Cafu diz que Neymar se livrou de um peso ao abdicar da faixa de capitão - Gazeta Esportiva
Cafu diz que Neymar se livrou de um peso ao abdicar da faixa de capitão

Cafu diz que Neymar se livrou de um peso ao abdicar da faixa de capitão

Gazeta Esportiva

Por Bruno Ceccon

23/11/2016 às 09:00 • Atualizado: 18/12/2016 às 15:46

São Paulo, SP

Ex-lateral direito Cafu durante lançamento do prêmio "Gestão de Campeão" (Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press)
Ex-lateral direito Cafu durante lançamento do prêmio "Gestão de Campeão" (Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press)


Capitão na conquista da Copa do Mundo de 2002, Cafu aprovou a decisão do atacante Neymar de abdicar do posto na Seleção Brasileira. O ex-jogador acredita que o camisa 10 do time canarinho se livrou de um peso ao pedir para o técnico Tite dar a faixa a outro atleta.

"Foi o próprio Neymar que tirou a responsabilidade quando pediu para não ser capitão. É um sinal de maturidade. Ele sabia que isso poderia ser um peso. E desde aquele momento ele começou a fluir. Quem ganhou com isso foi a Seleção Brasileira", afirmou Cafu.

Neymar foi capitão da Seleção durante a maior parte da segunda passagem de Dunga pela equipe. Ele abriu mão do posto após a conquista do inédito ouro olímpico, antes da estreia de Tite. A decisão foi tomada pelo atleta após torcedores questionarem o comprometimento que ele mantinha com a equipe. A partir de então, o técnico tem feito um rodízio de capitães.

Sob o comando de Tite, Neymar voltou a acumular boas atuações pela equipe que venceu os últimos seis jogos das Eliminatórias à Copa do Mundo de 2018. Para Cafu, o técnico conseguiu despertar o potencial dos jogadores que não rendiam o esperado na Seleção.

"Sempre acreditei que o futebol iria aparecer. E isso aconteceu na gestão do Tite. Agora ele precisa dar sequência ao trabalho e ao que ele quer. O índice de aproveitamento é fantástico nas mãos dele. Espero que o Brasil possa continuar com essa credibilidade de seleção número um do mundo", opinou o ex-lateral.

"Hoje está tudo ótimo, está tudo excelente. Enquanto os resultados estão vindo, ninguém vai lamentar nada. A Seleção aderiu ao esquema tático que o Tite quer. E por isso ela se encontra no lugar que está hoje", acrescentou.

A Seleção se despediu de 2016 com uma vitória por 3 a 0 contra a Argentina, no último dia 10, e com um triunfo por 2 a 0 ante o Peru, no dia 16. Com 27 pontos, o time lidera as Eliminatórias da América do Sul e tem a classificação à Copa do Mundo praticamente encaminhada. O próximo jogo será disputado em 23 de março, diante do Uruguai, fora de casa.

Conteúdo Patrocinado