O choque de volta entre botafoguenses e baianos, em Salvador (BA), será na quarta-feira da próxima semana. Antes, porém, as duas equipes jogam no fim de semana pelo Campeonato Brasileiro. O Botafogo visita o Atlético-GO no sábado e o Bahia pega o Fluminense no domingo, no Maracanã.
O jogo
O Botafogo começou o duelo pressionando o Bahia em busca de abrir o placar no início do jogo. A estratégia deu certo, o Bahia recuou e o Alvinegro levou apenas sete minutos para fazer o primeiro gol. A jogada começou pelo lado direito com o lateral Damián Suárez cruzando pelo alto na área. Igor Jesus cabeceou e Marcos Felipe defendeu. O goleiro do Bahia, entretanto, não segurou e Carlos Alberto aproveitou o rebote para mandar para o fundo da rede.
Com a desvantagem no placar, o Tricolor baiano acordou e quase chegou ao empate aos 11 em bela troca de passes entre Everton Ribeiro e Arias, que cruzou rasteiro para trás e Jean Lucas finalizou rente ao poste. O Bahia passou a controlar o meio de campo e ter mais posse de bola, mas o Botafogo seguia levando perigo buscando o jogo vertical em escapadas em velocidade.
Apesar do bom volume de jogo, faltou ao Bahia capacidade de penetração na área Alvinegra. A equipe carioca se defendia bem e mantinha os baianos rondando e limitados à finalizações de longa distância.
O Bahia insistiu e finalmente chegou ao empate aos 45 minutos numa boa trama que aproveitou o espaço que a defesa do Botafogo permitiu. Após vários passes laterais na frente da área alvinegra, Caio Alexandre enfiou para Arias direita e o colombiano cruzou na medida para o pequeno Cauly, que penetrou sem marcação, completar de cabeça.
Fim de jogo: Botafogo 1 x 1 Bahia. Equipes voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira, na Arena Fonte Nova. #VamosBOTAFOGO
📸 Vítor Silva/ BFR pic.twitter.com/cUz8lntsDY
— Botafogo F.R. (@Botafogo) July 31, 2024
Pressionado por jogar em casa e buscando a vantagem para o jogo da volta, o Botafogo voltou mais aguerrido para a segunda etapa. Mas o Bahia se manteve bem postado em campo. O duelo foi equilibrado e mais cadenciado nos 45 minutos finais, com as duas equipes buscando o gol e criando boas oportunidades.
Com o empate considerado um bom resultado para levar de volta para Salvador, o Bahia diminuiu a produção ofensiva, especialmente após as saídas de Everton Ribeiro e Cauly, aos 31 minutos. No
Botafogo, o técnico Artur Jorge também fez alterações na equipe, mas as mudanças não surtiram efeito desejado.
A partir dos 35 minutos, o Botafogo passou a pressionar mais o Bahia em seu campo em busca do gol da vitória. Mas as iniciativas alvinegras não conseguiram furar o bloqueio do Bahia e frustraram o torcedor botafoguense.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 1 X 1 BAHIA
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 30 de julho de 2024 (Terça-feira)
Horário: 21h30(de Brasília)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (Fifa-SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa-SP) e Evandro de Melo Lima (SP)
VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (Fifa-RN)
Cartões amarelos: Everaldo (Bahia)
Gols
BOTAFOGO: Carlos Alberto, aos 7 min do 1º tempo
BAHIA: Cauly, aos 45 min do 1º tempo
BOTAFOGO: Jhon, Damián Suárez, Alexander Barboza, Bastos e Cuiabano; Gregore (Allan), Marlon Freitas (Tchê Tchê), Jefferson Savarino (Tiquinho) e Luiz Henrique; Carlos Alberto (Kauê) e Igor Jesus
Técnico: Artur Jorge
BAHIA: Marcos Felipe, Santiago Arias, Gabriel Xavier, Victor Cuesta e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro (Carlos de Pena) e Cauly (Rafael Ratão); Thaciano (Iago) e Biel (Everaldo)
Técnico: Rogério Ceni