Futebol/Campeonato Alemão

Com alma e coração, Wolfsburg goleia Bayern em dia de tributo a Malanda

GazetaEsportiva.net - Wolfsburg , - Alemanha
30/01/2015 19:22:00

Em: Bayern, Campeonatos, Futebol, Futebol Alemão, Futebol Internacional

O futebol é um esporte conhecido, principalmente no Brasil, pela emoção e vibração que o cerca dentro e fora de campo – especialmente nas arquibancadas. E foi dessa forma, no gramado e sob a cobertura do estádio, jogando com a alma sangrando e o coração na ponta da chuteira, que o Wolfsburg bateu o Bayern de Munique por 4 a 1, tirou a invencibilidade do líder da competição e fez a mais bela das homenagens ao ex-jogador Junior Malanda, belga de apenas 20 anos, titular da equipe, morto em um acidente automobilístico em 10 de janeiro.

Emoção e comoção no gramado e nas arquibancadas

A comoção tomou conta de todo o confronto na Volkswagen Arena, antes, durante e depois dos noventa minutos. Visivelmente emocionados, inclusive com lágrimas nos olhos de De Bruyne, os companheiros de Malanda aplaudiram durante um minuto inteiro a imagem do jogador que apareceu na arquibancada. Um grande mosaico foi preparado pela torcida, que também acompanhou os aplausos (no enterro do atleta, a família fez questão de não homenageá-lo com um minuto de silêncio).

Jogadores de Wolfsburg e Bayern de Munique prestaram homenagem a Malanda, falecido em 10 de janeiro
Jogadores de Wolfsburg e Bayern de Munique prestaram homenagem a Malanda, falecido em 10 de janeiro – Credito: AFP

Dentro de campo, show integral dos Lobos. Os gols foram marcados por Dost (duas vezes) e De Bruyne (também com dois gols) pelo Wolfsburg, enquanto Bernat fez para a equipe bávara. A partida marcou o reinício do Campeonato Alemão após a parada de inverno. Foram 40 dias entre o fim do primeiro turno e o reinício do segundo. A vitória faz o Wolfsburg ‘colar no Bayern, que perdeu a primeira partida na temporada, mas segue líder, agora ‘apenas’ oito pontos atrás do próprio Wolfsburg – vice-líder.

O JOGO

Dost fez dois dos quatro gols do Wolfsburg
Dost fez dois dos quatro gols do Wolfsburg – Credito: AFP
Impulsionados pela emoção que tomou conta da Volkswagen Arena, o Wolfsburg abriu o placar logo aos três minutos de jogo. Após o erro de passe de Thomaz Muller, o brasileiro Luiz Gustavo recuperou a bola e lançou para Arnold iniciar o contra ataque. Em dois toques, a bola chegou nos pés do belga Kevin De Bruyne que apenas ajeitou para Dost, que chutou rasteiro no contra pé de Neuer.

O Bayern respondeu logo na sequência. Em escanteio cobrado por Schweinsteiger, Muller subiu alto e testou, mas a bola desviou no goleiro Benaglio e o brasileiro Naldo afastou o perigo. Dois minutos depois, De Bruyne recebeu mais uma vez no campo de ataque e tentou o cruzamento na área, mas a bola passou na frente de Neuer e saiu pela lateral.

Já na metade do primeiro tempo, após boas oportunidades para ambos os lados, o tempo esquentou. Xabi Alonso empurrou Arnold antes de cobrar uma falta no meio campo e a confusão se generalizou. O brasileiro Luiz Gustavo apontou o dedo na cara de Schweinsteiger, mas nada aconteceu. O árbitro da partida apenas amarelou Alonso e Arnold. Já no fim do primeiro tempo, o Wolfsburg aumentou a vantagem. Após cruzamento de De Bruyne na área, Lewandowski afastou, mas o holandês Dost pegou um belo chute, de primeira, na entrada da área, e a bola entrou caprichosamente no ângulo esquerdo de Neuer, que nada pôde fazer.

De Bruyne foi um dos melhores em campo
De Bruyne foi um dos melhores em campo – Credito: AFP
Já na segunda etapa, os Lobos continuaram pressionando muito forte o toque de bola dos bávaros. Aos sete minutos, Luis Gustavo recuperou a bola na intermediária e logo lançou em profundidade para De Bruyne. Sem impedimento, o meia belga arrancou e ficou cara a cara com Neuer e tocou na saída do goleiro alemão. Companheiro de Malanda nas categorias de base da seleção da Bélgica, o jogador apontou a faixa de luto no braço, em homenagem ao ex-companheiro.

No minuto seguinte, entrentando, Naldo tentou cortar o passe e acabou colocando a bola nos pés de Bernat. O lateral do Bayern apenas tocou para o fundo para a rede com o gol livre, uma vez que o goleiro Benaglio estava caído no chão. O Wolfsburg deu espaço e os bávaros foram para cima. Aos 26 minutos, Robben cobrou falta muito forte e o goleiro Benaglio praticou uma excelente defesa, espalmando para escanteio.

Mas o dia mesmo era dos Lobos e de Malanda. Aos 28 minutos, mais uma recuperada de bola na entrada da área de ataque do Bayern e Arnold lançou alto em profundidade para De Bruyne. Frente a frente com Dante, o belga escolheu o que fazer. Driblou uma, fintou pela segunda vez e chutou forte, alto, sem chance de defesa para Neuer. Fim de jogo em Wolfsburg. Malanda, torcida e Wolfsburg 4 x 1 Bayern de Munique.

Wolfsburg fez uma das melhores partidas da temporada e engoliu o Bayern de Munique
Wolfsburg fez uma das melhores partidas da temporada e engoliu o Bayern de Munique – Credito: AFP