Preparador elogia organização do Corinthians: "O time corre certo" - Gazeta Esportiva
Preparador elogia organização do Corinthians: "O time corre certo"

Preparador elogia organização do Corinthians: "O time corre certo"

Gazeta Esportiva

Por Redação

10/07/2017 às 06:17

São Paulo, SP

Walmir Cruz é o responsável pela preparação física do Corinthians (Foto: Reprodução/TV Gazeta)


O preparador físico do Corinthians, Walmir Cruz, não fez questão de exaltar sua capacidade ao analisar o bom desempenho do Alvinegro dentro de campo nesta edição do Campeonato Brasileiro. Para o profissional, o mérito do bom preparo demonstrado em campo passa muito pela boa distribuição tática do técnico Fábio Carille.

"O Corinthians não corre mais do que os outros, é um time mais organizado. Se você observar bem as linhas defensivas e ofensiva, elas estão muito próximas. Então, o atleta sabendo o que vai acontecer, ele não precisa se desdobrar fisicamente. No linguajar do futebol, ele corre certo", explicou Walmir, convidado do programa Mesa Redonda, da TV Gazeta, no último domingo.

"Quando você está atrás, precisa do resultado, você acaba correndo errado. Uma tendência desse time é ser organizado, saber sofrer e utilizar o contra-ataque na hora certa. A gente treina muito o perde, recupera. Estamos atacando, se perder a bola, já dá o combate para o time adversário se desvencilhar da bola e a gente recuperar", continuou, apontando ainda a confiança como fundamental no estado dos atletas.

"O psicológico é fundamental, completamos sete semanas sem lesão muscular. Isso é um dado importante, mesmo com a sequência de jogos", avaliou. Procurando ser bastante didático na sua explicação, Walmir ainda disse o que costuma fazer para que não haja, no momento, nem um atleta no departamento médico.

"Temos semanalmente um trabalho de força, outro de potência, individualizado para cada atleta. Essa base que a gente conseguiu fazer, a parte física, ajuda muito o trabalho de campo. Consequentemente, o trabalho de campo que é feito em campo reduzido é posicional, sempre trabalhamos 8 contra 8 posicionados, mantém um padrão. Atleta sempre sabe o que vai fazer", informou.

Para o preparador, é difícil negar a importância do embate desta quarta-feira, contra o Palmeiras, no Palestra Itália, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mesmo tratando-se de mais um jogo em meio às 26 rodadas restantes do Brasileiro. ele vê na tradição do Derby algo acima do normal.

"Por ser um clássico, lógico que é diferente, mas a gente sempre prega o respeito. São três pontos, é claro, mas o respeito é muito maior quando é uma equipe de tradição, esse Derby", disse Walmir, adotando o mesmo discurso do elenco para tratar dos 26 jogos de invencibilidade construídos na temporada.

"A gente não toca no assunto porque a gente não está preocupado em estar invicto em todas as partidas. O combinado é chegar lá em cima e, faltando dez rodadas, a gente vê o que faz. Um dia, vai chegar uma partida em que o time vai oscilar, não tem jeito. Temos de estar preparados justamente para essa oscilação", avisou, prevendo críticas quando o dia chegar.

"Quando der uma escorregada em um jogo a gente não pode pensar que está tudo errado, vão jogar tudo no time, dizer isso e aquilo, apontar coisas como se fossem erros absurdos. Mas o time tem que continuar normal", concluiu.

Conteúdo Patrocinado