Gazeta Esportiva

Tradição e títulos: conheça os 50 maiores clubes da história do futebol

História. Idade. Taças. Lutas. Bandeiras. Conquistas. Estádios. Escudos. Torcida… O que faz um clube ser maior do que outro? A pergunta é complexa e muito difícil de responder, mas o site “Campeões do Futebol” elaborou uma metodologia e encontrou uma linha para definir quais são os maiores times da história do futebol mundial. E você vai se surpreender… O ranking mostra várias equipes supercampeãs, superpopulares, superpoderosas e tudo mais.

Os critérios adotados para o ranqueamento foram os títulos – e cada troféu recebeu uma pontuação diferente. O Campeonato Brasileiro, por exemplo, recebeu um valor equivalente a 15 pontos. Enquanto a Conmebol Libertadores e a Champions League foram avaliadas em 25 pontos. Várias outras taças são classificadas e levadas em conta na contagem.

Veja o ranking dos 50 maiores clubes da história do futebol.

50. Borussia Dortmund – 237 pontos

O poderoso Borussia Dortmund abre o ranking dos 50 maiores clubes do mundo.

O Borussia Dortmund é o 50º maior clube do mundo. Superpopular na Europa, o BVB é uma das maiores potências da Alemanha. Entre os seus 23 troféus, o Aurinegro conta com oito Bundesliga e uma Champions League.

49. Steaua Bucareste (Romênia) – 245 Pontos

Steaua Bucareste é um dos clubes mais conhecidos da Romênia.

Embora tenha perdido força nas últimas décadas, o Steaua Bucareste é dono de uma camisa muito pesada e vitoriosa, em especial na Roménia. Ao todo, os Vermelhos e Azuis contam com quase 60 taças, incluindo uma Champions League e 26 Campeonatos Romenos.

48. Rapid Viena (Áustria) – 246 pontos

O Rapid Viena é uma potência da Áustria.

O Rapid Viena é uma superpotência na Áustria. Com mais títulos e uma das maiores torcidas em seu país, o Alviverde enfileirou troféus ao longo de sua gloriosa história. O clube ergueu mais de 50 títulos desde a sua fundação em 1899.

47. Sparta Praha (República Tcheca) – 247 pontos

Sparta Praha é uma das grandes forças da República Tcheca.

O Sparta Praha é o clube mais vitorioso da República Tcheca. Com 36 taças do Campeonato Tchecoslovaco e várias outras taças, o poderoso time corre atrás de sua primeira taça internacional. A missão é difícil, mas não impossível – especialmente para uma equipe que se acostumou a vencer em sua história.

46. Dínamo de Kiev (Ucrânia) – 258 pontos

Dínamo de Kiev é muito popular na Europa.

O Dínamo de Kiev é um clube que se adaptou ao tempo e não se deixou vencer, e isso fala muito sobre sua grandeza. O Bilo-Syni surgiu e se consolidou como um dos maiores times soviéticos e, posteriormente, se transformou no maior time da Ucrânia. E isso tudo com títulos: 65 taças conquistadas.

45. Atlético-MG – 263 pontos

Olha o Galo da Massa aí.

O Atlético-MG também conseguiu espaço entre os maiores clubes do mundo. Com uma Conmebol Libertadores, um Campeonato Brasileiro e vários outros títulos, o Galo Doido é uma potência do Brasil. E uma das grandes forças da América do Sul.

44. Ferencváros (Hungria) – 267 pontos

O Ferencváros tem muita história no mundo do futebol.

O Ferencváros batalhou, suou e conseguiu se firmar como uma das equipes mais tradicionais da Hungria. Com 122 anos de muita história, a Águia Verde se impôs com títulos e mais títulos. São mais de 60 troféus celebrados, incluindo uma Copa da UEFA.

43. Anderlecht (Bélgica) – 272 pontos

Anderlecht é muito grande. E merece respeito!

O Anderlecht é o carro-chefe do futebol da Bélgica. Com títulos dentro e fora de seu território, o Paars-wit deixa os adversários para trás e é o único de seu país a aparecer entre os 50 maiores clubes do mundo. A quantidade de taças da equipe justifica: 61 taças em 113 anos.

42. Vasco – 273 pontos

O Vasco faz parte da história do futebol do Brasil.

Embora tenha apanhado muito nas últimas décadas, o Vasco da Gama é um dos times mais renomados da América do Sul. Além do pioneirismo e de uma linda história, o Gigante da Colina também construiu sua caminhada com muitos títulos, incluindo uma Libertadores e quatro Campeonatos Brasileiros.

