Os cuidados que os clubes devem tomar para evitar lesões no retorno do futebol - Gazeta Esportiva
Os cuidados que os clubes devem tomar para evitar lesões no retorno do futebol

Os cuidados que os clubes devem tomar para evitar lesões no retorno do futebol

Gazeta Esportiva

Por Redação

10/07/2020 às 17:26

São Paulo, SP

Fonte: Reprodução/pexels


A preocupação com a saúde dos atletas na volta ao futebol, depois de um período de inatividade sem precedentes por conta da pandemia, vai muito além da Covid-19. Além da longa pausa, o tempo de “pré-temporada” será mais curto e, na volta aos gramados, a sequência de partidas ficará ainda mais intensa, com o objetivo de equilibrar o calendário. Por isso, há muito receio com uma onda de jogadores lesionados.

Tudo o que se esperava em relação às lesões na volta ao futebol foi confirmado já no primeiro grande campeonato a retomar os jogos. Nas seis primeiras partidas da Bundesliga, oito jogadores saíram machucados de campo. Esse é o maior motivo para explicar a concessão de cinco substituições a cada time.

Com o calendário do Brasileirão já atualizado e o início cada vez mais próximo, além de contar com a mudança na regra, os times também estão tomando vários cuidados para minimizar os riscos. Parte dessas medidas preventivas começou a ser executada bem antes da volta aos treinos, com acompanhamento virtual do desempenho dos jogadores nas atividades físicas realizadas em casa.

De acordo com especialistas, o tempo ideal para recuperação depois de uma parada tão grande é de no mínimo oito semanas. Considerando que os times retomaram os treinos em diferentes momentos, de acordo com as regras vigentes em suas cidades, não haverá um padrão de preparação para o Campeonato Brasileiro.

Por isso, a parte dos treinamentos voltada à preparação física será maior do que o usual, visando recuperar o tempo perdido. Com isso, as equipes terão menos tempo para treinar fundamentos e para preparação tática. Por este motivo, inicialmente, é esperada uma queda no nível das partidas, como ocorreu em outros campeonatos.

A adequação na alimentação dos jogadores é outro fator fundamental para reduzir o risco de lesão na volta aos gramados. Os níveis de gordura do organismo tendem a aumentar durante o período de inatividade, o que gera duas situações: os atletas que não conseguem voltar facilmente à forma e os que restringem tanto a alimentação para reduzir o percentual de gordura que acabam ficando com menor capacidade física.

Os clubes estão ajustando a dieta dos atletas de acordo com a intensidade dos treinamentos, aumentando gradualmente a quantidade de calorias, de acordo com as necessidades de cada corpo. Dependendo do atleta, os clubes também apelam para a suplementação. De acordo com Dannie Hansen, CEO da marca de suplementos Sundt, um dos compostos mais indicados para esta situação é a Glutamina, por conta do seu alto poder de regeneração da cartilagem, o que previne lesões graves.

A estrutura de preparação dos clubes conta muito neste momento. Isso gera uma situação de desigualdade. Para o Brasileirão, esse receio não é tão grande, mas com os estaduais voltando, há muitos times com estruturas precárias que precisarão disputar algumas partidas em breve. Para os jogadores dessas equipes, o risco de lesão é ainda mais preocupante.

Conteúdo Patrocinado