França sofre, mas vence Albânia e carimba vaga nas oitavas da Eurocopa - Gazeta Esportiva
França sofre, mas vence Albânia e carimba vaga nas oitavas da Eurocopa

França sofre, mas vence Albânia e carimba vaga nas oitavas da Eurocopa

Gazeta Esportiva

Por Redação

15/06/2016 às 18:01 • Atualizado: 15/06/2016 às 20:43

São Paulo, SP

Griezmann saiu do banco para anotar o primeiro gol da França (Foto: FRANCK FIFE/AFP)
Griezmann saiu do banco para anotar o primeiro gol da França (Foto: FRANCK FIFE/AFP)


A França voltou a encontrar dificuldades na Eurocopa. Jogando no estádio Vélodrome, os Bleus receberam a Albânia e, com gols no final da partida, conseguiram vencer por 2 a 0 e garantir vaga para a próxima fase da competição.

Antes da partida, a Marselhesa foi cantada em plenos pulmões por jogadores e pelo mar de torcedores vestindo azul. Quando a bola começou a rolar, a França passou ao ataque, enquanto a Albânia apostava na postura defensiva. Com muitos erros de finalização, a partida foi para o intervalo com o placar de 0 a 0. Já na segunda etapa, com a entrada do craque Pogba, os Bleus conseguiram imprimir um melhor ritmo de jogo. Finalizando muito mal, os franceses demoraram para conseguir achar o gol. Apenas aos 44 minutos, Griezmann aproveitou cruzamento e mandou para o fundo das redes. Já nos acréscimos, Payet marcou mais um golaço e fechou a conta.

Com a vitória a França chegou a seis pontos e garantiu classificação para as oitavas de final da competição. Líder do Grupo A, os Bleus enfrentam a Suíça, no próximo domingo. Já a Albânia não tem mais chances de classificação. Sem nenhum ponto na competição, a seleção encara a Romênia, também no domingo.




O jogo - A proposta da Albânia ficou clara desde os primeiros toques na bola: se fechar o máximo que pudesse. Enquanto a França mantinha a redonda em seus pés. A primeira chance dos Bleus foi em uma bola parada, sempre com ele, Payet. O camisa 8 levantou na área e o centroavante Giroud testou por cima do gol.

Sem Pogba para armar suas jogadas ofensivas, a França encontrava dificuldades para perfurar a forte marcação albanesa. Com duas linhas de quatro defensores, a seleção "visitante" anulava a opção de passes dos franceses e os obrigavam a jogar pelas laterais.

Com paciência, os franceses chegavam ao ataque. Com Payet como um meia de criação, o camisa 8 conseguiu descolar um ótimo passe para Martial, substituto de Griezmann, mas o atacante exitou na hora de finalizar e acabou sendo desarmado. Quando a Albânia conseguiu chegar ao ataque, apenas aos 24 minutos, chegou a arrancar suspiros dos torcedores. Hysaj recebeu bom lançamento e mandou para a área. A bola desviou em Evra e complicou a vida do goleiro Lloris, que teve que sair do gol para cortar o ataque.

Os Bleus adiantaram a marcação e, pressionando a saída de bola, conseguiam receber algumas faltas. Porém, não aproveitavam as bolas paradas com Payet - e Giroud no cabeceio. Aos 38 minutos, a Albânia equilibrou a partida. Em cobrança ensaiada de escanteio, Memushaj cruzou rasteiro e Lenjani apareceu como elemento surpresa, mas não conseguiu finalizar firme e acabou sendo desarmado.

(Foto: FRANCK FIFE/AFP)
Pogba foi poupado e entrou em campo apenas na segunda etapa (Foto: FRANCK FIFE/AFP)


Pogba em campo - Antes do final do primeiro tempo, Evra levantou demais a perna e cometeu falta em Lilla. Na cobrança, Memushaj mandou direto e quase surpreendeu Lloris, que acompanhou a saída da bola pela linha de fundo.

Com a entrada do volante Pogba no segundo tempo, no lugar de Marital, a França mudou sua postura. Com apenas um minuto, os Bleus tiveram a melhor chance da partida. Giroud saiu da área e deu belo cruzamento para Matuidi, que desviou para trás e Coman, sozinho, não conseguiu escorar para o fundo do gol.

Quando a Albânia chegou, novamente assustou Lloris. Após cruzamento na área, a zaga francesa vacilou e Lilla conseguiu escorar. A bola bateu na trave e, no rebote, Memushaj, no rebote, mandou pela linha de fundo. Os anfitriões responderam logo em seguida. Giroud fez o pivô e achou Payet bem posicionado na lateral esquerda. O camisa 8 cruzou e Pogba, livre de marcação, finalizou de carrinho, levando perigo ao gol de Berisha.

Os Bleus continuavam pecando nas finalizações. Aos 11 minutos, a França tinha 15 finalizações no jogo, mas nenhuma que exigiu defesa do arqueiro adversário. Quando o relógio já marcava 16 minutos, os anfitriões somavam 61% de posse de bola na partida, mas sem conseguir transformar os números em gols.

O atacante Griezmann entrou no lugar de Coman, mas não recebia muitas boals. Como não conseguiam chegar arriscando o chute, os franceses atacavam através das bolas alçadas na área. Após cruzamento de Evra, o centroavante Giroud subiu mais que o marcador e testou firme, mas viu a bola explodir na trave.

Brilhou a estrela - No final da partida, a Albânia abdicou de ficar com a bola e montou uma forte "retranca", apostando somente nos contra-ataques. A França continuava desperdiçando boas chances no ataque. Aos 44 minutos do segundo tempo, porém, brilhou a estrela do jovem Griezmann.

Em mais um cruzamento na área, Rami achou Griezmann livre dentro da área. O camisa 7 só teve trabalho de cabecear no canto do goleiro, e deixou a França à frente do placar. Com o revés sofrido, a Albânia foi ao ataque e abriu espaços para os franceses.

Já nos acréscimos, Pogba deu lindo lançamento para Gignac, que driblou o marcador mas escorregou. O camisa 8 Payet aproveitou e chutou com categoria para garantir a classificação.

FICHA TÉCNICA
FRANÇA 2 X 0 ALBÂNIA


Local: Estádio Velódrome, em Marselha (França)
Data: 15 de junho de 2016 (Quarta-feira)
Horário: 16h(de Brasília)
Árbitro: William Collum (Escócia)
Cartões amarelos: Kukeli e Abrashi(Albânia)
Cartões vermelhos:
GOLS:
Griezmann aos 44 minutos do segundo tempo e Payet aos 50 minutos (França)

FRANÇA:
Lloris; Sagna, Rami, Koscielny e Evra; Kanté, Coman (Griezmann) e Matuidi; Payet, Martial (Pogba) e Giroud (Gignac)
Técnico: Didier Deschamps

ALBÂNIA: Berisha; Hysaj, Ajeti, Mavraj e Agolli; Kukeli (Xhaka), Abrashi, Memushaj; Lenjani, Lila (Roshi) e Sadiku
Técnico: Giovanni de Biasi

Conteúdo Patrocinado