Conheça o Sampaio Corrêa, adversário do Palmeiras e atual campeão da Copa do Nordeste - Gazeta Esportiva
Conheça o Sampaio Corrêa, adversário do Palmeiras e atual campeão da Copa do Nordeste

Conheça o Sampaio Corrêa, adversário do Palmeiras e atual campeão da Copa do Nordeste

Gazeta Esportiva

Por Redação

22/05/2019 às 09:00

São Paulo, SP

Time maranhense derrotou o Bahia na decisão da Copa do Nordeste de 2018 (Foto: Divulgação/Sampaio Corrêa)


O Palmeiras enfrentará o Sampaio Corrêa nas oitavas de final da Copa do Brasil. O primeiro confronto entre os dois times será nesta quarta-feira, às 19h15, no estádio Castelão, em São Luiz. Será o primeiro jogo das duas equipes na competição nacional, já que o Verdão garantiu sua vaga nessa fase por estar na Libertadores, enquanto os maranhenses não precisaram disputar as rodadas prévias por terem conquistado a Copa do Nordeste no ano passado.

O título regional vencido em 2018, inclusive, foi uma das maiores conquistas da história do clube, que tem 96 anos. A Bolívia Querida, como é conhecido localmente, levou a melhor sobre o Bahia na grande decisão da Copa do Nordeste. O clube derrotou os baianos na primeira partida por 1 a 0 jogando em casa e, no segundo embate, o placar não saiu de um empate sem gols.




O Sampaio Corrêa é o maior vencedor do campeonato maranhense, com 33 títulos somados. Neste ano, porém, o título não veio, já que a equipe foi eliminada na semifinal pelo Imperatriz. Além disso, o adversário do Palmeiras também não passou da fase de grupos da Copa do Nordeste e, além da Copa do Brasil, só terá a Série C do Campeonato Brasileiro para disputar no ano. Até o momento, o time tem oito pontos somados em quatro partidas disputadas, ocupando a segunda colocação do grupo A da terceira divisão.

A primeira vez que Palmeiras e Sampaio Corrêa se enfrentaram foi pelo Campeonato Brasileiro de 1978. Desde então, são sete partidas entre os dois clubes, com cinco vitórias para o Verdão, um empate e uma derrota. Paulistas e maranhenses já foram adversários em três edições da Copa do Brasil: 1992, 2014 e 2015. Nas três ocasiões, o Verdão classificou-se para a próxima fase.

Julinho Camargo comanda o Sampaio desde fevereiro deste ano (Foto: Elias Auê/Sampaio Corrêa)


O atual treinador do time maranhense é Julinho Camargo, que aos 48 anos já passou por equipes como Grêmio, Goiás e Juventude. O técnico foi anunciado em fevereiro deste ano, assumindo o lugar que antes era ocupado por Flávio Araújo. O antecessor foi demitido depois de perder o clássico estadual para o Moto Clube por 1 a 0. Desde que tornou-se o comandante da Bolívia Querida, Julinho soma quatro vitórias, quatro empates e seis derrotas à frente do clube.

Um dos principais destaques técnicos do Sampaio é o meia Cleitinho, que já acumula a experiência de ter enfrentado o Palmeiras nos anos de 2014 e 2015, também pela Copa do Brasil. Aos 29 anos, o jogador é um dos principais responsáveis pela armação do time no campo de ataque. Outro jogador que merece maior atenção no clube maranhense é o centroavante Ulisses, que já possui 35 anos e costuma ser o jogador mais acionado no momento ofensivo da Bolívia Querida.

Conteúdo Patrocinado