Conteúdo promovido por oddsscanner

cruz

Paysandu é mais um clube brasileiro a se render aos fan tokens

O Paysandu fechou acordo com a Lunes/Faaro para utilizar a plataforma para lançar fan tokens, bens digitais semelhantes a criptomoedas. A novidade pretende facilitar e ampliar o engajamento entre o clube e os seus torcedores e ser mais uma fonte de renda ao clube paraense.

No anúncio oficial, o “Papão” diz ter a expectativa de que o acordo gere milhões de reais na comercialização dos tokens. Os torcedores poderão concorrer a produtos oficiais e haverá opções de planos para torcedores de diferentes classes sociais.

“O futebol é cada dia mais competitivo e o poder financeiro dos clubes faz a diferença dentro de campo. Precisamos sempre buscar alternativas de receita e, seguindo uma tendência mundial, também vamos entrar nos mercados de tokens e NFTs. Recebemos algumas propostas e sondagens de empresas que queriam fazer os tokens do Paysandu e chegamos a um acordo com a Lunes/Faaro, que farão um trabalho de excelência para o clube”, comentou o presidente do Paysandu, Mauricio Ettinger.

Assim como o Paysandu, o Cruzeiro o também possui acordo de comercialização de fan tokens com a Lunes/Faaro. A parceria da Raposa faz parte do processo de reconstrução do clube, que passa por séria crise financeira. Até o momento, cerca de 900 mil tokens foram adquiridos pela torcida do clube mineiro e isso já rendeu mais de R$ 4,5 milhões aos cofres do clube.

Os importantes clubes também já aderiram à essa nova tendência em busca de novas receitas como, por exemplo, Atlético-MG, Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco.

O que são os fan tokens

Os fan tokens são ativos digitais protegidos por sistema distribuído de criptografia, semelhantes a outras criptomoedas – incluindo a famosa bitcoin. Os tokens podem ser negociados em mercados como bolsas e sofrer oscilações de valor. Os clubes são responsáveis por definir o seu valor inicial e criar serviços exclusivos de interação com o torcedor.

Os tokens de utilidades dão acesso a produtos e serviços exclusivos do time de coração de cada torcedor que adquire a criptomoeda, como o direito de participar de enquetes para escolher qual será o novo uniforme do time, por exemplo. Os tokens são focados em criar engajamento entre os torcedores e os clubes e, ao mesmo tempo, gerar receita à instituição esportiva.

Sobre o Paysandu

O Paysandu Sport Club foi fundado em 1914, em Belém, capital do Pará. O clube faz, com o Remo, o maior clássico do futebol do norte do país. Em 2022, o Papão irá ter como desafios o Campeonato Paraense, a Copa Verde, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro da Série C.

As maiores conquistas da história do Paysandu foram a Copa dos Campeões (2002) e o Brasileiro da Série B (1991 e 2001). O clube tenta se reorganizar para que consiga, um dia, retornar à elite do futebol brasileiro. A última vez que o Papão disputou a primeira divisão nacional foi em 2005.

rafael dornas
Rafael Dornas
Jornalista esportivo com muita experiência em futebol nacional e internacional, conhece como poucos o mundo das apostas esportivas e busca sempre informações exclusivas para os leitores.