Justiça dos EUA investiga contas controladas por Ricardo Teixeira - Gazeta Esportiva
Justiça dos EUA investiga contas controladas por Ricardo Teixeira

Justiça dos EUA investiga contas controladas por Ricardo Teixeira

Gazeta Esportiva

Por Redação

30/12/2015 às 13:56

São Paulo, SP

Ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira tem contas investigadas pela Justiça Americana (Foto:Sergio Barzaghi/Gazeta Press)
Ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira tem contas investigadas pela Justiça Americana (Foto:Sergio Barzaghi/Gazeta Press)


A Justiça Norte-americana recebeu da Procuradoria Geral da Suíça detalhes sobre contas bancárias controladas pelo ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira. Ao todo, dados de 50 contas em 10 bancos diferentes foram enviados. Não foi revelada a quantia referente ao brasileiro entre os R$ 317 milhões bloqueados por Berna das contas de diversos cartolas.

A informação foi divulgada pelo jornal O Estado de S. Paulo, que já havia revelado as suspeitas do FBI em relação a Teixeira. O ex-dirigente teria contas em ao menos três bancos: o UBS, o Banca del Gottardo e o BSI - comprado pelo BTG Pactual.

Cerca de R$ 3 milhões teriam sido transferidos dos Estados Unidos para a Suíça em uma transação que envolve a Somerton. A empresa pertence ao brasileiro José Margulies, suspeito de realizar pagamentos de proprinas para cartolas e atuar como "testa de ferro" do empresário José Hawilla, dono da Traffic.

Ainda, o FBI acredita que Teixeira tomou providências para não ser identificado como dono das contas, embora apareça como beneficário das mesmas. Willy Kraus, dono de uma corretora de câmbio no Rio de Janeiro, seria o nome de fachada utilizado pelo ex-presidente da CBF.

A empresa Blue Marina teria pedido para transferir seus ativos dos EUA para a Suíça em uma das transações tidas como suspeitas. Em setembro de 2008 a conta foi fechada na América do Norte e o dinheiro foi parar em uma das contas no nome de Kraus, na Banca del Gottardo. A sociedade Summerton também teria sido utilizada por Teixeira na movimentação financeira.

Conteúdo Patrocinado