Calderano e Tsuboi perdem para chineses na final do Aberto da Hungria - Gazeta Esportiva
Calderano e Tsuboi perdem para chineses na final do Aberto da Hungria

Calderano e Tsuboi perdem para chineses na final do Aberto da Hungria

Gazeta Esportiva

Por Redação

22/01/2017 às 12:38 • Atualizado: 22/01/2017 às 12:43

São Paulo, SP

Depois de faturarem o Aberto da Suécia e chegar ao top 5 do ranking de duplas da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) em 2016, os brasileiros Hugo Calderano e Gustavo Tsuboi ficaram perto de mais um título do circuito. Neste domingo, a dupla foi derrotada na final do Aberto da Hungria pelos chineses Fang Bo e Zhou Yu por 3 sets a 1, parciais de 11/6, 6/11, 11/8 e 11/8.

Com o resultado, todas as medalhas de ouro em disputa na Hungria ficaram para os chineses, já que Chen Xingtong e Li Jiayi foram campeãs nas duplas feminina e, nas disputas individuais, apenas atletas do país asiático chegaram às finais.

Kalocsai Richard
Tsuboi (e) e Calderano (d) são os brasileiros que melhor se colocaram no ranking da ITFF na história (Foto: Kalocsai Richard/ITTF)


Atualmente, Tsuboi e Calderano aparecem na nona colocação do ranking mundial de duplas, mas podem voltar a subir após a prata conquistada. Na lista individual, Calderano faz história para o tênis de mesa brasileiro, figurando na 20ª colocação do mundo – melhor já conquistada por um mesatenista do país. Tsuboi aparece na 79ª colocação e, antes da ascensão de Hugo, detinha o recorde de melhor posição brasileira do ranking, com o 33º posto.

O Jogo - O primeiro game da partida foi complicado para a dupla brasileira. Depois de conquistar o primeiro ponto no saque dos rivais, Calderano e Tsuboi falharam algumas vezes e viram os chineses abrirem 8 a 2 no marcador. A dupla até ensaiou uma reação, mas uma bela defesa de Zhou Yu e uma bola na rede de Tsuboi deram números finais à parcial.

Já na sequência, os brasileiros começaram melhor e aproveitaram os erros dos adversários para abri 6/2. Com bons ataques de forehand de Calderano, a dupla teve cinco game points e, na devolução do saque de Tsuboi, empatou a partida.

No game 3, a dupla chinesa novamente saiu na frente, mas Calderano e Tsuboi mantiveram a calma para empatar e virar (6/5). Depois de perder seus dois saques e ver os chineses ficarem a um ponto de vencer o game, Calderano acertou um belo backhand e manteve a dupla viva na parcial. Logo na sequência, contudo, o jovem devolveu uma bola na rede e os chineses voltaram à frente no marcador.

31589205644_70374f6aa0_k
Zhou Yu (e) e Fang Bo (d) jogaram muito bem durante todo o Aberto da Hungria (Foto: Kalocsai Richard/ITTF)


O quarto período também foi bem equilibrado. Aproveitando a vantagem do saque, nenhuma dupla conseguiu ganhar vantagem e a parcial foi decidida nos detalhes.  Com 8/8 no placar Tsuboi sacando, os brasileiros erraram duas vezes e deram a liderança para Zhou e Fang. Em devolução na rede do próprio Tsuboi, a dupla chinesa fechou a partida e conquistou o título do Aberto.

Conteúdo Patrocinado