41. Chelsea – 273 pontos

O Chelsea cresceu muito nas últimas décadas.

O Chelsea foi um dos clubes que mais se desenvolveram no mundo nas últimas décadas. Com investimentos pesados, belíssima estrutura e nomes de peso, os Blues passaram a colecionar momentos memoráveis e títulos – Champions League (2x), Premier League (6) etc. Uma reformulação formidável.

40. Espérance (Tunísia) – 283 pontos

É paixão. É coração. É Espérance.

O Espérance conseguiu romper as fronteiras da Tunísia e hoje aparece como o 40º maior clube do globo terrestre, e não por obra do acaso. Ao longo dos seus 102 anos, o Taraji lutou e conquistou muito: mais de 60 títulos, incluindo quatro Liga dos Campeões da CAF.

39. Feyenoord (Holanda) – 283 pontos

O Feyenoord é uma das equipes mais tradicionais da Holanda.

Quem conhece um pouco do futebol da Europa, conhece o Feyenoord. Grande força na Holanda, o clube não voa tão alto quanto tempos atrás, mas isso não diminui sua rica história. Pelo contrário. Os seus 36 títulos – contando uma Champions League, um Mundial de Clubes e várias outras ‘orelhudas’ – nunca serão apagados.

38. Fluminense – 286 pontos

O Fluminense é um força da América do Sul.

Apesar de nunca ter conseguido conquistar fora do Brasil, o Fluminense tem uma história memorável e mais do que suficiente para entrar no ranking dos maiores times do mundo. Os seus 40 títulos – incluindo quatro Brasileirões – provam isso.

37. Zamalek (Egito) – 290 pontos

Você conhece o Zamalek?

O Zamalek é uma das equipes mais renomadas de toda a África. E os motivos são mais do que justos. Afinal, os Cavaleiros Brancos possuem mais de 70 títulos, incluindo cinco Liga dos Campeões da CAF, doze Campeonatos do Egito e várias outras taças.

36. Estrela Vermelha – 299 pontos

O Red Star Belgrade é intenso.

O Estrela Vermelha sofre há muito tempo quando ultrapassa os limites da Sérvia (antiga Iugoslávia), mas isso não é motivo para desdém – como os seus 60 títulos deixam claro. Multicampeão e relativamente novo (76 anos), os “Imbatíveis” têm vários títulos importantes, como Champions League e Mundial de Clubes.

35. Athletic Bilbao – 300 pontos

O Athletic Bilbao é muito maior do que muitos acreditam no Brasil.

O Athletic Bilbao não conseguiu imprimir nas últimas décadas o sucesso que teve no século passado, quando colecionou títulos e se colocou nas primeiras prateleiras do futebol da Espanha. Porém, com 36 troféus e mais de 120 anos de história, os Leões continuam rugindo (e alto).

34. PSV Eindhoven – 305 pontos

O PSV é um dos ‘chefões’ da Holanda.

O PSV Eindhoven é um dos três maiores clubes da Holanda. Supercampeão e poderoso, os Boeren conquistou o seu tamanho com triunfos históricos e muitas conquistas (46), sendo a mais celebrada a Champions League 1987/88. Os 24 troféus do Campeonato Holandês também não passam despercebidos.

33. Sporting – 307 pontos

O Sporting cresceu e deixou as fronteiras de Portugal para trás.

O Sporting demorou quase duas décadas, mas enfim pôde tirar o grito de ‘campeão da Liga NOS’ da garganta. Acostumado a vencer em Portugal, a Turma de Alvalade passou por anos difíceis e que não fazem jus a sua recheada história. São quase 50 títulos conquistados em 115 anos.

32. Olympiacos – 322 pontos

O Olympiakos é monstro da Grécia.

Superando o arquirrival Panathinaikos e demais concorrentes, o Olympiacos aparece na atualidade como o maior clube da Grécia e um dos maiores do planeta. Com inacreditáveis 46 títulos do Campeonato Grego e várias outras conquistas, os Thrylos são realmente lendas do esporte.

31. Atlético de Madrid – 337 pontos

O Atlético de Madrid explodiu no século 21.

O Atlético de Madrid foi um dos clubes que mais cresceram nas últimas décadas. Lutando com os titãs da Espanha, os Colchoneros foram pouco a pouco alcançando terreno e se estabelecendo entre os poderosos do futebol do país. A história reconhece e glorifica os seus 32 títulos – incluindo 11 LaLiga e 3 Europa League.

