Ucrânia vence Eslovênia e garante vantagem em meio ao luto europeu - Gazeta Esportiva
Ucrânia vence Eslovênia e garante vantagem em meio ao luto europeu

Ucrânia vence Eslovênia e garante vantagem em meio ao luto europeu

Gazeta Esportiva

Por Redação

14/11/2015 às 16:51

São Paulo, SP

Habituada a cenários de guerra nos últimos anos, a Ucrânia foi a primeira seleção europeia a vencer após os atentados que deixaram pelo menos 100 mortos em Paris. O triunfo caseiro por 2 a 0 sobre a Eslovênia na Arena Lviv garante vantagem à seleção ucraniana no confronto de volta da repescagem das Eliminatórias para a Euro 2016.


O duelo em questão deve ocorrer já nesta terça-feira, às 17h45 (de Brasília), no Estádio Ljudski, em Maribor, segunda maior cidade da Eslovênia. As duas seleções prestaram um minuto de silêncio em respeito aos eventos na capital francesa, além de adotarem faixas pretas nos braços de todos os jogadores.




Com faixa preta no braço, Yarmolenko garantiu o primeiro gol ucraniano na vitória (foto: SERGEI SUPINSKY / AFP)
Com faixa preta no braço, Yarmolenko garantiu o primeiro gol ucraniano na vitória (foto: SERGEI SUPINSKY / AFP)

O jogo – As faixas e bandeiras francesas estendidas na Arena Lviv denotavam a tristeza de uma população que ainda sofre com os efeitos dos conflitos bélicos contra a Rússia. Quando a bola rolou, porém, a seleção da Ucrânia logo fez a torcida local sorrir. Nos primeiros segundos de partida, a equipe quase chegou ao gol com Yarmolenko. A Eslovênia teve sorte neste ponto, já que o meia direita não conseguiu alcançar o levantamento de Shevchuk.


A segunda oportunidade não teve o mesmo desfecho. Na marca dos 23 minutos, Shevchuk voltou a executar bom cruzamento pela esquerda, mas a bola apenas carimbou o travessão. Por sorte, ela sobrou justamente nos pés de Yarmolenko, que cortou a marcação antes de acertar o cantinho do gol de Handanovic.


A Eslovênia enfim conseguiu levar perigo aos 27 minutos, quando Birsa encontrou Novakovic na área. O atacante escorou de cabeça para Ilicic, mas o colega falhou ao tentar emendar de primeira para o gol, errando o alvo. Novakovic foi novamente acionado por Birsa na jogada seguinte e não conseguiu o domínio.


Os ucranianos voltaram a responder aos 35, quando Rybalka recebeu a bola na entrada da área e optou pelo chute de primeira, exigindo uma bela ponte de Handanovic para evitar o gol. O arqueiro ainda salvou três minutos depois, em cabeceio de Garmash.


A conta foi fechada aos nove minutos da etapa complementar. A jogada teve bonito início com Fedetskiy pela direita do ataque, em bom cruzamento rasteiro para a pequena área. Em velocidade, Seleznyov só teve o trabalho de colocar a bola na rede.


Ainda houve tempo para uma grande defesa à queima roupa de Handanovic em uma cabeçada de Garmash, que subiu mais do que a zaga na pequena área e, por pouco, não complicou mais a vida da seleção visitante. Por fim, Seleznyov quase tirou o grito da garganta da torcida ucraniana na fria noite em Lviv, mas sua tentativa acertou a trave.

Conteúdo Patrocinado