x 1 Croácia
14:00 – Israel 4 x 2 Áustria
14:00 – San Marino 0 x 2 Escócia
16:45 – Irlanda do Norte 2 x 1 Bielorrússia
16:45 – Eslovênia 1 x 1 Macedônia
16:45 – Polônia 2 x 0 Letônia
16:45 – Chipre 0 x 2 Bélgica