Ranking da ATP é atualizado e Murray é oficialmente o número 1 do mundo - Gazeta Esportiva
Ranking da ATP é atualizado e Murray é oficialmente o número 1 do mundo

Ranking da ATP é atualizado e Murray é oficialmente o número 1 do mundo

Gazeta Esportiva

Por Redação

07/11/2016 às 10:24 • Atualizado: 07/11/2016 às 15:00

São Paulo, SP

O resultados do final da semana já garantiam Andy Murray como tenista que passaria a ocupar a primeira posição no ranking mundial da ATP da categoria simples, no entanto, foi só nesta segunda-feira que seu posto foi anunciado de maneira oficial, com a atualização da classificação pelo órgão responsável pelos tenistas.

Leia mais:

Murray se diz surpreso com topo do ranking: “Não esperava”


Príncipe William e ícones do tênis parabenizam Andy Murray


O britânico conseguiu ultrapassar Novak Djokovic, que há longo período ocupava soberano a primeira colocação, mas viu sua hegemonia ser quebrada pela ascensão de Murray, que venceu no último domingo o Masters 1000 de Paris e já havia conquistado o torneio de Wimbeldon nesta temporada.

Andy Murray deixou Djokovic para trás e está ranqueado como o melhor tenista do planeta - Foto: AFP/HANS PUNZ
Andy Murray deixou Djokovic para trás e está ranqueado como o melhor tenista do planeta - Foto: AFP/HANS PUNZ


Apesar de ter perdido outras duas finais de Grand Slams para Djoko em 2016, no Roland Garros e no Aberto da Austrália, o britânico conseguiu diminuir a diferença para o concorrente pelo desempenho em torneios menores, e agora tem a dianteira com 11.185 pontos, contra 10.780 do sérvio.



Outra mudança que chama a atenção no ranking é a nova queda de Roger Federer, fora de combate há meses para tratar de lesão e que só retornará as quadras em 2017. O tempo inativo tem impedido o multi-campeão suíço de disputar torneios e como consequência, suas posições estão cada vez mais baixas. Nesta segunda-feira, o veterano desceu para 16º, o que marca a primeira vez desde 2002 que o tenista se encontra fora do top 10 mundial.

A atualização no ranking não representou grandes mudanças para os tenistas brasileiros, que no entanto, obtiveram uma piora Thomaz Bellucci desceu três posições e agora é o 62º. Já Thiago Monteiro perdeu seis postos e fica em 87º.

Conteúdo Patrocinado