Colômbia elimina Peru nos pênaltis após são-paulino isolar cobrança - Gazeta Esportiva
Colômbia elimina Peru nos pênaltis após são-paulino isolar cobrança

Colômbia elimina Peru nos pênaltis após são-paulino isolar cobrança

Gazeta Esportiva

Por Redação

17/06/2016 às 23:20 • Atualizado: 17/06/2016 às 23:37

São Paulo, SP

Colombian footballers celebrate after defeating Peru during the Copa America Centenario quarterfinal football match in East Rutherford, New Jersey, United States, on June 17, 2016. / AFP PHOTO / Timothy A. CLARY
A Colômbia só conseguiu vencer o Peru e avançar às semifinais nas cobranças de pênaltis (Foto: Timothy A. Clary/AFP)


A Colômbia derrotou o Peru nos pênaltis e assegurou vaga nas semifinais da Copa América Centenário, nesta sexta-feira, na cidade norte-americana de Nova Jersey. Após uma partida truncada, que terminou empatada por 0 a 0 no tempo regulamentar, a equipe do astro James Rodríguez converteu quatro penalidades para garantir a classificação. Já os peruanos desperdiçaram duas. Trauco chutou para defesa de Ospina, enquanto Christian Cueva, recém-contratado pelo São Paulo, colocou muita força na bola e isolou.

O Peru endureceu o jogo contra a Colômbia. Após eliminar a Seleção Brasileira com um gol de mão, ainda na fase de grupos da Copa América, o time comandado por Ricardo Gareca se postou bem defensivamente e só levou um susto no jogo. Aos 21 minutos do primeiro tempo, James Rodríguez avançou para o campo ofensivo e finalizou na trave. A chance dos peruanos garantirem a classificação foi desperdiçada aos 46 do segundo tempo, após Ospina defender uma cabeçada perigosa de Ramos.

Nos pênaltis, a Colômbia foi eficiente e converteu as cobranças com James Rodríguez, Cuadrado, Moreno e Pérez. Ruidíaz e Tapia fizeram para o Peru, mas Trauco e Cueva foram infelizes e não conseguiram marcar os gols.

Na próxima etapa do mata-mata, a Colômbia enfrentará o vencedor de México e Chile, que jogam às 23 horas (de Brasília) deste sábado, em Santa Clara. A semifinal será disputada na quarta-feira, às 21 horas, em Chicago.

Peru's Christian Cueva (sitting on ground) cries inconsolably after missing his shot in the penalty shoot-out against Colombia and being thrown out of the Copa America Centenario in their quarterfinal football match, in East Rutherford, New Jersey, United States, on June 17, 2016. / AFP PHOTO / Timothy A. CLARY
Contratado pelo São Paulo, Cueva ficou desolado após isolar uma cobrança de pênalti (Foto: Timothy A. Clary/AFP)


O Jogo - Faltou qualidade para as seleções abrirem o placar no primeiro tempo. A Colômbia mostrou superioridade técnica e ameaçou logo aos dois minutos, quando Bacca invadiu a área pela direita e arriscou chute sem ângulo. O goleiro Gallese espalmou a bola, mas o tiro já havia saído pela linha de fundo.

O Peru esboçou uma jogada de perigo pelo alto, aos sete minutos, mas a cabeçada de Flores saiu muito acima da meta de Ospina. Aos 13, o lateral colombiano Torres recebeu na meia-lua, após um corta-luz de James Rodríguez, e finalizou em cima da marcação adversária.

Partiu de James a melhor chance do primeiro tempo. Aos 21 minutos, o camisa 10 da Colômbia - e reserva do Real Madrid - carregou a bola em direção ao ataque e bateu colocado. Gallese só pôde sentar e observar a bola, mas o chute acertou o pé da trave esquerda. A oportunidade foi a última na etapa inicial, que terminou sem o Peru emplacar nem uma boa jogada ofensiva.

A monotonia se estendeu à etapa complementar da partida. As equipes erraram muitos passes no meio-campo e, quando alcançaram o campo ofensivo, tiveram as investidas interrompidas por conta das posições irregulares de seus atacantes.

Colombia's James Rodriguez(R)controls the ball marked by Peru's Oscar Vilchez during their Copa America Centenario quarterfinal football match in East Rutherford, New Jersey, United States, on June 17, 2016. / AFP PHOTO / Eduardo Munoz Alvarez
James Rodríguez acertou a trave no primeiro tempo, mas teve atuação apagada (Foto: Eduardo Munoz Alvarez/AFP)


A ausência de chances de gol levou os técnicos a promoverem alterações. José Pekerman optou pela entrada de Moreno no lugar de Cardona, aos 30. No minuto seguinte, o treinador Ricardo Gareca colocou em campo Ruidíaz - algoz da Seleção Brasileira - no posto que era ocupado por Flores. Como o panorama do jogo não se alterou, a Colômbia acionou Pérez na vaga de Torres, enquanto o peruano Benavente substituiu Polo.

Ligeiramente melhor, a Colômbia não conseguiu acertar finalizações que pudessem vazar a retranca adversária. O time ainda perdeu o lateral Díaz, que sentiu uma lesão e deu lugar a Fabra. Aos 46 minutos, na melhor chance do segundo tempo, Cueva cobrou escanteio da direita e Ramos subiu mais alto que o zagueiro para cabecear. O gol só não saiu porque Ospina estava bem colocado e espalmou para fora.

O empate levou a decisão para os pênaltis. Para garantir a vaga, os colombianos converteram quatro cobranças com James Rodríguez, Cuadrado, Moreno e Pérez. O Peru marcou dois gols com Ruidíaz e Tapia, mas perdeu com Trauco e Cueva. O lateral esquerdo bateu à meia altura e no centro do gol, permitindo a defesa com os pés de Ospina. Já o jogador do São Paulo tentou acertar o ângulo direito e chutou por cima da meta.

FICHA TÉCNICA
PERU (2) 0 X 0 (4) COLÔMBIA

Local: Estádio Metlife, em Nova Jersey (Estados Unidos)
Data: 17 de junho de 2016, sexta-feira
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Patricio Loustau (Argentina)
Assistentes: Ezequiel Brailovsky e Ariel Scime (ambos da Argentina)
Cartões amarelos: Tapia (Peru); Zapata e Díaz (Colômbia)

PÊNALTIS:
PERU: Ruidíaz e Tapia converteram; Trauco e Cueva desperdiçaram
COLÔMBIA: James Rodríguez, Cuadrado, Moreno e Pérez converteram

PERU: Gallese; Corzo, Ramos, Rodríguez e Trauco; Tapia, Vilchez, Polo (Benavente) e Cueva; Flores (Ruidíaz) e Guerrero
Técnico: Ricardo Gareca

COLÔMBIA: Ospina; Arias, Zapata, Murillo e Díaz (Fabra); Torres (Pérez), Sánchez, Cuadrado, James Rodríguez e Cardona (Moreno); Bacca
Técnico: José Pekerman

Conteúdo Patrocinado