Milik se redime, marca no segundo tempo e dá a vitória para a Polônia - Gazeta Esportiva
Milik se redime, marca no segundo tempo e dá a vitória para a Polônia

Milik se redime, marca no segundo tempo e dá a vitória para a Polônia

Gazeta Esportiva

Por Redação

12/06/2016 às 15:26 • Atualizado: 12/06/2016 às 15:43

São Paulo, SP

O atacante Arkadiusz Milik celebra o gol que deu a vitória à Polônia, contra a Irlanda do Norte, pela estreia do Grupo C na Eurocopa (Foto: Valery Hache/AFP)
O atacante Arkadiusz Milik celebra o gol que deu a vitória à Polônia, contra a Irlanda do Norte, pela estreia do Grupo C na Eurocopa (Foto: Valery Hache/AFP)


Neste domingo, em Nice, a Polônia de Robert Lewandowski enfrentou a estreante Irlanda do Norte, na abertura das disputas do Grupo C da Eurocopa. Pelo histórico de participações em torneios internacionais, a vitória por 1 a 0 dos poloneses não surpreendeu, visto que eram os favoritos para o confronto.

Campeão e artilheiro do Campeonato Alemão pelo Bayern de Munique, com 30 gols marcados, o capitão Lewandowski guiou sua seleção à primeira vitória no torneio europeu. No entanto, foi o atacante Arkadiusz Milik, que defende o Ajax, da Holanda, quem protagonizou a partida. De vilão à herói, o camisa 7 perdeu oportunidades importantes na primeira etapa, mas desencantou na segunda e marcou para sua equipe.

Os irlandeses, por sua vez, lutaram muito por espaço no campo, mas quase sempre foram freados pelos poloneses. A motivação do elenco foi, justamente, ser a zebra do grupo.

O polonês Robert Lewandowski disputa a bola com Conor McLaughlin, da Irlanda do Norte (Foto: Attila Kisbenedek/AFP)
O polonês Robert Lewandowski disputa a bola com Conor McLaughlin, da Irlanda do Norte (Foto: Attila Kisbenedek/AFP)


O jogo – Conforme o esperado, a Polônia dominou o primeiro tempo. A equipe saiu pressionando desde o início do jogo e a bola permaneceu no campo de ataque polonês.

Aos cinco minutos, a defesa da Irlanda do Norte não conseguiu se organizar para afastar o perigo polonês, e o atacante Milik perdeu boa chance de abrir o placar. Com a sobra na área, ele furou a bola e não conseguiu finalizar.

Apostando em aproximações pelo lado esquerdo, o elenco polonês insistiu muito, e o goleiro McGovern fez grande defesa no chute de Kapustka. Milik recebeu diversos cruzamentos, mas, com falhas na pontaria, desperdiçou diversas oportunidades de marcar.

O segundo tempo não foi diferente. O que se viu foi, de um lado, uma Polônia persistente e mais ousada e, do outro, uma Irlanda do Norte que lutou para conquistar seu espaço no campo e aproveitar poucas oportunidades de contra-ataque.

Aos seis minutos, Milik se redimiu de todos os chutes para fora. O atacante recebeu cruzamento no meio da área e, de esquerda, finalmente abriu o placar para a Polônia.

Aos 22 minutos, devido a um erro da zaga, Kuba, como é chamado Jakub Blaszczykowski, quase fez o segundo da Polônia, mas seu chute cruzado foi para fora.

A melhor chance da Irlanda do Norte veio aos 26 minutos, com Conor Washington. O meia avançou em alta velocidade pela direita e conseguiu invadir a área, mas o goleiro Szczesny, em boa saída, realizou a defesa.

Aos 29 os poloneses trocaram uma bela sequência de passes, que sobrou para Lewandowski finalizar. O camisa 9 chutou, mas o zagueiro conseguiu o desvio para a linha de fundo, por cima do gol.

FICHA TÉCNICA
POLÔNIA 1 x 0 IRLANDA DO NORTE

Local: Estádio de Nice, em Nice (França)
Data: 12 de junho de 2016, domingo
Horário: 13 horas (de Brasília)
Árbitro: Ovidiu Hategan (Romênia)
Assistentes: Octavian Sovre (ROM) e Sebastian Gheorghe (ROM)
Cartões amarelos: Bartosz Kapustka, Lukasz Piszczek (Polônia); Craig Cathcart (Irlanda do Norte)
Gol: POLÔNIA: Milik aos 6 minutos do segundo tempo

POLÔNIA: Wojciech Szczesny; Lukasz Piszczek, Kamil Glik, Michal Pazdan e Artur Jedrzejczyk; Jakub Blaszczykowski (Kamil Grosicki), Grzegorz Krychowiak, Krysztof Maczynski (Jodlowiec) e Bartosz Kapustka (Peszko); Arkadiusz Milik e Robert Lewandowski
Técnico: Adam Nawalka

IRLANDA DO NORTE: Michael McGovern; Conor McLaughlin, Craig Cathcart, Jonny Evans e Gareth McAuley; Paddy McNair (Stuart Dallas), Oliver Norwood, Steven Davis, Chris Baird (Jamie Ward) e Shane Ferguson (Conor Washington); Kyle Lafferty
Técnico: Michael O’Neill

Conteúdo Patrocinado