Na altitude, bolivianos vencem uruguaios na abertura da Libertadores - Gazeta Esportiva
Na altitude, bolivianos vencem uruguaios na abertura da Libertadores

Na altitude, bolivianos vencem uruguaios na abertura da Libertadores

Gazeta Esportiva

Por Redação

23/01/2017 às 21:52 • Atualizado: 24/01/2017 às 00:07

São Paulo, SP

Alexis Bravo comemora seu gol contra o uruguaio Montevideo Wanderers, em Sucre (Foto: Aizar Raldes/AFP)
Alexis Bravo comemora seu gol contra o uruguaio Montevideo Wanderers, em Sucre (Foto: Aizar Raldes/AFP)


Remodelada, a Copa Libertadores da América 2017 teve o seu pontapé inicial dado na noite desta segunda-feira. Jogando em casa, no Estádio Olímpico Pátria, o boliviano Universitario Sucre se aproveitou da altitude de mais de 2.800 metros da cidade que dá o nome ao time e derrotou o Montevideo Wanderers, do Uruguai, por 3 a 2, pelo jogo de ida da primeira fase da competição.

O resultado não foi de todo ruim para os uruguaios, que se classificam para segunda fase com uma vitória simples (1 a 0 e 2 a 1) desde que não sofram dois gols ou mais. Os bolivianos, por sua vez, garantem a vaga com um empate. O duelo de volta está marcado para esta sexta-feira, às 20h15 (de Brasília), no Estádio Alfredo Viera, em Montevidéu. ideo wanderers,

Logo aos cinco minutos de jogo, o meia Castro encontrou o atacante Blanco, que bateu cruzado e abriu o placar para os uruguaios. Em um lance estranho, aos 18, os bolivianos chegaram ao empate: Melgar cruzou da direita, a bola cruzou toda a área sem ser desviada e só foi parar no fundo da rede.

A virada do Sucre veio aos 28 minutos do primeiro tempo, quando Barboza cortou a bola com a mão dentro da área do Montevideo Wanderers. Na cobrança de pênalti, o meio-campista Alexis Bravo fez o segundo do time mandante.

A vantagem da agremiação boliviana foi acrescida aos 22 minutos da segunda da etapa, quando Velasco aproveitou chute de Tinga na esquerda para só empurrar a bola para o gol uruguaio. Aos 33, os Wanderers diminuíram o prejuízo através de Pacacios, que recebeu bom passe de González para bater colocado, sem chances para o arqueiro rival.

Inchada em relação às edições passadas, a Copa Libertadores 2017 conta com 42 equipes, sendo que seis delas disputam a primeira das três etapas eliminatória. Dos oitos clubes brasileiros presentes na competição, apenas Palmeiras, Flamengo, Grêmio, Chapecoense, Atlético-MG e Santos estreiam já na fase de grupos. Botafogo e Atlético-PR começam da segunda etapa eliminatória, enfrentando Colo Colo (CHI) e Millonarios (COL), respectivamente.

Outros resultados da primeira fase

Atual vice-campeão da Libertadores, o Independiente del Valle, do Equador, foi ao Peru e derrotou o Deportivo Municipal, que voltou a disputar a competição após 35 anos, por 1 a 0. Martinez Estrada foi o autor do gol da vitória, anotado logo aos 10 minutos do primeiro tempo.

No Paraguai, o Deportivo Capiatá venceu o venezuelano Deportivo Táchira, em sua 19ª participação, por 1 a 0, com gol do meia Hugo Morinigo.

Ambas as partidas de volta acontecerão na noite de sexta-feira. O Del Valle recebe o Municipal em Sangolquí, às 22h15, enquanto os paraguaios do Capiatá visitarão os venezuelanos do Táchira às 22h45.

Conteúdo Patrocinado