30. Internacional – 342 pontos

O Internacional é um dos carros-chefes da América do Sul.

O Internacional é um clube que “vives a brilhar”, como diz o próprio hino da equipe. Maior vencedor do Rio Grande do Sul e com conquistas a nível mundial, o Colorado pode bater no peito e assegurar que é o 30º maior clube do planeta. Afinal, poucos times no mundo conquistaram Brasileirão, Libertadores, Mundial etc.

29. Cruzeiro – 346 pontos

Cruzeiro é o grande campeão de Minas Gerais.

 

A fase não é boa, mas o Cruzeiro é gigante. Centenário e maior campeão da história da Copa do Brasil, o Cabuloso tem uma galeria rica e cheia de conquistas invejáveis, como duas Conmebol Libertadores, quatro Campeonatos Brasileiros e quarenta Campeonatos Mineiros. Ao todo, o clube tem 60 títulos.

28. Grêmio – 348 pontos

O Grêmio não alcançou à imortalidade por obra do acaso.

 

Polêmica! O Grêmio é o “Imortal” da América do Sul. Copeiro e repleto de taças, o Tricolor Gaúcho aparece no ranking dos maiores clubes do mundo à frente do maior rival de Porto Alegre. As três taças da Libertadores, o Mundial de Clubes, as Copas do Brasil e demais conquistas fizeram a diferença na balança.

27. Club Olimpia – 360 pontos

O Club Olimpia já conquistou a América do Sul.

 

O Club Olimpia é o dono do futebol do Paraguai. Com três Libertadores, um Mundial de Clubes e 38 taças do Campeonato Paraguaio, o Decano mostra sua força e reivindica o seu posto no ranking dos maiores times do futebol. É uma das grandes equipes da América do Sul.

26. Arsenal – 367 pontos

O Arsenal é um dos membros do “Big Six” e isso diz muito…

 

O Arsenal é o único clube a conquistar uma Premier League (2003/04) de maneira invicta, e isso diz muito sobre o tamanho do clube. Além disso, os Gunners são os maiores vencedores da Copa da Inglaterra e também têm vários outros títulos importantes, o que o tornam gigantes dentro e fora do território britânico.

25. Palmeiras – 426 pontos

O Palmeiras é o maior campeão do Brasil.

 

O Palmeiras tem ao menos uma taça de tudo o que disputou ao longo dos seus mais de 100 anos. São 48 troféus no total, numa conta que inclui Mundial de Clubes, Libertadores, Campeonato Brasileiro, Paulistão e muito mais. O Verdão é acostumado a vencer e, por isso, é um dos maiores times do mundo.

24. Corinthians – 427 pontos

O Corinthians é o ‘campeão dos campeões.

 

O Corinthians encontrou o seu ritmo e desde os anos 1990 conquista títulos e mais títulos. Nas últimas décadas, o Timão conquistou sete Campeonatos Brasileiros, três Copas do Brasil, uma Conmebol Libertadores, dois Intercontinentais e várias outras ‘orelhudas’ (50). É o “campeão dos campeões”.

23. Linfield (Irlanda do Norte) – 437 pontos

Linfield é um dos clubes mais antigos do mundo.

 

Uma das equipes mais antigas da história do futebol mundial, com 135 anos, o Linfield é o dono do escudo mais pesado da Irlanda do Norte. Para além da idade, os Blues também são um dos times com mais títulos nacionais: são 55 Campeonatos da Irlanda do Norte, 44 Copas da Irlanda do Norte e 10 Copas da Liga Irlandesa, ou seja, 109 títulos. É muita tradição.

22. São Paulo – 439 pontos

Salve o Tricolor Paulista.

 

Embora não tenha tantos anos quanto outros grandes clubes do Brasil e do mundo, o São Paulo é uma das equipes mais consagradas da América do Sul e, consequentemente, do planeta. Afinal, o Tricolor Paulista conquistou mais de 40 títulos (Libertadores (3x), Mundial (3x) etc.) em 91 anos de existência.

21. Santos – 453 pontos

O Santos é uma entidade do futebol mundial.

 

Berço do Rei do Futebol, Pelé, o Santos é um dos maiores e mais especiais enigmas do esporte mundial. Nascido longe das grandes praças do Brasil, o Peixe mostrou não ter limitações e voou alto… Em 112 anos, o Alvinegro Praiano deixou o litoral de São Paulo para trás e venceu. E quanto venceu. São 45 títulos entre Campeonatos Brasileiros, Libertadores, Mundial de Clubes etc.

