Governo lança projeto para incentivar futebol amador no Brasil - Gazeta Esportiva
Governo lança projeto para incentivar futebol amador no Brasil

Governo lança projeto para incentivar futebol amador no Brasil

Gazeta Esportiva

Por Redação

25/02/2016 às 14:23

São Paulo, SP

O governo federal deu um passo importante no apoio ao esporte. Na manhã desta quinta-feira, em evento realizado em Brasília (DF), foi lançado o programa “Futebol para Todos”, com o objetivo de fomentar a modalidade em suas diferentes categorias no Brasil. A cerimônia contou com a presença do ministro do Esporte, George Hilton, e do secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Rogério Hamam, além de outras autoridades.

A iniciativa se baseia no direcionamento de recursos para estruturação e organização de campeonatos de futebol não profissionais, integrados por equipes masculinas e femininas. As cidades que podem participar do programa devem apresentar população superior a 20 mil habitantes, e os municípios em vulnerabilidade econômica – um dos quesitos de pontuação e classificação – terão prioridade.

O ministro do Esporte, George Hilton, lançou o programa "Futebol para Todos" nesta quinta-feira (Foto: Francisco Medeiros/Divulgação)
O ministro do Esporte, George Hilton, lançou o programa "Futebol para Todos" nesta quinta-feira (Foto: Francisco Medeiros/Divulgação)


Cerca de 10 mil atletas de dez municípios já foram beneficiados com o “Futebol para Todos”, e a meta é atender 100 mil jovens. Até o momento, Botucatu (SP), Osasco (SP), Vila Velha (ES), Santo Ângelo (RS), Rio Pardo (RS), Novo Horizonte (SP), Araranguá (SC), Jales (SP), Caçador (SC) e Oswaldo Cruz (SP) foram contemplados pelo projeto.

“Vamos tratar o futebol como grande ferramenta de inclusão, visando à realização de campeonatos que serão gerenciados por municípios em áreas vulneráveis do país. O objetivo é massificar, no Brasil todo, a prática esportiva com foco nas regiões carentes”, afirmou George Hilton.

Uma das condições para a realização dos torneios – que podem variar da categoria mirim (sub-11) ao veteranismo (acima de 50 anos) – é que eles contem com, no mínimo, 32 times, dos quais oito devem ser femininos.

“Muitos desses garotos e garotas que hoje brilham no futebol, alguns até na Seleção Brasileira, iniciaram em campos de várzea. É necessário olhar para o esporte de base e focar também no futebol feminino”, completou o ministro.

Conteúdo Patrocinado