Com Hamsik decisivo, Eslováquia vence e complica Rússia - Gazeta Esportiva
Com Hamsik decisivo, Eslováquia vence e complica Rússia

Com Hamsik decisivo, Eslováquia vence e complica Rússia

Gazeta Esportiva

Por Redação

15/06/2016 às 11:49 • Atualizado: 15/06/2016 às 12:01

São Paulo, SP

(Foto: Philippe Huguen/AFP)
Hamsik foi o nome do jogo, com um gol e uma assistência(Foto: Philippe Huguen/AFP)


Jogando pela sobrevivência na Eurocopa, a Eslováquia venceu bem a Rússia por 2 a 1 e embolou o grupo B da competição. Com gols de Weiss e Hamsik, os eslovacos resolveram a partida logo no primeiro tempo.

Após boa pressão nos momentos iniciais, a partida foi disputada no meio campo por boa parte da primeira etapa. E, mesmo com maior posse de bola para a Rússia, em dois momentos brilhantes, o craque Hamsik, da Eslováquia, desequilibrou.

No primeiro gol, o astro da Napoli recuou para trás do meio de campo e encontrou um lançamento perfeito para Weiss abrir o placar. No segundo, o próprio jogador resolveu, soltando uma bomba no ângulo esquerdo de Akinfeev após cobrança curta de escanteio.

Depois dos dois gols, a equipe de Jan Kozak foi para o segundo tempo com a intenção de manter o resultado, ficando totalmente no campo defensivo. Sem ter resistência, os russos descontaram com Glushakov após boa jogada pela lateral do campo, mas não conseguiram repetir o empate heroico contra a Inglaterra.

Com o triunfo, os eslovacos conquistaram sua primeira vitória na competição e agora dependem apenas de si mesmos para classificarem. Por outro lado, a Rússia ficou na última colocação do grupo com apenas um ponto e precisará vencer de qualquer jeito seu último jogo além de torcer pelos demais resultados.

Na última rodada, os russos enfrentam o País de Gales na próxima segunda-feira, às 16h (de Brasília), no Municipal de Toulouse, enquanto a Eslováquia enfrenta a Inglaterra no mesmo horário, em Saint-Étienne, no Estádio Geoffroy-Guichard.

(Foto: Denis Charlet/AFP)
Weiss cortou os dois zagueiros russos com um único drible antes de abrir o placar (Foto: Denis Charlet/AFP)


O jogo – A Eslováquia entrou mais ligada em campo, aproveitando a maior posse de bola para fazer pressão nos adversários. Aos 9 minutos, a defesa russa errou e o craque Hamsik conseguiu uma bela finalização de fora da área que passou por cima do gol de Akinfeev.

Passados os 15 minutos iniciais, a Rússia equilibrou a partida tomando a posse de bola para si. O primeiro lance de maior perigo veio com Dzyba: após cruzamento da direita, o centroavante venceu a disputa de cabeça e mandou sem força no contrapé de Kozácik

Aos 27, Dzyuba roubou a bola no campo de ataque, passou para o artilheiro Smolov, que avançou por um tempo e finalizou rasteiro de fora da área, tirando tinta da trave direita do gol eslovaco.

Com o jogo muito parelho, Hamsik, de trás do meio do campo, encontrou um excepcional lançamento para Wladimir Weiss. O atacante dominou, cortou dois zagueiros russos em um drible e tocou no canto de Akinfeev para abrir o placar aos 31 minutos.

Após o gol, a partida voltou a ser jogada no meio de campo, com a Eslováquia buscando sair com mais habilidade e a Rússia mantendo uma posse de bola mais incisiva.

No último minuto da primeira etapa, a estrela de Hamsik brilhou novamente. Em cobrança curta de escanteio, o astro da Napoli recebeu a bola na entrada da área, driblou o adversário e acertou um belíssimo chute, que bateu no alto da trave esquerda antes de estufar as redes.

Com duas substituições, o técnico da Rússia, Slutsky, tentou ter mais objetividade no toque de bola. A primeira grande chance da etapa complementar, contudo, foi da Eslováquia. Aos 9, Kukca avançou pelo meio e tocou para o forte chute de Mak, espalmado por Akinfeev.

A tônica do segundo tempo seguiu a mesma: os russos mantendo posse de bola superior sem conseguir efetivamente chutar ao gol e a seleção eslovaca levando perigo nos bons contra-ataques organizados pela habilidade de Hamsik e Weiss.

A maior chance russa veio aos 22 minutos. O camisa 10 Smolov chutou forte, da marca do pênalti, mas a bola explodiu na marcação. No rebote, o veterano Glushakov chutou para fora.

Aos 35 minutos, as alterações de Slutsy fizeram efeito. Após bola estourada, Shatov tabelou com Shirakov e cruzou para Glushakov diminuir de cabeça. Com o gol, a Rússia esquentou a partida.

Os últimos minutos da partida foram marcados por muita vontade e pouca pontaria dos russos. Na pressão total, a equipe, contudo, não conseguiu repetir o heroico empate no último minuto conquistado contra a Inglaterra.

FICHA TÉCNICA
RÚSSIA X ESLOVÁQUIA

Local: Estádio Pierre Mauroy, em Lille (França)
Data: 15 de junho de 2016 (Quarta-feira)
Horário: 10h(de Brasília)
Árbitro: Damir Skomina (Eslovênia)
Cartões Amarelos: Durica (Eslováquia)

GOLS:
RÚSSIA: Glushakov, aos 35 do segundo tempo
ESLOVÁQUIA: Weiss, aos 31, e Hamsik aos 45 minutos do primeiro tempo;

RÚSSIA: Akinfeev, Smolnikov, Berezutski, Ignashevich e Schennikov; Neustädter (Glushakov), Golovin (Mamaev) e Shatov; Smolov, Kokorin (Shirokov) e Dzyuba
Técnico: Leonid Slutsky

ESLOVÁQUIA: Kozácik, Pekarík, Skrtel, Durica e Hubocan; Mak (Duris), Kucka, Pecovsky, Hamsik e Weiss (Svento); Duda (Nemec)
Técnico: Jan Kozak

Conteúdo Patrocinado