Vencedor de 22 títulos de Grand Slam, Rafael Nadal já está considerando suas opções para o período após sua aposentadoria. Aos 37 anos, o tenista está afastado das quadras de tênis desde janeiro deste ano, quando competiu no Aberto da Austrália. No entanto, o encerramento de sua carreira como atleta deve acontecer apenas em 2024, possivelmente nas Olimpíadas de Paris.
Enquanto se recupera de um processo cirúrgico no quadril, Nadal vai avaliando as opções para os próximos anos. Em uma entrevista exclusiva para uma emissora de seu país, o espanhol não excluiu a possibilidade de assumir a presidência do Real Madrid no futuro.
O que ele disse sobre o assunto?
“Eu gostaria de ser [presidente]? Acho que sim", disse Nadal à “Movistar". “Acho que gostaria. Mas há muitas coisas. No momento não há nada a dizer porque temos o melhor presidente possível [Perez]. Há muitas reviravoltas na vida. Você precisa saber se está qualificado para fazer esse tipo de coisa. Sou bastante realista. Conheço minhas limitações. Eu não sei se seria capaz ou não, o tempo dirá“, completou o atleta, que é torcedor da equipe madrilenha.
Essa oportunidade ganhou força quando o atual presidente do Real Madrid, Florentino Perez, expressou publicamente que Nadal era um dos melhores embaixadores do clube. Em 2011, o tenista foi até agraciado com o título de sócio honorário pelas mãos de Perez.
Rafael Nadal pode ser presidente do Real Madrid?
Sim! No entanto, Nadal só poderia assumir a presidência do clube em 2031, uma vez que um dos requisitos para ocupar tal posição é ser associado por pelo menos 20 anos. Aos 76 anos, Perez ocupa a presidência do Real Madrid desde 2009, já tendo exercido o cargo entre 2000 e 2006.
Se Nadal se tornasse presidente do Real Madrid, ele não seria o primeiro ídolo do esporte a assumir o comando de um clube de futebol.
Ex-atletas que já foram presidentes de clubes de futebol
David Beckham
O ex-capitão da Inglaterra é o presidente do Inter Miami, da MLS. Além de presidente, Beckham também é sócio-proprietário do clube americano.
Ronaldo
O Fenômeno é presidente e sócio majoritário do Real Valladolid, da Espanha, desde 2018. O ídolo brasileiro também é dono de 90% das ações da SAF do Cruzeiro.
Roberto Dinamite
Um dos maiores ícones na história do Vasco, Roberto Dinamite assumiu a presidência do clube em 2008. Durante seus seis anos de liderança, o clube enfrentou dois rebaixamentos, em 2008 e 2013, mas também conquistou um título inédito da Copa do Brasil em 2011.
Rivaldo
Campeão da Copa do Mundo de 2002 e com trajetória marcante em clubes como Barcelona e Palmeiras, Rivaldo já foi presidente do Mogi Mirim, clube que o projetou no futebol brasileiro no início da década de 1990. Ele ocupou o cargo de 2008 a 2015.
Franz Beckenbauer
Maior jogador alemão de todos os tempos, Franz Beckenbauer presidiu o Bayern de Munique por 15 anos, e desde então, detém o título de presidente honorário do clube. Como atleta, ele defendeu as cores do Bayern de Munique de 1964 a 1977.
Uli Hoeness
O atual presidente do Bayern de Munique também já defendeu o clube como atleta. Hoeness iniciou a carreira no Bayern de Munique em 1970, tendo conquistado três títulos da Bundesliga, e foi também campeão do mundo com a Alemanha em 1974.
Patrícia Amorim
Ex-nadadora olímpica, Patrícia assumiu a presidência do Flamengo em 2010. A única conquista em seu mandato foi o Campeonato Carioca de 2011.