Renato Augusto "topa" ser primeiro volante: "O importante é jogar" - Gazeta Esportiva
Renato Augusto "topa" ser primeiro volante: "O importante é jogar"

Renato Augusto "topa" ser primeiro volante: "O importante é jogar"

Gazeta Esportiva

Por Redação

30/05/2016 às 07:40

São Paulo, SP

Renato Augusto atuou tanto como armador quanto como volante no embate diante do Panamá (Foto: Lucas Figueiredo / Mowa Press)
Renato Augusto atuou tanto como armador quanto como volante no embate diante do Panamá (Foto: Lucas Figueiredo / Mowa Press)


Melhor meia do Campeonato Brasileiro do ano passado e tido como organizador da Seleção Brasileira, Renato Augusto foi utilizado nas duas últimas partidas da equipe do técnico Dunga como um primeiro volante, ajudando na proteção da zaga e na saída de bola. Sem demonstrar vaidade ou apego à função de armador, o ex-corintianos assegurou que a única coisa que lhe importa neste momento é estar em campo.

"É uma função que eu já exerci várias vezes, tanto pelo Corinthians quanto na Alemanha, no jogo contra o Paraguai eu joguei também assim na parte final. Eu só quero jogar. Independentemente da posição, quero estar jogando, posso ajudar", comentou o jogador após a vitória por 2 a 0 sobre o Panamá, em Denver, nos Estados Unidos, que havia sido utilizado na função devido à derrota parcial por 2 a 0 para os paraguaios, em março.

Na ocasião, Dunga colocou um time recheado de atletas ofensivos, sacando Fernandinho e Luiz Gustavo e colocando Lucas Lima e Hulk. Dessa forma, Renato foi recuado para ser o único nome mais defensivo em campo à frente de Gil e Miranda. A formação deu certo no final, já que os brasileiros buscaram um empate por 2 a 2, algo que motivou o treinador a apostar na mudança também contra o Panamá.

No Corinthians, Renato poucas vezes teve de atuar nesse sistema, quase sempre em situações de desespero do técnico Tite. Uma delas foi contra o Guaraní-PAR, quando o Timão teve dois atletas expulsos e ele ficou com a incumbência de armar e proteger os zagueiros. Na Alemanha, Renato foi utilizado como segundo volantes inúmeras vezes nas cinco temporadas em que defendeu o Bayer Leverkusen.

O sucesso conquistado com a camisa alvinegra, porém, é visto por Dunga como a grande prova de que ele é capaz de dar sustentação ao meio-campo em qualquer função. Na análise do comandante, no entanto, outro ponto bastante importante está ao lado de Renato: o ainda corintiano Elias, com quem o armador conseguiria produzir o seu melhor futebol.

"O Elias é um jogador com uma característica especial, muito dinâmico, tem a infiltração como característica, elemento surpresa, que vem de trás. É um atleta que atua no Brasil, mas tem característica europeia, um, dois toques, movimentação intensa, já tem experiencia. O mais importante para nós é que ele se adapta muito bem com Daniel, Renato Augusto, Luiz Gustavo. Sem dúvida nenhuma vai nos ajudar", assegurou.

Reunido há uma semana, o elenco do Brasil fez seu último amistoso diante dos panamenhos e agora se concentram na disputa da Copa América Centenário, com estreia marcada para o dia 4 de junho, sábado, na cidade de Pasadena. O duelo contra o Equador está marcado para as 23h (de Brasília) e abre a disputa no Grupo B, que ainda conta com Peru e Haiti.

Conteúdo Patrocinado