Há 15 anos, Porto de Mourinho derrotava Monaco na final da Liga dos Campeões - Gazeta Esportiva
Há 15 anos, Porto de Mourinho derrotava Monaco na final da Liga dos Campeões

Há 15 anos, Porto de Mourinho derrotava Monaco na final da Liga dos Campeões

Gazeta Esportiva

Por Redação

26/05/2019 às 10:03

São Paulo, SP

Porto venceu Monaco por 3 a 0 em final disputada no estádio do Schalke, na Alemanha (Foto: Porto/Divulgação)


No próximo sábado, às 16h, Tottenham e Liverpool disputam a grande final da Liga dos Campeões da temporada de 2018/19. Em 26 de maio de 2004, Porto e Monaco se enfrentaram na decisão do torneio continental e, na ocasião, o time português, que à época era treinado por Jose Mourinho, ficou marcado na história por derrotar os franceses por 3 a 0.

Mesmo sendo um clube de muita tradição em Portugal, dominando o cenário futebolístico do país ao lado do Benfica, o Porto até aquele momento só havia conquistado a Liga dos Campeões uma vez, na temporada de 1986/87. Duas décadas depois, o time voltava a ter uma equipe forte e comandada por um treinador que era uma revelação naquele momento.




Conhecido nos dias de hoje por montar equipes defensivas, naquela temporada Mourinho armou um Porto que atuava de maneira propositiva e que jogava um futebol vistoso. O time tinha bons nomes de uma nova geração portuguesa, como o zagueiro Ricardo Carvalho e os meias Deco e Maniche. Além disso, dois brasileiros era titulares na equipe: o meia-atacante Carlos Alberto e o atacante Derlei.



Depois de eliminar o Manchester United nas oitavas, o Lyon nas quartas e o La Coruña na semifinal, o Porto chegou à final para enfrentar um Monaco que tinha despachado Lokomotiv Moskou, Real Madrid e Chelsea. O treinador do time do principado era Didier Deschamps, campeão da Copa do Mundo de 2018 pela França.

O jogo da final foi controlado inteiramente pelo Porto, que não tomou conhecimento do adversário. Carlos Alberto abriu o placar com um belo chute no ângulo, Deco ampliou ao deslocar o goleiro com um chute da entrada da área e Alenichev fuzilou para sacramentar o placar. Naquele ano, os portugueses ainda conquistaram o Mundial Interclubes depois de derrotarem o Once Caldas, da Colômbia, nas penalidades após um empate em 0 a 0 no tempo normal.

Conteúdo Patrocinado