Santos visita embalado Botafogo para voltar ao G4 - Gazeta Esportiva
Santos visita embalado Botafogo para voltar ao G4

Santos visita embalado Botafogo para voltar ao G4

Gazeta Esportiva

Por Do correspondente Vitor Anjos com Gazeta Press

14/09/2016 às 08:48

Rio de Janeiro, RJ

(Foto: Ivan Storti/Santos FC)
Após vitória no clássico, Peixe tenta retornar à zona de classificação à Libertadores (Foto: Ivan Storti/Santos FC)


No dia 5 de junho, Santos e Botafogo duelaram no Pacaembu, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. Com extrema facilidade, o Peixe venceu por 3 a 0 e começou a subir na tabela. Enquanto isso, o Fogão caiu para a lanterna da competição. Na época, a diferença entre as duas equipes era de apenas três pontos, pois o torneio ainda estava no início. Um turno depois, os alvinegros voltam a se enfrentar, nesta quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), no estádio Luso-Brasileiro, e para a surpresa de todos, com apenas quatro pontos de distância entre eles.

Após passar boa parte da competição lutando contra o rebaixamento, o Botafogo disparou. Com 12 pontos conquistados nos últimos cinco jogos, a equipe carioca lidera o segundo turno, chegando ao oitavo lugar e fugindo da zona da degola.

O Santos, por sua vez, tinha tudo para se manter na parte de cima da tabela. Porém, após alcançar a liderança na 18ª rodada, a equipe caiu de produção. Com quatro derrotas para times do Z4 (América-MG, Coritiba, Figueirense e Internacional, respectivamente), os santistas não só deixaram a ponta, como também saíram da zona de classificação para a Libertadores.

Mas após a vitória no clássico contra o Corinthians, no último domingo, os santistas retomaram a confiança e já miram novamente o topo da competição. "O resultado nos dá confiança, mas nem estamos no G4 ainda. Queremos o título também. É difícil, mas não é impossível. Vamos passo a passo. Se formos campeões, temos o título e a Libertadores", afirmou o meia Vitor Bueno.

Depois de vencer o Timão, o Peixe vê uma possível vitória contra o Botafogo, fora de casa, como ideal para que a equipe volte ao G-4. O Alvinegro Praiano está em quinto lugar, com 39 pontos, um a menos do que o rival paulista, que tem 40.

No último treino antes de encarar o Fogão, o técnico Dorival Júnior não esboçou a equipe titular. Apesar do mistério, o comandante tem apenas uma dúvida. Com a ausência de Jonathan Copete, suspenso após levar o terceiro cartão amarelo no clássico, Jean Mota e Walterson disputam a vaga deixada pelo colombiano. O meia, que foi titular contra o Corinthians, é o mais cotado para assumir a titularidade. Autor da assistência para o gol de Renato, no último domingo, Jean pode povoar o meio de campo e dar mais posse de bola do Peixe.

Caso Dorival não queira mudar o esquema de jogo, o escolhido pode ser o jovem Walterson. O atacante de 21 anos costuma atuar pelo lado esquerdo do ataque, com características parecidas às de Copete. O argentino Emiliano Vecchio corre por fora pela vaga, mas deve ficar no banco de reservas nesta quarta-feira.

Além do colombiano, o Peixe ganhou um desfalque de última hora. O zagueiro Luiz Felipe sentiu um incômodo na panturrilha direita e não foi nem relacionado para o duelo. Para a vaga do defensor, o técnico Dorival Júnior deve promover a entrada de David Braz, formando a dupla de zaga com Gustavo Henrique.

Apesar das duas ausências, o Santos terá o retorno de três titulares contra o Fogão. Victor Ferraz, Lucas Lima e Ricardo Oliveira, que cumpriram suspensão no clássico diante do Corinthians, no último domingo, retornam à equipe nesta quarta, no Rio de Janeiro.

Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo.

Em boa fase, Botafogo do meia Camilo lidera o segundo turno do Brasileirão (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)

No Botafogo, o momento é só de alegria. As três vitórias seguidas da equipe carioca no Brasileiro fizeram com que o Fogão abrisse oito pontos da zona de rebaixamento. O Glorioso também é o líder do returno no Brasileirão, com quatro triunfos em cinco partidas. Mas, mesmo com esse cenário favorável, o meia Dudu Cearense prefere pensar passo a passo.

