Colômbia perde para a Costa Rica, fica em segundo e entra no caminho do Brasil - Gazeta Esportiva
Colômbia perde para a Costa Rica, fica em segundo e entra no caminho do Brasil

Colômbia perde para a Costa Rica, fica em segundo e entra no caminho do Brasil

Gazeta Esportiva

Por Redação

12/06/2016 às 00:14

São Paulo, SP

Eliiminada, Costa Rica não aliviou para os colombianos e deixou o time de José Pekerman na segunda posição do Grupo B (Foto: Alfredo Pereyra/AFP)
Eliiminada, Costa Rica não aliviou para os colombianos e deixou o time de José Pekerman na segunda posição do Grupo B (Foto: Alfredo Estrella/AFP)


A Costa Rica entrou em campo já eliminada da Copa América Centenário, mas determinada a mostrar, diante da Colômbia, que a seleção quadrifinalista da Copa de 2014 ainda tem bastante futebol a mostrar. Dona de passes precisos e contando com um inspirado Venegas, autor de um dos gols, a equipe fez um justo 3 a 1 sobre os comandados de José Pekerman na noite deste sábado, no estádio NGR, em Houston, nos Estados Unidos. Fabbra, contra, e Borges marcaram para os ganhadores, enquanto o mesmo Fabbra, dessa vez a favor, e Marlos Moreno descontaram.

Com o resultado, os colombianos ficam com a segunda colocação do Grupo A, atrás dos Estados Unidos. Vencedores do confronto contra o Paraguai, pouco antes, os americanos também têm seis pontos, mas três gols de saldo contra um dos "cafeteiros".

Dessa forma, se o Brasil derrotar o Peru no jogo deste domingo, às 21h30 (de Brasília), em Boston, o time do técnico Dunga terá de enfrentar os colombianos já nas quartas de final. Caso empate ou perca, a Seleção dependerá do resultado de Equador e Haiti, às 19h30, para saber primeiro se passa de fase, depois em qual colocação da chave. O vice pega os EUA nas quartas.

O jogo - O duelo começou de forma agitada, expondo dois estilos muito parecidos de jogo e jogadores cheios de vontade para mostrar serviço. Como ambos optaram por uma equipe alternativa, sendo a Costa Rica um time misto e a Colômbia uma formação totalmente reserva, não faltou correria no ataque e força física.

A primeira demonstração disso se deu logo no primeiro chute a gol. Aos dois minutos de bola rolando, Venegas foi lançado no comando do ataque, ganhou da marcação e deixou a bola escapar, já na entrada da área. O avante, então, levantou a cabeça, deu dois passos para trás e conseguiu acertar chute colocado no ângulo direito do gol defendido por Zapata, que se esticou todo e ainda assim não conseguiu fazer a defesa. Golaço.

Com vontade de se mostrar à altura dos titulares, que conseguiram encaminhar a classificação antecipada e apenas assistiam ao jogo do banco de reservas, os jovens colombianos foram para cima do adversário e não demoraram a conquistar o empate. Fabbra entrou driblando e trombando pelo lado esquerdo, ganhou na dividida de dois adversários e, após a bola espirrar em disputa entre Martínez e Watson, tocou de pé direito no canto, sem chances para Pemberton.

Depois do início alucinante, porém, o ritmo arrefeceu e as equipes passaram a "enfeitar" demais as jogadas, sem criar grandes lances. Fabbra, que já havia marcado o gol de empate, protagonizou outro lance de impacto ao receber uma joelhada não intencional de Bolaños, precisando sair para receber um curativo no supercílio. Talvez atrapalhado pela bandagem, o defensor acabou levando azar aos 34 minutos e completou cruzamento de Venegas contra, dando mais uma vez a vantagem aos costarriquenhos.

Na volta para a etapa final, Pekerman percebeu o perigo de ficar com a segunda colocação do seu grupo e resolveu mandar a campo James Rodríguez, que já entrou recebendo a faixa de capitão, e Cardona, ambos meio-campistas armadores da equipe titular.

Quem marcou, porém, foi novamente a Costa Rica. Novamente com toque de bola envolvente, os Ticos avançaram pela direita da área. Quase na linha de fundo, Oviedo, substituto de Salvatierra, cruzou na medida para Borges, que pegou de primeira e venceu Zapata com um chute no canto esquerdo.

Foi a vez de Cuadrado ser chamado a campo para completar a tríade dos principais jogadores, na tentativa de ao menos empatar o embate e assegurar a primeira colocação. Com o rápido atacante da Juventus-ITA, o treinador enfim viu seu time ser efetivo. Aos 28, Cardona deu belo passe de trivela para Cuadrado, que invadiu a área pela direita e rolou para Marlos Moreno. O jovem do Atlético Nacional chutou cruzado, no canto direito baixo, enganando o goleiro.

A partir dali, o jogo foi só pressão da Colômbia, sempre passando pelos pés de James. O meia conseguiu criar alguns lances de perigo, como um chute de fora da área aos 36 e um belo lançamento para Marlos moreno aos 38. No primeiro ele parou em defesa segura do arqueiro. Já no outro, viu de longe o companheiro chutar torto com a perna esquerda e desperdiçar a melhor chance de empatar.

FICHA TÉCNICA
COLÔMBIA 2 X 3 COSTA RICA

Local: NRG Stadium, em Houston (Estados Unidos)
Data: 11 de junho de 2016 (Sábado)
Horário: 22h(de Brasília)
Árbitro: Jose Argote (VEN)
Assistentes: Luis Sanchez (VEN) e Luis Murrilo (VEN)
Cartões amarelos: Roger Martínez (Colômbia); Azofeifa, Pemberton, Waston e Campbell (Costa Rica)
Gols:
COLÔMBIA: Fabbra, aos seis minutos do primeito tempo, Marlos Moreno, aos 28 minutos do segundo tempo
COSTA RICA: Venegas, aos dois, e Fabbra (contra), aos 34 minutos do primeiro tempo; Borges, aos 13 minutos

COLÔMBIA: Zapata, Medina, Aguilar (Cuadrado), Yerry Mina e Fabbra; Cellis, Carlos Sánchez, Pérez (James Rodríguez) e Dayro Moreno (Cardona); Marlos Moreno e Roger Martínez
Técnico: José Pékerman

COSTA RICA: Pemberton; Salvatierra (Oviedo), Waston, Acosta, Calvo e Matarrita; Azofeifa, Borges (Tejeda), Bryan Ruiz (Joel Campbell) e Bolaños; Venegas
Técnico: Óscar Ramírez

Conteúdo Patrocinado