Bélgica se classifica às oitavas em despedida de Ibra pela Suécia - Gazeta Esportiva
Bélgica se classifica às oitavas em despedida de Ibra pela Suécia

Bélgica se classifica às oitavas em despedida de Ibra pela Suécia

Gazeta Esportiva

Por Redação

22/06/2016 às 17:56 • Atualizado: 22/06/2016 às 18:37

São Paulo, SP

Nainggolan anotou o gol que garantiu a vitória da Bélgica (Foto: EMMANUEL DUNAND/AFP)
Nainggolan anotou o gol que garantiu a vitória da Bélgica (Foto: EMMANUEL DUNAND/AFP)


Precisando de um empate para avançar às oitavas de final da Eurocopa, a Bélgica encarou a Suécia, em partida que marcou a despedida de Ibrahimovic da seleção, e não perdoou, vencendo por 1 a 0.

A Bélgica dominou todo o primeiro tempo. Com um futebol rápido e envolvente, a "ótima geração belga" não deu muitas chances de ataque para a Suécia. Ibrahimovic, que se despediu da seleção, teve apenas uma oportunidade nos 45 minutos iniciais. O gol saiu só no final da segunda etapa. Hazard fez boa jogada e achou Nainggolan, que soltou uma pancada e garantiu a vitória dos Diabos Vermelhos.

Com a vitória, a Bélgica chegou a seis pontos e terminou a primeira fase da Eurocopa na vice-colocação do Grupo E, atrás somente da Itália. Nas oitavas de final, os belgas encaram a Hungria. Já a Suécia deu adeus à competição, terminando em quarto lugar no grupo.




O jogo - A Bélgica começou mostrando o futebol rápido e técnico que deu à seleção o apelido de "ótima geração belga". Aos três minutos, Hazard cortou para dentro e rolou para Witsel, que pegou de primeira e viu a bola passar perto do travessão do goleiro Isaksson. A Suécia respondeu em bola parada. Após cruzamento na área, Berg ficou cara a cara com Courtois, que realizou um verdadeiro milagre ao salvar os belgas.

Depois do susto, os Diabos Vermelhos voltaram a envolver a Suécia nas boas triangulações. A seleção azul e amarela se defendia com quase todos os jogadores atrás da linha da bola, salvo Ibrahimovic, que apostava no contra-ataque. Enquanto os belgas esperavam com paciência para um ataque mais agudo. Depois de um período de equilíbrio, a Bélgica voltou a dominar o meio-campo. Já a Suécia não conseguia jogar sob pressão da saída de bola.

Slatan Ibrahmovic irá se aposentar da seleção da Suécia (Foto: JONATHAN NACKSTRAND/AFP)
Zlatan Ibrahmovic irá se aposentar da seleção da Suécia (Foto: JONATHAN NACKSTRAND/AFP)


Com todas as atenções voltadas ao craque sueco Ibrahimovic, a única chance que o atacante teve na primeira etapa foi em um chute de fora da área. Aos 25 minutos, após boa jogada dos companheiros de ataque, Ibra apareceu para finalizar de fora da área e levou perigo ao gol de Courtois.

Aos 30 minutos, Hazard puxou um lindo contra-ataque, passando por Ibra e lançando Kevin De Bruyne, que foi derrubado na entrada da área. Minutos depois, o meia do Manchester City novamente aproveitou contra-golpe e cruzou rasteiro, mas o centroavante Lukaku não chegou na bola. No final da primeira etapa, a grande chance do jogo. De Bruyne cobrou escanteio na cabeça de Witsel que, com um leve desvio, viu a bola passar caprichosamente tirando tinta da trave esquerda.

Segundo tempo eletrizante - Na volta do intervalo, a Suécia, precisando da vitória, voltou com mais ritmo de jogo. Quando a Suécia conseguia chegar, quase sempre com Ibra participando das jogadas ofensivas, o goleirão Courtois salvava os Diabos Vermelhos. Aos 13 minutos da segunda etapa, Carrasco chegou bem ao ataque pela lateral direita e cruzou na área, mas a bola bateu no braço do defensor. O juiz, no entanto, deixou o jogo seguir.

Aos 17 minutos, Ibrahimovic recebeu cruzamento da direita, Berg ajeitou de cabeça e o atacante ex-PSG emendou um belo voleio, balançando as redes. Porém, o atacante estava em posição de impedimento, assinalada pelo bandeirinha. Gol anulado. Com o susto, a Bélgica voltou a crescer e dominar como no primeiro tempo. Em duas oportunidades, Lukaku foi o protagonista. Primeiro, De Bruyne descolou lindo lançamento para o atacante, que, cara a cara com o goleiro, desperdiçou uma grande chance. Na sequência, novamente De Bruyne tocou para Lukaku, que tocou na saída do arqueiro e saiu para comemorar, porém, o jogador estava em impedimento e o juiz anulou o gol.

Já no final da partida, o jogo virou. A Suécia teve a chance do jogo para sair com a vitória. Após cruzamento, Granqvist testou firme, mas De Bruyne tirou em cima da linha. A Bélgica saiu ao ataque e não perdoou. Hazard carregou a bola, deixou os marcadores para trás e mandou para Nainggolan, que dominou e soltou uma paulada, cruzada, que desviou no marcador e morreu no fundo das redes, carimbando a classificação.

Antes do apito final do juiz, Benteke ainda perdeu um gol cara a cara com o goleiro Isaksson, que realizou um verdadeiro milagre, mas não conseguiu evitar a eliminação da Suécia. Enquanto a Bélgica comemorou a vitória, e agora se prepara para atuar nas oitavas de final.

FICHA TÉCNICA

SUÉCIA 0 X 1 BÉLGICA

Local: Allianz Riviera, em Nice (França)
Data: 22 de junho de 2016, quarta-feira
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Felix Brych (Alemanha)
Assistentes: Mark Borsch (Alemanha) e Stefan Lupp (Alemanha)
Cartões amarelos: Johansson e Ekdal (Suécia); Meunier e Witsel (Bélgica)
GOLS: Nainggolan aos 40 minutos do segundo tempo (Bélgica)

SUÉCIA: Isaksson; Lindelof, Johansson, Granqvist e Olsson; Ekdal, Kallstrom, Larsson (Durmaz) e Forsberg (Zengin); Marcus Berg (Guidetti) e Ibrahimovic
Técnico: Erik Hamren

BÉLGICA: Courtois; Meunier, Alderweireld, Vermaelen e Vertonghen; Nainggolan, Witsel, De Bruyne, Yannick Carrasco (Mertens) e Hazard (Origi); Lukaku (Benteke)
Técnico: Marc Wilmots

Conteúdo Patrocinado