Em duelo de eliminados, Arábia Saudita vence Egito com gol no último lance - Gazeta Esportiva
Em duelo de eliminados, Arábia Saudita vence Egito com gol no último lance

Em duelo de eliminados, Arábia Saudita vence Egito com gol no último lance

Gazeta Esportiva

Por Redação

25/06/2018 às 13:05 • Atualizado: 25/06/2018 às 13:20

São Paulo, SP

Quem compareceu a Arena Volgogrado nesta segunda-feira para acompanhar o duelo entre Arábia Saudita e Egito tinha, possivelmente, a expectativa baixa diante do cenário que se apresentava. Com ambas as seleções eliminadas, o clima de abatimento que se evidenciava no início do jogo durou pouco. Depois que Salah abriu o placar, o VAR se tornou decisivo para marcar dois pênaltis. Apenas na segunda chance, Al-Faraj converteu e empatou. No último minuto Al-Dawsari virou o jogo para 2 a 1 e deu a primeira vitória a sua seleção na Copa do Mundo 2018.

Nem mesmo a partida histórica do goleiro El-Hadary adiantou para os egípcios. O arqueiro, que se tornou o jogador mais velho a disputar uma partida de Copa, apareceu de forma expressiva para defender um dos dois pênaltis. Entretanto, não conseguiu evitar o revés.

Os primeiros 45 minutos saíram muito melhores e mais emocionantes do que se era esperado, ainda mais pelos primeiros minutos. Visivelmente abatidos pela eliminação, as duas seleções começaram o jogo sem mostrar agressividade e ímpeto ofensivo. Quem conta com um jogador como Salah, porém, precisa de apenas uma chance para se ver na frente do placar. Aos 21 minutos, o Faraó foi lançado e tocou por cobertura para abrir o placar.

No decorrer da primeira etapa, o árbitro Wilmar Roldan ganhou destaque pelos dois pênaltis marcados em sequência para a Arábia Saudita. No primeiro, Essam El-Hadary fez ainda mais história ao, além de se tornar o jogador mais velho a disputar uma partida de Copa do Mundo, defender uma penalidade. Na segunda chance, entretanto, o arqueiro nada pôde fazer e Al-Faraj deixou tudo igual.

O segundo tempo foi bem menos intenso e emocionante. Apesar de melhor, a Arábia Saudita viu o Egito ter as melhores chances, mas pecar na má pontaria. No entanto, o jogo só acaba quando termina e Al-Dawsari fez o gol, literalmente no último lance, que deu a vitória para os árabes.




O JOGO

Início morno e seleções claramente abatidas com a desclassificação

Arábia Saudita e Egito entraram em campo com o abatimento pela eliminação precoce evidenciado nos primeiros minutos. Sem ambições de seguir em solo russo, as duas seleções até tentavam ter a bola, mas abusavam nos erros de passe e, dessa forma, tornaram a partida morna, sem obrigar intervenções dos goleiros.

Uma imagem significativa dos primeiros 15 minutos é a impaciência de Mohamed Salah. O camisa 10 demorou não via a bola chegar e a todo momento se virava para os companheiros egípcios pedindo mais precisão no passe. Do outro lado, o técnico Juan Antonio Pizzi até se exaltou para mostrar seu descontentamento, chutando as garrafas de água.

Arábia Saudita melhor, mas Salah decisivo coloca Egito na frente 

Atacantes da pompa e da qualidade de Salah não costumam precisar de muitas chances para decidir, desde que elas aconteçam. Primeiro, o jogador do Liverpool viu a Arábia não só assustar, como esboçar um domínio. Aos 17 minutos, Al-Dawsari recebeu na intermediária, driblou dois marcadores e testou o goleiro mais experiente da história das Copas. Porém, o arqueiro precisou apenas acompanhar e bola pela linha de fundo.

Dois minutos depois de sofrer o gol, Salah foi lançado em profundidade, mas teve marcado o impedimento. O lance acabou se tornando um indício de qual seria a proposta egípcia: procurar seu principal jogador por meio de lançamentos. Aos 21, o Faraó foi letal. Abdalla lançou o camisa 10, que aproveitou o goleiro adiantado e tocou por cobertura para marcar um golaço e abir o marcador.

