Futebol Internacional/Liga dos Campeões

Inglaterra não tinha dois semifinalistas de Champions desde 2009

São Paulo , SP
18/04/2019 08:00:47

Em: Futebol, Futebol Inglês, Futebol Internacional, Inglaterra, Liga dos Campeões, Liverpool, Tottenham
Tottenham e Liverpool se classificaram para as semifinais da Liga dos Campeões (Fotos: AFP)

A classificação do Liverpool para as semifinais da Liga dos Campeões nesta quarta-feira garantiu resultado importante para o futebol inglês. Pela primeira vez em dez temporadas, a Inglaterra terá dois representantes do país disputando vaga na final da competição, com o Liverpool, algoz do Porto, se juntando ao Tottenham, que venceu o compatriota Manchester City.

A última vez que o futebol inglês teve mais de um semifinalista de Liga dos Campeões foi na temporada 2008-09, quando a teve três representantes entre os quatro melhores times da Europa. Na ocasião, Chelsea, Manchester United e Arsenal eram três das quatro equipes vivas na competição. Porém o campeão foi justamente o espanhol Barcelona.

Nas semifinais de 2008-09, o Manchester United defendia o título e eliminou o Arsenal com duas vitórias: 1 a 0 em Manchester e 3 a 1 em Londres. Do outro lado da chave, o Chelsea acabou eliminado pelo Barcelona com dois empates: 0 a 0 na Espanha, 1 a 1 na Inglaterra. Pelo gol marcado como visitante, o clube catalão foi à final e venceu o Manchester United por 2 a 0 em Roma, com gols de Messi e Eto’o.

Desde então, a Inglaterra teve somente um campeão europeu. Na temporada 2011-12, o Chelsea foi a salvação de uma temporada ruim para os ingleses na Liga dos Campeões. Com Manchester City e Manchester United eliminados na fase de grupos e Arsenal caindo nas oitavas de final, o Chelsea superou o Bayern de Munique para conquistar seu único título da competição na história.

A atual edição da Liga dos Campeões poderia ter três clubes ingleses nas semifinais, porém o Manchester United acabou eliminado pelo Barcelona com duas derrotas. A Inglaterra teria ao menos um semifinalista, já que o sorteio definiu confronto entre Tottenham e Manchester City nas quartas de final.