Gazeta Esportiva

Iaaf se mostra satisfeita com postura de Putin sobre doping na Rússia

O presidente da Federação Internacional de Atletismo (Iaaf), Sebastian Coe, se mostrou bastante satisfeito com as declarações do presidente da Rússia, Vladimir Putin, que pretende criar um sistema antidoping independente após os enormes problemas de atletas do país em casas de doping.

Um relatório divulgado pela Agência Mundial Antidoping (Wada) revelou que atletas russos contavam com uma grande estrutura para que o uso de substâncias ilegais não fosse descoberto. Segundo o documento, até o serviço de espionagem da Rússia fazia parte do esquema.

“Temos que ficar encorajados por estas declarações, são muito importantes. Não resta dúvida de que a nova federação russa de atletismo é composta por pessoas que, acredito sinceramente, entenderam o tamanho deste desafio. É uma boa declaração e é essencial continuar evoluindo”, disse Sebastian Coe à rádio BBC nesta quinta-feira.

Vladimir Putin quer fortalecer fiscalização para evitar mais casos de doping envolvendo atletas do país (Foto: Vyacheslav OSELEDKO/AFP)

Vladimir Putin voltou a negar qualquer envolvimento do governo russo com o escândalo de doping envolvendo atletas do país, entretanto, o presidente admitiu que a fiscalização referente ao uso de substâncias ilegais de atletas não era forte.

Após ficar de fora da disputa dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a Rússia espera voltar a participar de todos os eventos de atletismo em 2017. Até a Iaaf, que fez jogo duro com os russos para que eles não embarcassem ao Brasil, parece otimista quanto ao retorno dos atletas às competições.

“O objetivo da Iaaf é garantir que a federação (russa) esteja à altura dos desafios, que ela esteja sendo comandada por boas pessoas e que esteja respeitando os critérios. Parece que as coisas estão mais claras”, afirmou Sebastian Coe.

Exit mobile version