Equador busca empate diante do Peru e torna o Brasil líder do Grupo B - Gazeta Esportiva
Equador busca empate diante do Peru e torna o Brasil líder do Grupo B

Equador busca empate diante do Peru e torna o Brasil líder do Grupo B

Gazeta Esportiva

Por Redação

09/06/2016 às 01:01 • Atualizado: 09/06/2016 às 01:05

São Paulo, SP

Ecuador's Miller Bolanos (L) celebrates with teammate Jefferson Montero after scoring against Peru during a Copa America Centenario football match in Glendale, Arizona, United States, on June 8, 2016. / AFP PHOTO / Nelson ALMEIDA
Bolaños foi o autor do gol equatoriano que garantiu o empate por 2 a 2 na partida (Foto: Nelson Almeida/AFP)


O Peru impôs um ritmo alucinante e fez dois gols em 12 minutos, mas não conseguiu segurar o placar e cedeu o empate por 2 a 2 ao Equador, nessa quarta-feira, em Phoenix. O duelo, válido pela segunda rodada da Copa América Centenário, garantiu a liderança do Grupo B à Seleção Brasileira. O time canarinho goleou o Haiti por 7 a 1, também nessa quarta, e superou os peruanos no saldo de gols - seis contra um.

Contratado pelo São Paulo para a disputa do Brasileirão, o meia-atacante Christian Cueva abriu o placar com um golaço, aos quatro minutos de jogo. Édison Flores, aos 12 minutos, ampliou a vantagem dos peruanos. O Equador não se deu por vencido e descontou ainda no primeiro tempo, aos 38, com Enner Valencia. Logo aos dois minutos da etapa complementar, o gremista Miller Bolaños se movimentou bem e igualou o marcador.

A partida que definirá a classificação entre o Brasil e o Peru será no próximo domingo, às 21h30 (de Brasília), em Foxborough. Nesse momento, o time do técnico Dunga soma os mesmos quatro pontos que o Peru. O Equador, com dois, terá que vencer o Haiti para se classificar. O duelo com os haitianos também está marcado para o domingo, às 19h30, em Nova Jersey.

O Jogo - O Peru surpreendeu o adversário com um ritmo forte nos primeiros minutos da partida. Logo após o apito inicial, Paolo Guerrero foi lançado em velocidade e finalizou rasteiro, exigindo a defesa de Domínguez. Aos quatro, o reforço são-paulino Cueva recebeu na entrada da área, girou sobre a marcação e, após passar a bola no meio das pernas do zagueiro, chutou na saída do goleiro para anotar o primeiro gol do duelo.

Sem deixar o embalo cair, o Peru chegou ao segundo já aos 13 minutos. Guerrero desviou de cabeça e encontrou Flores, que se livrou da marcação antes de finalizar no canto esquerdo de Domínguez. Aos 22, Cueva cobrou uma falta da direita e Revoredo, livre de marcação, cabeceou para fora.

Peru's Paolo Guerrero (C) and Ecuador's Arturo Mina vie for the ball during the Copa America Centenario football tournament match in Glendale, Arizona, United States, on June 8, 2016. / AFP PHOTO / Nelson ALMEIDA
Paolo Guerrero teve mais uma boa atuação com a camisa da seleção peruana (Foto: Nelson Almeida/AFP)


O Equador só conseguiu reagir aos 38 minutos. Após receber lançamento de Antonio Valencia, Enner Valencia fez o domínio com o peito e mandou uma bomba para o gol. O tento trouxe o time de volta ao jogo. Aos 46, Noboa surgiu pela esquerda e disparou contra o goleiro Gallese, que se esticou para espalmar o chute.

Com apenas dois minutos do segundo tempo o gremista Miller Bolaños tabelou no campo ofensivo e foi buscar a bola dentro da área. O meio-campista Montero foi quem dominou dentro da área, após uma tentativa fracassada dos peruanos em fazer a linha de impedimento, e tocou para Bolaños tocar para as redes.

Acuado, o Peru só não sofreu a virada porque Gallese apareceu bem em três ocasiões. Aos oito, Noboa arrematou de longe e exigiu a intervenção do peruano. Aos 12, Montero passou como quis pelos defensores que encontrou pela frente e chutou para nova defesa do arqueiro. Já aos 25, Gallese estava bem colocado e conseguiu espalmar a finalização cruzada de Noboa.

Nos acréscimos, Guerrero sofreu um duro carrinho, mas conseguiu lançar Ruidíaz na direita. O meia fez o cruzamento para Cueva, que dominou bem e devolveu para Ruidíaz em boas condições. O peruano, no entanto, finalizou para fora e desperdiçou a chance de classificar sua equipe. Antes de apitar o final do jogo, o árbitro expulsou Achilier pela falta cometida em Guerrero no lance anterior.

FICHA TÉCNICA
EQUADOR 2 X 2 PERU

Local: Estádio da Universidade de Phoenix, em Phoenix (Estados Unidos)
Data: 8 de junho de 2016, quarta-feira
Horário: 23h(de Brasília)
Árbitro: Wilmar Roldán (Colômbia)
Assistentes: Alexander Guzmán e Wilmar Navarro (ambos da Colômbia)
Cartões amarelos: Gruezo, Achilier (Equador); Óscar Vilchez (Peru)
Cartão vermelho: Achilier (Equador)

GOLS:
EQUADOR: Enner Valencia, aos 38 minutos do primeiro tempo, e Miller Bolaños, aos dois do segundo tempo
PERU: Cueva, aos quatro minutos do primeiro tempo, e Édison Flores, aos 12 do primeiro tempo

EQUADOR: Alexander Domínguez; Paredes (Jaime Ayoví), Achilier, Mina e Walter Ayoví; Gruezo, Noboa, Antonio Valencia e Montero (Cazares); Miller Bolaños (Martínez) e Enner Valencia
Técnico: Gustavo Quinteros

PERU: Gallese; Revoredo, Christian Ramos, Alberto Rodríguez e Trauco; Tapia, Óscar Vilchez (Ruidíaz), Hohberg (Andy Polo) e Cueva; Édison Flores (Yotún) e Paolo Guerrero
Técnico: Ricardo Gareca

Conteúdo Patrocinado