França goleia Islândia, espanta zebra e avança à semifinal da Euro - Gazeta Esportiva
França goleia Islândia, espanta zebra e avança à semifinal da Euro

França goleia Islândia, espanta zebra e avança à semifinal da Euro

Gazeta Esportiva

Por Redação

03/07/2016 às 17:52 • Atualizado: 03/07/2016 às 20:49

São Paulo, SP

(Foto: MARTIN BUREAU / AFP)
Bleus não dão chance à Islândia e conquistam confiança da torcida (Foto: MARTIN BUREAU / AFP)


Fazendo valer o favoritismo e apoiada por mais de 60 mil torcedores no Stade de France, a seleção francesa enfrentou a Islândia neste domingo e venceu com facilidade por 5 a 2. Com o resultado, os donos da casa conseguiram, finalmente, conquistar a confiança dos torcedores e contaram com a estrela de seus principais jogadores para espantar a zebra, selar a classificação e garantir vaga no confronto com a Alemanha, na próxima terça-feira, pela semifinal da Eurocopa.

Logo nos instantes iniciais, os franceses conseguiram abrir 2 a 0, com Giroud tirando o 0 a 0 do placar, após belo lançamento de Matuidi, e com um gol de cabeça do astro Paul Pogba. Apesar de não conseguirem ser mais tão incisivos, os Bleus aplicaram 4 a 0 no fim da primeira etapa, com verdadeiros golaços de Payet e Griezmann, um atrás do outro. Apesar de se manter dominante na segunda etapa, a seleção campeã do mundo em 1998 acabou sendo surpreendida pela Islândia, que marcou dois gols, mas tratou de assegurar o resultado positivo, com mais um gol de seu camisa 9.

Mesmo com a derrota, a campanha da seleção islandesa entra para a história, por se tratar da estreia da equipe em Eurocopas e, principalmente, pelo bom futebol que mostrou ao longo da competição.




O Jogo - A França tratou de fazer valer sua superioridade técnica logo nos primeiros minutos; emplacou boas jogadas de lado de campo, mas não conseguiu finalizar. A Islândia respondeu em contra-ataque, aos quatro minutos, com Sigurdsson finalizando de dentro da área; o chute saiu fraco e Lloris encaixou com facilidade.

Alemanha, aí vamos nós! Giroud anota dois gols da goleada sobre Islândia (Foto: PHILIPPE LOPEZ / AFP)
Alemanha, aí vamos nós! Giroud anota dois gols da goleada sobre Islândia (Foto: PHILIPPE LOPEZ / AFP)


Melhor no jogo e com 60% de posse de bola, os donos da casa abriram o placar aos 13 minutos; Matuidi fez belo lançamento para Giroud dominar livre e chutar entre as pernas de Halldórosson. Superior, a França não demorou para fazer o segundo gol e em cobrança de escanteio de Payet, Pogba decolou e estufou as redes de cabeça para ampliar a vantagem, aos 19 minutos. O único lance expressivo da sensação desta edição do torneio surgiu aos 24 minutos, após jogada ensaiada, com Sigthorsson aproveitando o lateral e escorando para Bodvarsson, que, dentro da pequena área, chutou por cima do gol. Após este começo agitado, a partida esfriou, mas os franceses mantinham o controle do jogo, só que sem conseguir emplacar uma chance verdadeiramente clara.

Apesar de não estar sendo tão agressiva o país-sede da Euro selou a vitória ainda nos minutos finais do primeiro tempo, com o talismã Payet acertando belo chute rasteiro da entrada da área, aos 42 minutos, e com o jovem Griezmann, aos 44 minutos, puxando belo contra-ataque e encobrindo o goleiro com muita classe. Com o gol, o atacante do Atletico de Madrid garantiu a artilharia isolada do torneio, com quatro gols.

Mesmo dominante na segunda etapa, os Bleus levaram um susto, aos 11 minutos, após a Islândia emendar uma boa jogada e descontar com Sigthórsson desviando cruzamento. Os donos da casa não se abalaram e responderam logo em seguida, com outro gol de Giroud, que recebeu bola levantada por Payet, que subiu mais que todo mundo para marcar de cabeça, aos 13 minutos.

Islândia é goleada, mas luta até o fim e ainda aplica dois gols no país-sede da Euro (Foto: FRANCK FIFE / AFP)
Islândia é goleada, mas luta até o fim e ainda aplica dois gols no país-sede da Euro (Foto: FRANCK FIFE / AFP)


A Islândia teve a chance de anotar mais um, mas brilhou a estrela do goleiro Hugo Lloris, que fez milagre ao espalmar a cabeçada à queima roupa de Ingason. Apesar das boas chances, os islandeses não conseguiam transpôr o sistema defensivo adversário e acabavam dando muito espaço para os contra-ataques franceses, que também não eram efetivos.

Morno, o duelo só foi esquentar aos 39 minutos, quando os islandeses anotaram seu segundo gol, com Bjarnason. A França seguia aplicando bons contra-golpes, mas falhava na hora de concluir as jogadas.

Desta forma, coube à seleção francesa administrar a vitória para avançar à semifinal da Euro; 5 a 2 para os Bleus no Stade de France.

FICHA TÉCNICA
FRANÇA 5 X 2 ISLÂNDIA

Local: Stade de France, em Paris (França)
Data: 3 de julho de 2016 (Domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Björn Kuipers (Holanda)
Assistentes: Sander van Roekel (Holanda) e Erwin Zeinstra (Holanda)

Cartões amarelos: Umtiti; Bjarnason

Gols: FRANÇA: Giroud, aos 13 minutos do primeiro tempo e aos 13 do segundo tempo, Pogba, aos 19, Payet, aos 42, e Griezmann, aos 44 minutos do primeiro tempo.
ISLÂNDIA: Sigthórsson, aos 11, e Bjarnason, aos 39 minutos do segundo tempo.

FRANÇA: Hugo Lloris, Bacary Sagna, Laurent Koscielny (Mangala), Umtiti e Patrice Evra; Blaise Matuidi, Paul Pogba, Moussa Sissoko, Dimitri Payet (Coman), Antoine Griezmann e Olivier Giroud (Gignac)
Técnico: Didier Deschamps

ISLÂNDIA: Halldórsson, Skulásson, Ragnar Sigurdsson, Árnason (Sverrir Ingi Ingason) e Svarsson; Gunnarsson, Gylfi Sigurdsson, Gudmundsson e Bjarnason; Sigthórsson (Eidur Gudjohnsen) e Bödvarsson (Finnbogason)
Técnicos: Heimir Hallgrimsson e Lars Lagerbäck

Conteúdo Patrocinado