Gazeta Esportiva

Com gol de Bale, País de Gales vence em duelo de debutantes

Estrela de Gales dá o aviso: sua equipe veio à Euro para sair campeã (Foto: AFP/NICOLAS TUCAT)

Bale e Hamsik disputam a bola na vitória do País de Gales sobre a Eslováquia, na estreia das duas seleções na Eurocopa (Foto: Georges Gobet/AFP)

Neste sábado, em Bordeaux, País de Gales e Eslováquia abriram os confrontos do Grupo B na primeira rodada da Eurocopa. Em partida bastante disputada, os galeses conquistaram os três pontos na vitória por 2 a 1 sobre os eslovacos.

Além de realizarem o primeiro encontro de seu grupo, as duas seleções fizeram sua estreia, também, na competição. Este momento histórico para ambos os países marca o primeiro duelo entre debutantes dos últimos 20 anos do torneio.

A equipe de Gales conta com o craque Gareth Bale, que estrela o trio BBC, do Real Madrid, ao lado de Cristiano Ronaldo e Karim Benzema. Do lado eslovaco, o principal nome é o meia Marek Hamsik, ídolo do Napoli, que vem sendo muito elogiado por sua inteligência e agilidade em campo.

O jogo – Aos três minutos de jogo, Hamsik quase abriu o placar para a Eslováquia. O jogador roubou a bola de Bale, driblou três e deu um chute certeiro para o gol. Entretanto, o zagueiro Davies já havia se adiantado para defender a meta e, de carrinho, afastou o perigo.

Aos 10 minutos, em belíssima cobrança de falta, Gareth Bale marcou o primeiro gol do País de Gales não apenas no jogo, mas na história da Eurocopa. Com muita emoção, o jogador comemorou o gol com seus companheiros e equipe técnica.

O gol galês saiu justamente quando a Eslováquia estava melhor no jogo. Com muita pressão, especialmente no meio de campo, os eslovacos estavam apostando em jogadas ofensivas. No entanto, apesar do placar, o jogo seguiu muito equilibrado.

O jogo ficou muito truncado no meio-campo após o tento marcado. As duas equipes buscaram o ataque, mas sem muita objetividade. A equipe de Gales se organizou mais e diminuiu a aparente superioridade eslovaca em campo.

Na segunda etapa, aos 16 minutos, Mak desenhou bela jogada pela direita e encontrou o passe para Duda que, em seu primeiro lance no jogo, finalizou de pé esquerdo e empatou para a Eslováquia.

Aos 35 minutos, Kanu, recém-saído do banco, desempatou para o País de Gales. Ramsey conduziu a bola em jogada individual, mas a bola sobrou para o atacante, que chutou para o fundo do gol.

Nos minutos finais da partida, os dois lados continuaram a insistir. Aos 40 minutos, Nemec quase conseguiu o empate para a Eslováquia, mas acertou a trave de Danny Ward.

Aos 41, Ramsey apostou em um rápido contra-ataque para fazer o terceiro de Gales, mas a zaga eslovaca, bem preenchida, afastou para o escanteio.

Os eslovacos acreditaram até o apito final, mas a vitória ficou com os galeses que, liderados por Bale, entraram para a história do futebol.

FICHA TÉCNICA
PAÍS DE GALES 2 x 1 ESLOVÁQUIA

Local: Estádio Matmut Atlantique, em Bordeaux (França)
Data: 11 de junho de 2016, sábado
Horário: 13 horas (de Brasília)
Árbitro: Svein Oddvar Moen (NOR)
Assistentes: Kim Thomas Haglund (NOR) e Frank Andås (NOR)
Cartões amarelos: Hrosovsky, Mak, Weiss, Durica, Skrtel (Eslováquia)
Gols: PAÍS DE GALES: Bale aos 10 minutos do primeiro tempo, Kanu aos 35 minutos do segundo tempo; ESLOVÁQUIA: Duda aos 15 minutos do segundo tempo

PAÍS DE GALES: Danny Ward; Chester, Ashley Williams e Davies; Gunter, Allen, Edwards (Ledley), Ramsey (Jazz Richards) e Neil Taylor; Jonathan Williams (Kanu) e Bale
Técnico: Chris Coleman

ESLOVÁQUIA: Kozácik; Pekarík, Skrtel, Durica e Svento; Mak, Kucka, Hrosovsky (Duda), Hamsik e Weiss (Stoch); Michal Duris (Nemec)
Técnico: Jan Kozak

Exit mobile version