Com “velho” esquema tático, Cruzeiro busca evolução contra o Tupi - Gazeta Esportiva
Com “velho” esquema tático, Cruzeiro busca evolução contra o Tupi

Com “velho” esquema tático, Cruzeiro busca evolução contra o Tupi

Gazeta Esportiva

Por Do correspondente Gustavo Aleixo

14/02/2016 às 08:56

Belo Horizonte, MG

Deivid deve retomar escalação com três volantes contra o Tupi (Washington Alves/Light Press)
Deivid deve retomar escalação com três volantes contra o Tupi (Washington Alves/Light Press)


Desprotegido e muito pouco agressivo. É exatamente esta imagem que o técnico Deivid quer apagar do Cruzeiro neste domingo, quando time celeste pega o Tupi, no Mineirão, às 17h (de Brasília), pela terceira rodada do Estadual. Diante da vulnerabilidade defensiva e da passividade ofensiva apresentada pela equipe cruzeirense nos quatro primeiros jogos do ano, o treinador da Raposa deu o braço a torcer e voltará a utilizar o esquema com três volantes no meio-campo, que fez sucesso com Mano Menezes na reta final do Brasileirão do ano passado.

Comprometido a formar uma equipe ofensiva, Deivid apostou numa equipe formada por quatro homens de frente e apenas dois volantes nos últimos jogos. A teoria, contudo, não apareceu bem na prática, e o Cruzeiro se mostrou presa fácil para os contra-ataques adversários, mostrando também dificuldades na criação das jogadas de ataque, devido ao distanciamento dos setores da equipe.

Para equilibrar a equipe celeste e conquistar a sua primeira vitória no Mineirão, tendo em vista o empate decepcionante na estreia do Estadual, contra a URT, o técnico Deivid irá improvisar o meia Marcos Vinícius como um dos três volantes no meio, garantindo uma equipe mais segura, porém, bastante ofensiva.

“Ano passado, com o Mano, atuamos com três volantes, ficamos 13 jogos sem perder. O Deivid mudou. A gente teve um pouco de dificuldade, mas tem que ter paciência para dar certo. Alguns jogadores podem não ter compreendido bastante, mas com três volantes estamos melhores e esperamos estar mais compactos. Esperamos fazer um grande jogo no domingo”, destacou o zagueiro Manoel.

Para a partida deste domingo, o atacante Willian, lesionado, segue como desfalque, de forma que Rafael Silva será mantido entre os 11 iniciais. Dedé, que vem recuperando a forma física aos poucos, também será titular no lugar de Bruno Rodrigo. Liberados para estrear com a camisa celeste, os reforços Bruno Nazário, Marciel, Matías Pisano e Federico Gino podem aparecer como novidades no banco de reservas.

Ricardo Drubscky fará a sua estreia pelo Tupi neste domingo (Tupi/Divulgação)
Ricardo Drubscky fará a sua estreia pelo Tupi neste domingo (Tupi/Divulgação)


Pelo lado do Tupi, a chegada do técnico Ricardo Drubscky no lugar do demitido Júnior Lopes deve garantir sangue novo ao Galo Carijó, que ainda não somou pontos no Campeonato Mineiro. Campeão da Série D do Brasileirão pela equipe do interior mineiro, em 2011, o experiente treinador de 56 anos quer uma reação imediata de seus comandados.

“Temos que ganhar os jogos. Agora é fazer um bom trabalho com o grupo. Estar junto com os jogadores, cobrando muito e esperando que os torcedores nos apoiem. Gostei de alguma coisa que vi do time do Tupi, conheço alguns jogadores. O grupo é receptivo ao trabalho. Juntou a fome com a vontade de comer e vamos abraçar isso tudo”, colocou o treinador, que deve promover as entradas de Helder e Michel Henrique nos lugares de Fabrício Soares e Rubens, respectivamente.

FICHA TÉCNICA

CRUZEIRO X TUPI

Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 14 de fevereiro de 2016 (domingo)
Horário: 17h (de Brasília)
Árbitro: Wanderson Alves de Souza (CBF/FMF)
Assistentes: Felipe Alan Costa de Oliveira (CBF/FMF) e Leonardo Henrique Pereira (CBF/FMF)

Cruzeiro: Fábio; Mayke, Manoel, Dedé e Fabrício; Henrique, Ariel Cabral, Marcos Vinícius e Sánchez Miño; Alisson e Rafael Silva
Técnico: Deivid

Tupi: Glaysson; Osmar, Hélder, Sidimar e Pirão; Felipe Alves, Rafael Jataí, William Kozlowski, Vinícius Kiss e Hiroshi; Michel Henrique
Técnico: Ricardo Drubscky

Clássico mineiro movimenta a rodada

Hoje no Villa, Mancini reencontrará América-MG no domingo (Wallysson Caldeira/Villa Nova)
Hoje no Villa, Mancini reencontrará América-MG no domingo (Wallysson Caldeira/Villa Nova)


Além de Cruzeiro e Tupi, outros três jogos movimentam a rodada de domingo do Campeonato Mineiro. O destaque fica por conta do clássico mineiro entre Villa Nova-MG, ainda 100% na competição, e o América-MG, que precisa se recuperar de uma pesada derrota por 3 a 0 para o Guarani-MG. O duelo entre as equipes, que completará 100 anos em novembro, acontecerá às 19h30, no Independência, e também marcará o reencontro de Mancini com o Coelho

Os demais jogos da rodada acontecerão mais cedo. Às 16h, Caldense e Uberlândia, empatados em pontos na tabela do Estadual, se enfrentam no estádio Ronaldão, em Poços de Caldas (MG). Já a URT visita o Boa Esporte, às 17h, em Varginha (MG), buscando a sua primeira vitória na competição.

Confira todos os jogos da rodada de domingo do Campeonato Mineiro:

16h – Caldense x Uberlândia, em Patos de Minas (MG)
17h – Boa Esporte x URT, em Varginha (MG)
17h – Cruzeiro x Tupi, em Belo Horizonte (MG)
19h30 – Villa Nova-MG x América-MG

Conteúdo Patrocinado