A vantagem motivou o Egito, que passou a ser melhor e ter o controle da partida. Em nova jogada de profundidade, Salah saiu mais uma vez na cara do goleiro, tentou o toque por cima, mas errou o alvo. Depois, coube a Trezeguet perder duas chances que poderiam ter mudado a história da partida. Primeiro o meia tentou o chute colocado, mas para fora. No lance seguinte, cortou o marcador e bateu novamente com categoria...novamente pela linha de fundo.

Reta final de penalidades culmina em empate árabe e VAR atuante

O bom momento da Arábia Saudita na reta final rendeu o gol de empate. Entretanto, apenas com a conversão do segundo pênalti para dentro da rede. Na primeira vez que o árbitro colombiano Wilmar Roldan apontou a cal, Al-Shahrani havia tentado o cruzamento, que desviou na mão de Fath. Após confirmação pelo VAR, Al-Muwallad bateu no canto esquerdo e El-Hadary espalmou, se tornando o goleiro mais velho a defender um pênalti em uma Copa do Mundo.

Quando todos aguardavam o apito final do primeiro tempo, foi marcada uma nova penalidade a favor da seleção árabe. Em lance muito duvidoso, Al-Dawsari caiu dentro da área após choque com Ali Gabr. Na hora, Roldan apontou a cal, mas recorreu novamente ao VAR, que tinha em sua comissão o brasileiro Wilton Pereira Sampaio. Resultado: Al-Faraj deslocou o goleiro e empatou.

Segundo tempo da Arábia Saudita melhor e do Egito acuado

O gol de empate na reta final deixou o time da Arábia motivado para o segundo tempo. Na volta do intervalo, aos oito minutos, Bahbir foi o responsável pela primeira chance. O lateral Al-Burayk chegou bem na linha de fundo e cruzou para o corte de Hegazy. A bola ainda sobrou nos pés de Bahbir, que emendou de primeira, mas para fora. A resposta egípcia veio com Trezeguet, que testou firme para bola passar rente à trave.

Aos 23 minutos, a Arábia chegou novamente, mas voltou a não conseguir converter a superioridade em gols. Al-Faraj cruzou para Al-Moghawi, que testou e obrigou mais uma boa intervenção de El-Hadary. Depois, o Egito voltou a criar oportunidades, mas parou no mau posicionamento de seus atacantes e na má pontaria.

Gol da Arábia no último lance

Quando alguns já deixavam o estádio de Volgogrado, a Arábia Saudita marcou o gol que deu o primeiro triunfo da seleção na Copa do Mundo. Al-Dawsari aproveitou a confusão na área e bateu cruzado, de primeira, para fazer 2 a 1.

FICHA TÉCNICA
ARÁBIA SAUDITA 2 X 1 EGITO

Local: Volgograd Arena, em Volgogradskaya (Rússia)
Data: 25 de junho de 2018 (Segunda-feira)
Horário: 11h (de Brasília)
Árbitro: Wilmar Roldan (COL)
Assistentes: Alexander Guzman (COL) e Cristian de la Cruz (COL)

GOLS:
Arábia Saudita: Al-Faraj, aos 50 minutos do 1T, e Al-Dawsari, aos 48 minutos 2T
Egito: Mohamed Salah, aos 21 minutos 1T

Cartão amarelo:
Egito: Ali Gabr, Fathi

ARÁBIA SAUDITA: Yasser Almosailem; Al-Burayk, Osama Howsawi, Motaz Hawsawi e Yasser Al-Shahrani; Abdullah Otayf, Salman Alfaraj, Hussain Almoqahwi; Hatan Bahbri (Muhannad Asiri), Salem Aldawsari e Fahad Almuwallad (Al-Shehri)
Técnico: Juan Antonio Pizzi

EGITO: Essam El-Hadary; Ahmed Fathi, Ali Gabr, Ahmed Hegazi e Mohamed AbdelShafy; Tarek Hamed, Mohamed Elneny; Mahmoud Trezeguet (Kahraba), Abdallah Said (Amr Warda) e Mohamed Salah, Marwan Mohsen (Ramadan Sobhy)
Técnico: Héctor Cúper

Conteúdo Patrocinado