Blatter recorre à instância máxima da Justiça desportiva contra punição - Gazeta Esportiva
Blatter recorre à instância máxima da Justiça desportiva contra punição

Blatter recorre à instância máxima da Justiça desportiva contra punição

Gazeta Esportiva

Por Redação

17/03/2016 às 16:41

São Paulo, SP

 

Blatter recorre aos TAS para anular o seu banimento do futebol. (Foto:Reprodução/Twitter)
Blatter recorre aos TAS para anular o seu banimento do futebol. (Foto:Reprodução/Twitter)


Joseph Blatter decidiu recorrer ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) – a maior instância da Justiça desportiva do mundo – para tentar anular o seu banimento do futebol pelo período de seis anos, determinado pelo Comitê de Ética da Fifa.

Blatter foi sancionado por causa de um pagamento realizado ao Michel Platini, antigo presidente da Uefa, no valor de R$ 8 milhões em 2011 por um suposto trabalho realizado pelo francês entre o fim de 1999 e o início de 2000.

Sob suspeitas de que o dinheiro teria sido uma compensação para Platini desistir da disputa pela presidência da entidade contra o próprio Blatter na época, o Comitê de Ética decidiu suspendê-los por 90 dias em outubro de 2015, para sentenciar o banimento de qualquer atividade relacionada ao esporte em dezembro do mesmo ano.

Ambos entraram com um recurso, em fevereiro, no Comitê de Apelação da entidade e conseguiram reduzir as suas penas para seis anos. O órgão afirmou não ter encontrado indícios suficientes para afirmar que eles cometeram atos classificados como “propina e corrupção” e decidiu reduzir a punição levando em conta 'os serviços prestados para o futebol' pelos dois.

No TAS, o processo não tem uma data fixa para o veredicto. De acordo com o documento publicado pelo próprio Tribunal, os próximas passos são: “Primeiro, as duas partes vão enviar, por escrito, as suas defesas e um painel de três juízes vai analisar o recurso. O Painel, então, irá determinar como serão as audiências. Para, em seguida, deliberar e formalizar a decisão”.

Conteúdo Patrocinado