Gazeta Esportiva

Após reunião, CBF terá fundo de legado da Copa repassado pela Fifa

Confederação Brasileira de Futebol poderá construir os CTs que ficarão como legado da Copa do Mundo (Foto: Divulgação)

A Confederação Brasileira de Futebol, enfim, receberá o dinheiro do fundo de legado da Copa do Mundo de 2014 por parte da Fifa. Em reunião realizada nesta quinta-feira, em Zurique, na Suíça, as duas instituições entraram em um acordo, e os 100 milhões de dólares que é repassado aos países-sede dos Mundiais será depositado.

Embora o recebimento por parte da CBF esteja garantido, a Fifa só disponibilizará a quantia após a criação de uma empresa para administrar a verba. No acordo inicial, havia a previsão da construção de centros de treinamentos em todos os estados brasileiros que não receberam jogos da Copa do Mundo – apenas Belém, capital do Pará, conta com o CT construído.

No início do ano, advogados da Fifa recomendaram a entidade a não repassar a quantia milionária à CBF por conta das investigações de corrupção envolvendo os últimos três presidentes do órgão que regula o futebol brasileiro. Desta maneira, o valor ficou bloqueado.

Por meio de seu site, a CBF comemorou o acordo e divulgou uma nota detalhando a reunião:

A respeito da reunião realizada nesta quinta-feira, 14, em Zurique, entre a FIFA e a CBF, merecem destaque as seguintes conclusões:

1) O encontro foi muito positivo e realizado num ambiente de cooperação mútua;

2) A FIFA reconhece o excelente trabalho que a CBF vem realizando na área de Governança e Conformidade;

3) Considerando a grande importância do Fundo de Legado da Copa do Mundo de 2014 para que a CBF e a FIFA implementem projetos de desenvolvimento do futebol brasileiro, as entidades concordaram em estabelecer um novo marco de trabalho dedicado a coordenar de forma eficiente a execução deste Programa de Desenvolvimento. Com relação a ele, as entidades irão finalizar os detalhes e a divulgação ocorrerá em breve, sendo o início dos trabalhos desse novo marco previsto ainda para este ano;

4) Os outros tópicos tratados entre FIFA e CBF na reunião também tiveram encaminhamentos positivos, incluindo a resolução dos demais temas financeiros que estavam pendentes.

Exit mobile version