Atlético Nacional bate o América-MEX nos pênaltis e fica em 3º no Mundial - Gazeta Esportiva
Atlético Nacional bate o América-MEX nos pênaltis e fica em 3º no Mundial

Atlético Nacional bate o América-MEX nos pênaltis e fica em 3º no Mundial

Gazeta Esportiva

Por Redação

18/12/2016 às 12:33

São Paulo, SP

Colombianos ficam com o bronze no Japão (Foto: Kazuhiro Nogi / AFP)
Colombianos ficam com o bronze no Japão (Foto: Kazuhiro Nogi / AFP)


Se não conseguiu corresponder às expectativas de toda a torcida brasileira e pelo menos tentar derrotar o Real Madrid na final do Mundial de Clubes da Fifa, o Atlético Nacional pelo menos assegurou o terceiro lugar. Enfrentando o América do México, no começo desta manhã, o time colombiano precisou de uma disputa de pênaltis para garantir uma medalha de Bronze, depois de um empate em 2 a 2.

O time da Colômbia encantou o mundo no futebol, depois de frequentes e intensas homenagens às vitimas do acidente envolvendo o elenco da Chapecoense, no dia 29 de novembro. Foi feita, inclusive, uma cerimônia no estádio Atanásio Girardot, casa do Atlético, em solidariedade à tragédia, no dia e na hora em que seria realizado o primeiro confronto da final da Copa Sul-Americana, com a Chape.

Veja também: Real é surpreendido pelo Kashima, mas vence na prorrogação e leva o Mundial

A disputa do terceiro e quarto lugar no Japão foi muito movimentada, com o time de Medelim largando à frente, contando com o apoio de mais de quatro mil torcedores no estádio internacional de Yokohama e mostrando muita qualidade ofensiva. Mesmo com um futebol envolvente, os colombianos acabaram precisando de uma ajudinha do adversário para marcar. Logo aos seis minutos, Samudio tentou cortar o lançamento de Berrío, mas acabou mandando para a própria meta.

Após o gol, o Nacional seguiu com um bom ritmo, apesar do adversário começar a crescer no jogo, e conseguiu ampliar a vantagem com gol de Guerra, meia que tem sido especulado em times brasileiros. Aos 26 minutos, o veterano de 31 anos recebeu cruzamento cruzeiro e bateu de primeira para estufar as redes.

Meia Guerra foi o autor do segundo gol do Atlético no tempo regulamentar (Foto: Toru Yamanka/ AFP)
Meia Guerra foi o autor do segundo gol do Atlético no tempo regulamentar (Foto: Toru Yamanka/ AFP)


Seguindo com uma apresentação consistente, apesar dos erros defensivos, o América conseguiu diminuir ainda na primeira etapa, com Arroyo. Aos 38 minutos, o atacante recebeu dentro da área, dominou e bateu rasteiro para descontar, antes do apito final.

Na volta do intervalo, os mexicanos deram sequência á forte pressão que emendou nos momentos finais do primeiro tempo e contou com um pênalti para deixar tudo igual. Díaz derrubou Samudio dentro da área e, aos 20 minutos, o experiente Peralta foi para cobrança e não perdoou.

Depois de muita criação e jogadas agudas, o duelo acabou esfriando, ficando muito truncado e o empate permaneceu no marcador. O jogo duro e a força nas divididas se estenderam para os dois tempos da prorrogação e o medalhista de bronze dedo Mundial de 2016 acabou tendo que ser definido nos pênaltis.

Nas cobranças, Martínez perdeu logo de cara, mandando a bola no travessão, e acabou deixando os jogadores do Atlético Nacional mais tranquilos. Os colombianos, marcaram em sua primeira com Mosquera, viram Samudio desperdiçar a segunda do América, erraram a terceira com Nieto, mas converteram as três últimas com Bocanegra, Macnelly Torres e o artilheiro Borja para ficar com o terceiro lugar do Mundial. Quintero, Peralta e Arroyo foram responsáveis por converter os pênaltis mexicanos.

FICHA TÉCNICA
AMÉRICA-MEX 2 (3) X (4) 2 ATLÉTICO NACIONAL-COL

Local: Estádio Internacional de Yokohama, em Yokohama (Japão)
Data: 18 de dezembro de 2016, domingo
Horário: 5 horas (de Brasília)
Árbitro: Yaser Tulefat (Bahrein)
Assistentes: Taleb Al Marri (Catar) e Abdelkader Zitouni (Tahiti)

Gols: América: Arroyo, aos 38 minutos do primeiro tempo, e Peralta, aos 20 do segundo
Atlético: Samudio (contra), aos seis e Guerra, aos 26 minutos do primeiro tempo

Cartões amarelos: Pimentel e Aguilar (AME); Henríques, Días, Nieto e Berrío (ATL)

AMÉRICA: Moisés Muñoz, Bruno Valdez, Ventura Alvarado (Quintero), Érick Pimentel, Pablo Aguilar e Miguel Samúdio;, José Guerrero, William Silva e Rubens Sambueza (Martínez); Silvio Romero (Oribe Peralta) e Arroyo
Técnico: Ricardo Lavolpe

ATLÉTICO NACIONAL: Franco Armani, Daniel Bocanegra, Felipe Aguilar, Alexis Henríquez e Farid Díaz; Mateus Uribe (Nieto), Diego Arias e Macnelly Torres; Jhon Mosquera, Alejandro Guerra (Miguel Borja) e Orlando Berrío (Rodríguez)
Técnico: Reinaldo Rueda

Conteúdo Patrocinado