Botafogo bate Boavista nos últimos minutos e termina com a melhor campanha do primeiro turno
Por Gazeta Press
06/03/2016 às 18:21 • Atualizado: 06/03/2016 às 18:22
Rio de Janeiro, RJ
Com um gol do meia Fernandes, aos 44 minutos do segundo tempo, o Botafogo derrotou o Boavista por 1 a 0, em jogo disputado na tarde deste domingo, em São Januário, pela última rodada da fase de classificação do Campeonato Carioca. O resultado fez a equipe alvinegra alcançar os 22 pontos ganhos e garantir o primeiro lugar no Grupo B. O Botafogo, ainda invicto, se tornou o clube de melhor campanha no primeiro turno. Já o Boavista perdeu a invencibilidade, mas segue classificado. O time de Bacaxá é o segundo colocado do Grupo A com 15 pontos ganhos.
Com os dois times já estavam garantidos, a partida foi monótona. Mesmo assim, o Botafogo foi melhor e chegou a desperdiçar um pênalti, quando o goleiro Vinicius defendeu a cobrança de Salgueiro. Um pouco mais ambicioso do que o adversário, o time dirigido por Ricardo Gomes acabou conseguindo mais um resultado positivo.
O jogo - O jogo começou em ritmo muito lento com os dois times mais preocupados em trocar passes laterais do que em tentar chegar ao gol do adversário. O meia uruguaio Juan Salgueiro comandava as ações na equipe alvinegra, dando sempre opção para os companheiros do meio-campo.
O primeiro momento de emoção aconteceu aos 11 minutos quando o meia Fernandes arriscou, da entrada da área, e o goleiro Vinicius espalmou para escanteio. Na cobrança executada por Salgueiro, a bola caiu na cabeça de Ribamar que inteiramente livre, mandou para fora, desperdiçando uma boa chance.
O Alvinegro dominava completamente e aos 15 minutos, Gervazio Nuñez fez bom lançamento para Ribamar, mas o goleiro Vinicius chegou primeiro e ficou com a bola. Só aos 22 minutos é que o Boavista apareceu na área alvinegra em conclusão de Leandro Rocha, que foi facilmente defendida por Jefferson.
O Botafogo continuava melhor em campo e Fernandes novamente exigiu boa defesa de Vincius em chute rasteiro. Aos 31 minutos, foi a vez de Ribamar ser lançado na corrida e chutar forte, mas o zagueiro Victor entrou no caminho da bola e desviou para escanteio.
Nos últimos minutos da etapa inicial, o Boavista tentou ensaiar uma pressão, facilmente contida pela defesa alvinegra. Aos 44 minutos, Gervazio Nuñes chutou forte e Vinicius defendeu com segurança.
O Botafogo voltou agressivo para o segundo tempo e quase marcou no primeiro minuto. Salgueiro tabelou com Neilton e cruzou para Ribamar na pequena área, mas a zaga desviou para escanteio.
Aos sete minutos, Ribamar foi derrubado na área e o árbitro marcou pênalti. Encarregado da cobrança, o uruguaio Salgueiro bateu no canto direito e o goleiro Vinicius fez grande defesa.
Depois do pênalti perdido, o Alvinegro de General Severiano reduziu seu ritmo, o que tornou o jogo muito monótono, uma vez que o Boavista não mostrava grande ambição ofensiva.
O técnico Ricardo Gomes tentou dar mais força ao seu time, trocando Nuñez e Neilton por Leandrinho e Luis Henrique.
O Boavista criou um bom momento aos 26 minutos quando Leandrão apareceu na área, mas o zagueiro Emerson Silva evitou a conclusão do atacante. O time dirigido por Ricardo Gomes apareceu bem aos 36 minutos quando o lateral-esquerdo Jean mandou a bomba e Vinicius fez grande defesa.
Quando tudo indicava que a partida terminaria empatada, o Botafogo marcou o gol da vitória, aos 44 minutos. O meia se aproveitou do rebote do goleiro Vinicius após chute de Luis Henrique para colocar a bola nas redes e garantir a vitória da sua equipe.
FICHA TÉCNICA
BOAVISTA 0 X 1 BOTAFOGO
Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 6 de março de 2016 (Domingo)
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Lenilton Rodrigues Gomes Junior (RJ)
Assistentes: Ivan Silva Araújo (RJ) e Márcio Moreira de Queiróz (RJ)
Cartão Amarelo: Leandrão, Romarinho(BV); Renan Fonseca(Bota)
Gol: BOTAFOGO: Fernandes,aos 44 minutos do segundo tempo
BOAVISTA: Vinícius, Léo Cunha, Victor, Anderson Luiz(Cristiano) e Leandro Rocha(Caio) William Maranhão,Thiago Silva, Luan(Paulo Ricardo) e Romarinho: Matheus Paraná e Leandrão
Técnico: Rodrigo Beckham
BOTAFOGO: Jéfferson, Diego, Emerson Silva, Renan Fonseca e Jean; Diérson, Fernandes, Gervasio Núñez(Leandrinho) e Juan Salgueiro(Lizio); Neilton(Luis Henrique) e Ribamar
Técnico: Ricardo Gomes