"O time encaixou, jogadores chegando, alguns se adaptaram. Hoje sabemos o que queremos a cada jogo. O time está bem consciente. Temos que manter os pés no chão e pensar jogo a jogo. Não penso nem em Z-4 nem em G-4. Penso no jogo contra o Santos. Sempre no próximo jogo”, afirmou.

Apesar de manter o discurso contra o rebaixamento, o Botafogo está mais próximo do G4 (cinco ponto atrás do Corinthians, quarto colocado) do que do Z4 (oito pontos do Figueirense, 17º). Caso vença o Santos, os cariocas encostam no próprio rival, que está em quinto.

E para o duelo contra o Peixe, o Glorioso terá uma mudança no ataque. Sem o artilheiro Sassá, que segue com dores na coxa direita, Canales ganhou a vaga como titular e irá jogar ao lado de Neilton.

Na atividade física e técnica desta terça-feira, o técnico Jair Ventura preferiu manter o mistério sobre a equipe que enfrenta o Santos. A grande dúvida é sobre o substituto do suspenso Carli. Se optar por manter Emerson na lateral, Renan Fonseca volta ao time. Outra opção será escalar Diego, com Emerson formando dupla de zaga com Emerson Silva.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X SANTOS

Local: Arena Botafogo, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 14 de setembro de 2016, quarta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Paulo H Schleich Vollkopf (MS)
Assistentes: Cicero Alessandro de Souza (MG) e Marcos dos Santos Brito (MS)

BOTAFOGO: Sidão; Emerson (Diego), Renan Fonseca (Emerson), Emerson Silva e Victor Luis; Bruno Silva, Dudu Cearense, Diogo Barbosa e Camilo; Neilton e Canales
Técnico: Jair Ventura

SANTOS: Vanderlei; Victor Ferraz, Gustavo Henrique, David Braz e Zeca; Renato, Thiago Maia, Lucas Lima e Vitor Bueno; Jean Mota (Walterson ou Vecchio) e Ricardo Oliveira
Técnico: Dorival Jr.



Histórico do confronto no Campeonato Brasileiro
(Unificado de 1959 a 2016)



x




JOGOS (57)



19 vitórias

18 empates

20 vitórias



GOLS (140)



61 gols


79 gols


Uma vitória marcante de cada time


Botafogo 2 x 1 Santos
14 de dezembro de 1995
Campeonato Brasileiro (1º jogo da final)
Local: Maracanã (Rio de Janeiro - RJ)
Árbitro: Sidrack Marinho dos Santos
Renda: R$ 698.805,00
Público: 53.668
Botafogo: Wagner; Wilson Goiano, Wilson Gottardo, Gonçalves e André Silva (Iranildo); Leandro Ávila, Jamir, Beto e Sérgio Manoel; Donizete (Moisés) e Túlio. Técnico: Paulo Autuori.
Santos: Edinho; Vágner, Narciso, Marquinhos Capixaba e Marcos Paulo; Gallo, Marcelo Passos, Carlinhos e Giovanni; Jamelli (Macedo) e Robert (Camanducaia). Técnico: Cabralzinho.
Gols: Wilson Gottardo aos 18’, Giovanni aos 39’ e Túlio 44’ do 1° tempo.
Cartões Amarelos: Jamir e Wilson Gottardo (Botafogo); Gallo (Santos).

Botafogo 0 x 2 Santos
10 de outubro de 2012
Campeonato Brasileiro (pontos corridos)
Local: Engenhão (Rio de Janeiro - RJ)
Árbitro: Wagner Reway (MT)
Renda: não divulgado
Público: 4.434
Botafogo: Renan; Lucas, Dória, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Gabriel, Jadson, Fellype Gabriel (Vitor Júnior), Andrezinho e Seedorf; Elkeson (Rafael Marques)
Técnico: Oswaldo de Oliveira.
Santos: Rafael; Éwerthon Páscoa, Bruno Rodrigo, Durval e Gérson Magrão; Adriano, Arouca, Felipe Anderson e Bernardo (Henrique); Miralles (Patito Rodríguez) e André (Bill)
Técnico: Muricy Ramalho.
Gols: André, aos 8’, e Miralles, aos 11’ do 2º tempo.
Cartões amarelos: Miralles, André e Patito Rodríguez (Santos)


 


 

Conteúdo Patrocinado