Rodada do Brasileirão terá campanha contra preconceito: “Com racismo não tem jogo” - Gazeta Esportiva
Rodada do Brasileirão terá campanha contra preconceito: “Com racismo não tem jogo”

Rodada do Brasileirão terá campanha contra preconceito: “Com racismo não tem jogo”

Gazeta Esportiva

Por Redação

25/05/2023 às 22:07

São Paulo, SP

A oitava rodada do Campeonato Brasileiro, a ser disputada neste fim de semana, será marcada por uma campanha de combate ao preconceito promovida pela CBF. Com o mote “com racismo não tem jogo”, o movimento contará com participação dos árbitros e atletas envolvidos nas 10 partidas pelo torneio nacional.

A frase será estampada nos estádios, em camisas que serão usadas pelos jogadores, nas faixas dos capitães das equipes, nas moedas dos árbitros e também nas bolas das partidas. O registro constará ainda nas placas de publicidade espalhadas ao redor do campo.

"Essa é a mensagem potente que queremos passar para toda a sociedade. Com racismo, não tem jogo. Contamos com o apoio de cada torcedor. Racismo é um crime brutal e deve ser banido dos estádios. Basta de preconceito", disse Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, primeiro negro e nordestino a comandar a entidade.



Uma das ações prevê manifestação dos atletas assim que o árbitro autorizar o início de cada partida pela oitava rodada do Brasileirão. Em sinal de apoio ao movimento, os jogadores sentarão no gramado durante 30 segundos, de acordo com informação publicada pela CBF.

A entidade publicará em suas redes sociais um vídeo com a posição de artistas e atletas contra o racismo - as imagens serão exibidas também nos telões dos estádios. Gilberto Gil, Chico Buarque, Thiaguinho, Carolina Dieckmann e Regina Casé estão entre os depoentes.

A iniciativa partiu após os recentes casos de racismo envolvendo jogadores brasileiros dentro e fora do país, como os ataques sofridos por Vinícius Júnior, do Real Madrid. Desde fevereiro, o Regulamento Geral de Competições da CBF prevê a possibilidade de punir esportivamente um clube em caso de racismo.

 

Conteúdo Patrocinado