Bayern de Munique x PSG, a guerra dos mundos na final da Champions - Gazeta Esportiva
Bayern de Munique x PSG, a guerra dos mundos na final da Champions

Bayern de Munique x PSG, a guerra dos mundos na final da Champions

Gazeta Esportiva

Por AFP

23/08/2020 às 05:30

São Paulo, SP

Há muito tempo que o Bayern de Munique, de Robert Lewandowski, espera por este momento, assim como o PSG e Neymar: a final da Champions League, no domingo, em Lisboa (às 16h00 pelo horário de Brasília), oferece um duelo planetário entre dois candidatos impacientes, com talento e com poucas coisas em comum.

Enquanto o Paris Saint-Germain celebrava a semifinal inundando as redes sociais com sua alegria, o clube bávaro foi direto para a o local onde está concentrado, longe da multidão, após a classificação.

"Ficamos muito felizes, mas estamos preparando a verdadeira comemoração para a final, se a vencermos", declarou o atacante da equipe de Munique, Kinsgley Coman.

(Foto: Reprodução/Twitter)


Entre o PSG, nova potência do futebol que vive uma experiência inédita em seus 50 anos de história, e o Bayern, o clube com postura aristocrática, que se concentra até conseguir o que deseja, há uma guerra de mundos que deu origem ao 'Final 8'.

Do modelo econômico à imagem pública, passando pelo histórico ou pelo gerenciamento da pandemia do coronavírus, os clubes de Paris e de Munique estão em lados opostos em quase todas os assuntos.

O funcionamento do Bayern, que é um exemplo de clube administrado "à moda antiga" sem gastar mais do que ganha, esbarra com o do PSG, que tem se beneficiado do enorme investimento de seu proprietário catari (que chegou em 2011) flertando com os limites do "fair play" financeiro.

Mas dentro de campo será simplesmente uma partida dos sonhos. "Há sempre muitos gols com estas grandes equipes. Os telespectadores gostam disso", reconheceu o goleiro bávaro Manuel Neuer.

Bayern mais forte que em 2013?

De um lado o Rekordmeister, vencedor de suas últimas 21 partidas e que busca a tríplice coroa depois de ter conquistado a Bundesliga e a Copa da Alemanha neste verão europeu. Sua histórica goleada sobre o Barcelona (8-2) nas quartas de final fez dele o grande favorito ao título.

Do outro, o PSG que cresceu na reta final da Champions apesar das lesões e de sua falta de ritmo devido ao encerramento antecipado da liga francesa em março. A dupla formada por Kylian Mbappé e Neymar possibilita ao time derrotar qualquer adversário.

No papel, a temporada 2019-2020 encontra um final apoteótico, depois de vários meses de muitas incertezas. O time alemão é o favorito nas casas de apostas.

O Bayern vai atrás de seu sexto título de Champions League (Foto: Miguel A. Lopes / POOL / AFP)


"Temos jogadores melhores em todos os níveis do que naquela época", disse Neuer, comparando o time atual com o de 2013, ano do último título europeu dos bávaros.

Os números impressionantes do Bayern, que nesta Champions marcou mais de quatro gols por jogo, fazem dele uma máquina de vencer. O polonês Robert Lewandowski, artilheiro da competição (com 15 gols), está fazendo uma temporada (55 gols no total) que o colocaria entre os favoritos à Bola de Ouro, se a pandemia não tivesse forçado o cancelamento da cerimônia de premiação em 2020.

O time comandado por Hansi Flick eliminou o Lyon nas semifinais (3-0), embora as chances que o time francês criou no início do jogo tenham mostrado falhas no esquema tático do campeão alemão, principalmente o posicionamento muito adiantado de uma equipe muito ofensiva.




Atenções em Neymar

Neymar e Mbappé podem causar muitos estragos nesses espaços. "É claramente o nosso ponto forte", admitiu o treinador do PSG, Thomas Tuchel, elogiando as habilidades do brasileiro nos dribles e na velocidade do jovem francês, que se complementam.

Em uma fase espetacular neste verão europeu, o astro da seleção brasileira tem a oportunidade de justificar os 222 milhões de euros desembolsados para sua contratação pelo Barça em 2017.

Neymar e Mbappé são os principais nomes do time do PSG (Foto: David Ramos / POOL / AFP)


Como mostra esta operação, os proprietários do PSG não pouparam gastos para conquistar o principal torneio de clubes europeu. Esta primeira final da Champions de sua história já afastou o espectro da 'maldição' europeia que os torcedores temiam.

O goleiro costarriquenho Keylor Navas, ausente das semifinais devido a uma lesão na coxa, continua sendo uma dúvida e tem 50% de chances de jogar, disse seu técnico, Thomas Tuchel, neste sábado. Por outro lado ele garantiu que Marco Verratti, também com problemas físicos nos últimos dias, está "disponível" para a final.

"Restam 90 minutos, os mais importantes da nossa carreira futebolística e da história do clube", disse Verratti, ciente de que um título elevará o PSG a outro nível.


Conteúdo Patrocinado