20. Celtic – 457 pontos

O Celtic é um dos “incaíveis” do futebol.

 

O Celtic FC é um dos poucos membros do seleto e cada vez menos grupo dos “incaíveis” do futebol. Grande potência na Escócia, The Hoops estão há mais de 130 anos na elite do futebol de seu país, e colecionando títulos. Ao longo de sua história, o clube já ergueu 111 taças – 51 só do Campeonato Escocês.

19. Rangers (Escócia) – 463 pontos

Rangers é muito popular na Escócia.

 

Arquirrival do Celtic, o Rangers é o maior e mais tradicional clube da Escócia e um dos mais velhos do mundo, tendo 149 anos de muita (muita!) história. The Gers, inclusive, são uma das equipes mais vitoriosas de todo o planeta, com 116 títulos conquistados.

18. Independiente – 463 pontos

O Independiente é o maior campeão da América do Sul.

 

O Independiente é simplesmente o maior campeão da história da Conmebol Libertadores, com um total de sete conquistas. E isso é surreal. Além dessas taças, o Rojo também acumula vários outros títulos dentro e fora da Argentina. É o “Rey de Copas”!

17. Flamengo – 477 pontos

É o gigante Flamengo atropelando mais…

 

Vencer, vencer, vencer! O Flamengo é o maior clube do Brasil. Com 60 títulos – Libertadores (2x), Mundial (1x), Campeonatos Brasileiros (8x) e muitas outras conquistas – e a maior torcida do mundo, o Rubro-Negro aparece como o clube brasileiro mais bem posicionado no ranking dos maiores times do futebol mundial. “Outro patamar”, diria Bruno Henrique.

16. Nacional – 483 pontos

O Nacional e sua nação de apaixonados.

 

O Nacional, do Uruguai, é outra grande força da América do Sul no ranking dos maiores times do mundo. Dono de três Conmebol Libertadores e três Mundiais de Clubes, além de 37 Campeonatos Uruguaios e outros títulos, o Decano tem uma das camisas mais consagradas do esporte e merece esse reconhecimento.

15. Al-Ahly – 509 pontos

O Al-Ahly é o clube mais emblemático do Egito.

 

Grande figurão do Egito, o Al-Ahly é simplesmente o maior clube da África. E isso fica muito claro quando observado que “Os Vermelhos” têm mais títulos do que anos de existência: são 139 taças conquistas – destacando 9 Liga dos Campões da CAP – em apenas 114 anos. Ou seja, o time sabe como poucos o que é vencer.

14. Porto – 518 pontos

O Porto coleciona taças na Europa.

 

O Porto é um dos clubes mais populares e poderosos de Portugal, sendo um dos times lusos que mais “incomodam” na Europa. Tradicional, respeitado e multicampeão, o Dragão por pouco não é considerado a maior equipe de seu país. De todo modo, o clube portista já ergueu 75 taças, numa conta que inclui duas Champions League e dois Mundiais de Clubes.

13. Benfica – 542 pontos

Polêmica! O Benfica é maior do que o Dragão?

 

O Benfica é a maior autoridade do futebol de Portugal. Ao todo, mesmo que há muito tempo não chame atenção na Europa, os Encarnados têm 80 troféus guardados na Catedral. Ou seja, são muitas e muitas glórias.

12. Inter de Milão – 546 pontos

A Internazionale é uma grande força da Itália.

 

Uma das marcas mais consagradas da Itália, a Inter de Milão colocou mais uma conquista nacional em sua conta na última temporada. Com a nova taça, a Nerazzurri chegou a um total de 40 troféus. Cabe notar as três Champions League e as três Europa League. É tradição dentro e fora de seu país.

11. Peñarol – 549 pontos

O Peñarol tem uma das camisas mais pesadas do mundo.

 

O Peñarol não conseguiu manter a soberania do século passado na “era contemporânea” do futebol. Soberano no Uruguai e na América do Sul durante muitos anos, o Aurinegro acumula glórias, vitórias, lutas e muitas taças: 51. Os cinco troféus da Conmebol Libertadores e os três do Mundial de Clubes que estão em seu portfólio confirmam isso.

10. River Plate – 591 pontos

O River Plate é o 10º maior clube do mundo.

