Botafogo vence e mantém liderança do Grupo B do Carioca - Gazeta Esportiva
Botafogo vence e mantém liderança do Grupo B do Carioca

Botafogo vence e mantém liderança do Grupo B do Carioca

Gazeta Esportiva

Por Gazeta Press

10/02/2016 às 21:42 • Atualizado: 10/02/2016 às 21:47

Rio de Janeiro, RJ

Gervasio Nunez fez o gol da vitória do Botafogo (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)
Gervasio Nuñez fez o gol da vitória do Botafogo (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)


O Botafogo derrotou o Macaé por 1 a 0, em partida disputada na noite desta quarta-feira, no estádio Los Larios, e assumiu a liderança isolada do Grupo B do Campeonato Carioca. Foi a terceira vitória seguida do Alvinegro de General Severiano, que agora soma nove pontos ganhos. O Macaé completou a terceira partida sem marcar um ponto sequer e ocupa a lanterna do Grupo A.

O time dirigido por Ricardo Gomes não fez um bom jogo. Após marcar um gol logo aos três minutos de jogo, o Botafogo não soube se impor diante de um adversário fraco e precisou do talento do goleiro Jefferson para garantir mais uma vitória. O Macaé mostrou um bom toque de bola, teve o domínio da partida durante a maior parte do segundo tempo, mas não soube transformar em gols as oportunidades que criou.

Apesar do forte calor e do cansaço demonstrado por sua equipe, o técnico Toninho Andrade só fez uma substituição na partida, realizada apenas quando faltava pouco tempo para acabar o jogo.

Na próxima rodada, o Botafogo enfrenta o Resende, no Raulino de Oliveira. Já o Macaé recebe o América-RJ, no Moacyrzão.

O jogo - O Botafogo começou a partida no ataque e, logo aos três minutos, marcou o primeiro gol. O zagueiro Renan Fonseca fez grande lançamento, do campo de defesa, para Gegê que dominou na área e, ao tentar se livrar de Gedeilson, foi derrubado pelo lateral-direito do Macaé. Pênalti cobrado e convertido por Gervasio Nuñez. O meia argentino bateu forte no meio do gol, sem chances para o goleiro Willian Alves.

Surpreendido com o gol logo no início, o Macaé tentou adiantar sua equipe para se aproximar da meta defendida por Jefferson, mas encontrava dificuldades para criar jogadas.

Aos 11 minutos, o Botafogo voltou a criar uma boa oportunidade. Após cruzamento de Gegê, Gervasio Nuñez se antecipou aos zagueiros e cabeceou com muito perigo.

O Macaé criou seu primeiro momento de perigo aos 15 minutos. Luis Ricardo cometeu falta sobre Pipico na entrada da área. Na cobrança, Pipico chutou em cima da barreira, desperdiçando a oportunidade.

Depois da parada técnica, o time dirigido por Toninho Andrade passou a tocar a bola com mais velocidade para tentar abrir espaços na defesa alvinegra. O Botafogo parecia acomodado com a vantagem, e pouco aparecia no ataque.

O Macaé continuava com mais posse de bola, mas pouco ameaçava o gol de Jefferson. Aos 30 minutos, logo após cometer a terceira falta seguida e receber cartão amarelo, o volante Airton sentiu uma lesão e pediu para sair. O meia Fernandes entrou no lugar do volante. Um minuto depois, Fernandes iniciou a jogada e lançou Gegê, que cruzou fechado, mas Ribamar não conseguiu alcançar a bola.

A mudança fez o time de General Severiano passar a atuar de forma mais dinâmica. Aos 33 minutos, Gegê mandou uma bomba e a bola explodiu no travessão. No minuto seguinte, Ribamar foi lançado na corrida, se livrou da marcação e bateu cruzado, mas o goleiro Willian Alves conseguiu espalmar e aliviar o perigo.

Aos 45 minutos, o Macaé criou sua melhor oportunidade. Bruno Luiz entrou livre na área e chutou, mas Jefferson bloqueou. A bola sobrou para Wagner Carioca que tentou aproveitar o rebote, mas mandou por cima do travessão, desperdiçando a chance.

Os dois times voltaram sem mudanças para o segundo tempo. O Macaé voltou mais agressivo, com Pipico caindo pela direita e levando vantagem sobre Diogo Barbosa, o que obrigava o zagueiro Emerson a se deslocar, constantemente, para fazer a cobertura. O Botafogo só apareceu aos sete minutos em lançamento de Lizio para Gervazio Nuñez, mas o goleiro Willian chegou primeiro e ficou com a bola.

Aos oito minutos, o goleiro Jefferson voltou a salvar sua equipe, ao defender, de forma espetacular, a conclusão do volante Dos Santos.

O time dirigido por Ricardo Gomes não conseguia pressionar e era obrigado a arriscar de longe, como Lízio que chutou sem perigo. O Botafogo tomou outro grande susto quando Marquinho se livrou de Renan Fonseca, entrou na área e colocou no canto, mas a bola bateu na trave esquerda.

A partida caiu muito de ritmo, porque o Botafogo não conseguia organizar jogadas de ataque, enquanto o Macaé, com maior posse de bola, pecava pela falta de objetividade.

O lateral Diogo Barbosa ainda apareceu bem, aos 42 minutos, após tabelar com Luis Henrique e concluir para boa defesa de Willian Alves. Nos minutos finais, o Macaé pressionou, mas a equipe alvinegra conseguiu segurar o resultado.

 

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO 1 X 0 MACAÉ

Local: estádio Los Larios, em Xerém (RJ)

Data: 10 de fevereiro de 2016, quarta-feira

Horário: 19h30 (de Brasília)

Árbitro: Alexandre Vargas de Jesus

Assistentes: Luiz Antonio Muniz e Thiago Rosa de Oliveira

Cartão Amarelo: Airton, Emerson, Diogo Barbosa, Rodrigo Lindoso(Bota); Matheus Cambuci, Dieguinho (Mac)

Gol:

BOTAFOGO: Gervazio Nuñez, aos três minutos do primeiro tempo

 

BOTAFOGO: Jéfferson, Luís Ricardo, Renan Fonseca, Emerson e Diogo Barbosa; Airton(Fernandes), Rodrigo Lindoso, Gegê, Demian Lizio(Luis Henrique) e Gervasio Nuñez(Leandro); Ribamar

Técnico: Ricardo Gomes

 

MACAÉ: Willian Alves, Gedeilson, Matheus Cambuci, Thiago Cardoso e Dieguinho; Dos Santos,Wagner Carioca(Evandro), Luis Mário e  Marquinho; Pipico e Bruno Luiz

Técnico: Toninho Andrade

 

 

 

Conteúdo Patrocinado