Joia palmeirense, Endrick só poderá jogar pelo profissional a partir de junho - Gazeta Esportiva
Joia palmeirense, Endrick só poderá jogar pelo profissional a partir de junho

Joia palmeirense, Endrick só poderá jogar pelo profissional a partir de junho

Gazeta Esportiva

Por Redação

10/01/2022 às 08:00

São Paulo, SP

Endrick vem impressionando pelo seu desempenho na Copa São Paulo de Futebol Júnior, porém o torcedor do Palmeiras ainda terá que aguardar pelo menos cinco meses para ver o atacante de 15 anos jogando pelo time profissional.

Isso porque o Verdão não tem como prática utilizar garotos que ainda não tenham firmado o seu primeiro contrato profissional com o clube. Esse tipo de vínculo pode apenas ser assinado quando o atleta completa 16 anos, de acordo com a Lei Pelé.

O aniversário de Endrick será no dia 21 de julho. A partir desse momento, o jogador poderá assinar um contrato profissional com o clube alviverde e, assim, ficar à disposição da comissão de Abel Ferreira.

A limitação etária, no entanto, não impede que Endrick participe de atividades com o elenco profissional na Academia de Futebol. A tendência é que a comissão do time principal insira paulatinamente a joia no dia a dia, como aconteceu no jogo-treino contra o Pouso Alegre, neste domingo.




Em 2020, o Santos promoveu a estreia de Ângelo no profissional quando o atacante possuía apenas 15 anos. O Alvinegro não infringiu nenhuma lei, já que o jogador tinha um contrato de formação esportiva com o clube. Desde que esteja registrado no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF, um atleta que possui esse vínculo pode atuar profissionalmente a partir dos 14 anos, em caráter de aprendizagem. No caso de Endrick, que também possui um contrato de formação, a não utilização na equipe principal é uma escolha do Palmeiras.

Desde que chegou ao Verdão, no início de 2017, Endrick já disputou 170 jogos e marcou 167 gols pelas categorias de base do clube. Em duas partidas da Copinha, o atacante já soma quatro tentos, tornando-se o atleta mais jovem a balançar as redes pelo Palmeiras na história da competição.

Conteúdo Patrocinado