Thuram se ajoelha em campo em protesto contra morte de George Floyd - Gazeta Esportiva
Thuram se ajoelha em campo em protesto contra morte de George Floyd

Thuram se ajoelha em campo em protesto contra morte de George Floyd

Gazeta Esportiva

Por AFP

31/05/2020 às 15:10

São Paulo, SP

O atacante francês Marcus Thuram, do Borussia Monchengladbach, não só contribuiu com dois gols na vitória de sua equipe sobre o Union Berlin por 4 a 1, neste domingo, como também protestou contra a morte do cidadão negro americano George Floyd, vítima da truculência da polícia de Mineápolis durante a semana, se ajoelhando no gramado após balançar as redes.

Logo após a partida, o clube alemão publicou no Twitter a foto do atacante de 22 anos com a legenda em inglês: "No explanation needed" ("Não precisa de explicação").

Thuram se ajoelha como forma de protesto pela morte de George Floyd (Foto: Divlgação/Borussia Monchengladbach)


O gesto foi popularizado pelo jogador de futebol americano Colin Kaepernick em 2016 para denunciar a violência policial nos Estados Unidos, especialmente contra a comunidade afrodescendente, e em apoio ao movimento "Black Lives Matter", que voltou a se mobilizar após a morte de Floyd, de 46 anos, na última segunda-feira.

As imagens de Floyd sendo sufocado até a morte por um policial ao ser detido provocaram manifestações violentas em diversas cidades dos Estados Unidos.

Marcus Thuram é filho do ex-jogador Lilian Thuram, campeão do mundo pela França em 1998 e que se tornou um porta-voz dos movimentos contra o racismo.

No sábado, o jovem meia americano Weston McKennie, do Schalke 04, usou em campo uma braçadeira com a mensagem "Justice for George" ("Justiça por George"). "Poder usar esta visibilidade para chamar a atenção sobre um problema que já dura muito tempo é ótimo. Defendemos o que acreditamos e acho que é hora de nos escutarem", tuitou o jogador.

Conteúdo Patrocinado