Museu do Futebol prepara exposição em homenagem a ex-goleiro Barbosa - Gazeta Esportiva
Museu do Futebol prepara exposição em homenagem a ex-goleiro Barbosa

Museu do Futebol prepara exposição em homenagem a ex-goleiro Barbosa

Gazeta Esportiva

Por Redação

14/06/2021 às 18:38

São Paulo, SP

Titular na meta da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1950, o goleiro Moacir Barbosa (1921-2000) será homenageado na nova exposição do Museu do Futebol, nomeada de “Tempo de Reação - 100 anos do goleiro Barbosa". A mostra abre ao público no dia 19 de junho no espaço físico do museu, localizado embaixo das arquibancadas do Estádio do Pacaembu.

O arqueiro teve longa trajetória profissional no futebol brasileiro, com grande sucesso nos times em que atuou, mas a memória popular sobre sua carreira é, ainda, associada à derrota do Brasil na Copa do Mundo de 1950.

Em 2021, Barbosa completaria 100 anos e, dessa forma, terá parte sua história contada sob outra perspectiva. Com o auxílio das lembranças e do acervo preservados por Tereza Borba, sua filha adotiva, os curadores problematizam a narrativa hegemônica da responsabilização do goleiro pelo "Maracanazo". Discutem-se, também, as consequências dessa narrativa para a história do futebol e para a trajetória do próprio Barbosa, evidências do racismo que estrutura o futebol e a sociedade brasileira.

Localizado na Praça Charles Muller, dentro do Estádio do Pacaembu, o Museu do Futebol funciona de terça a domingo, das 11h às 18h. O valor do ingresso é de R$20,00, além da meia-entrada por R$10,00.

 

Conteúdo Patrocinado