 

O River Plate deixou milhares de clubes para trás e se firmou como o 10º maior time do mundo. E por seus próprios méritos, afinal, poucas são as agremiações que brigam em seu nível de conquistas e história. Ao longo dos seus 120 anos, El Millonario fez valer cada gota de suor e escreveu o seu nome com taças (52 – contando quatro Libertadores, um Mundial etc.) nos livros esportivos da América do Sul.

9. Ajax – 622 pontos

O Ajax é outra superforça do futebol.

 

O Ajax é uma das equipes mais importantes e revolucionárias da história do esporte. Mais, o Godenzonen também é membro do grupo dos que não caem no futebol, já que nunca foi rebaixado na Holanda, e ainda é uma das poucas equipes que já conquistaram tudo o que é possível na Europa. Ao todo, contando Champions League (4x), Mundial (2x) etc., o clube tem 74 títulos.

8. Manchester United – 625 pontos

O Manchester United é um gigante adormecido no Velho Continente.

O Manchester United detém uma das camisas mais pesadas e tradicionais da Inglaterra e do mundo. Com três Champions League, vinte Premier League e um total de 66 títulos, os Red Devils construíram uma trajetória de sucesso, fama e muito respeito no universo dos esportes.

7. Liverpool – 659 pontos

O Liverpool nunca vai andar sozinho…

O resultado foi no “detalhe”, mas o fato é: o Liverpool é o maior clube da Inglaterra. Além de ser querido por uma legião vermelha, os Reds também são supercampeões da bola, tendo um total de 63 títulos. A sua pontuação foi superior aos demais concorrentes da Terra da Rainha pela quantidade de taças e também pelo peso de cada troféu, já que é hexa na Champions League e tem muitas outras conquistas relevantes.

6. Boca Juniors – 664 pontos

O Boca Junior é uma das equipes mais renomadas da América do Sul.

O Boca Juniors ficou com a primeira colocação no ranking dos maiores clubes da América do Sul e na sexta posição na prateleira mundial, o que é muito expressivo. Superpotência da Argentina, os Xeneizes têm 51 títulos conquistados em 116 anos de história. É importante destacar que o time é um dos mais vitoriosos no âmbito internacional, tendo, por exemplo, seis Libertadores e três Mundiais.

5. Milan – 698 pontos

A história é a história… E o Milan é gigante.

Embora pareça ter parado no tempo, o Milan continua sendo um titã do futebol mundial e é por isso que aparece na quinta colocação do ranking dos maiores times do esporte. Os seus 51 títulos jamais serão apagados, sobretudo suas sete Champions League.

4. Juventus – 835 pontos

A Juventus é maior que o Milan? Polêmica!

A Juventus caminha em um patamar diferente e pouco conhecido no futebol mundial. Além dos 69 títulos que tem, a Juve é uma das raras equipes que já conquistaram tudo o que é possível no Velho Continente e ainda mais, uma vez que também tem dois Mundiais de Clubes em seu museu. É uma camisa de muito prestígio e respeito.

3. Bayern de Munique – 953 pontos

O Bayern de Munique é um colecionador de taças.

O Bayern de Munique é aquele clube que não se limitou a qualidade e também quis quantidade. Suprema na Alemanha e na Europa em muitos momentos ao longo dos seus 121 anos, a Gigante da Baviera dificilmente passa uma temporada sem erguer uma taça e o resultado é esse: são 79 títulos. Além disso, o time também é o mais popular, o mais bem-sucedido e o mais vitorioso de seu país.

2. Barcelona – 995 pontos

O Barcelona é mais que um clube – ou més que un club

O Barcelona não carrega o lema “Més que un club” (Mais que um clube) por capricho. Principal referência entre os times na era moderna do esporte, o Barça saltou e foi longe. Ao longo dos seus 121 anos, os culés lutaram, cresceram, conquistaram e se estabeleceram como uma das equipes mais vitoriosas do planeta, com um total de 94 títulos – dos quais é possível destacar a Champions League (5x), o Mundial de Clubes (3x) e a LaLiga (26x).

1. Real Madrid – 1282 pontos

O Real Madrid é o maior clube do mundo.

Indiscutível! É ouro. O Real Madrid é o maior clube da Espanha, da Europa e do mundo. São 13 Champions League (maior vencedor), três Mundial de Clubes, 34 LaLiga (maior vencedor) e muitas outras taças, em uma conta total que chega a 93 canecos. Hala Madrid y nada más!

 

Este artigo foi publicado originalmente no 90min como Os 50 maiores clubes da história do futebol .

Exit mobile version