Gazeta Esportiva - Muito além dos 90 minutos
Homenageado, Léo treina no CT e admite nervosismo para amistoso

Homenageado, Léo treina no CT e admite nervosismo para amistoso

Gazeta Esportiva

Por Do correspondente Vitor Anjos

23/09/2016 às 18:08

Santos, SP

Léo voltará a jogar pelo Santos em partida de celebração (Foto: Tática Assessoria/Divulgação)
Léo voltará a jogar pelo Santos em partida de celebração (Foto: Tática Assessoria/Divulgação)


O dia 2 de abril de 2014 ficou marcado como a última vez que o torcedor do Santos viu Leonardo Lourenço Bastos nos campos de futebol. Ídolo no Peixe, Léo fez sua última partida oficial nesta data, em um jogo contra o Mixto-MT, pela Copa do Brasil, ao entrar no lugar de Alison, no segundo tempo daquele duelo, na Arena Pantanal. Em litígio com a diretoria que comandava o clube na época, o "Guerreiro da Vila" acabou se aposentando discretamente. Porém, após mais de dois anos, os santistas poderão ver o ex-lateral esquerdo com a camisa do alvinegro mais uma vez.

Leia mais: 

Com Lyanco na lista, Micale convoca Seleção sub-20 para quadrangular

CBF define datas e horários das quartas de final da Copa do Brasil

No próximo dia 8 de outubro, o Santos realiza um amistoso contra o Benfica, às 16h (de Brasília), na Vila Belmiro. Além de comemorar o aniversário de 100 anos do estádio, o jogo também vai marcar a despedida oficial de Léo. Longe do gramados, o ex-jogador começou a se preparar para o duelo há dez semanas e deve jogar no máximo 40 minutos, sendo 20 em cada equipe.

"Foram os dois principais clubes da minha vida. Vai ser uma emoção muito grande. Mas quero jogar pouco, não por falta de condições, mas porque eu quero mesmo é dar um tchau para a torcida e deixar a festa pra Vila, que é a homenageada. Não tem como não ter nervosismo, minha vida toda praticamente foi aqui, vou reviver tudo, mesmo que por pouco tempo", afirmou o ex-lateral, após preparação no CT Rei Pelé, nesta sexta-feira.

Maior campeão pelo Santos após a 'Era Pelé', Léo conquistou oito títulos: Libertadores, Recopa Sul-Americana, Copa do Brasil, duas edições do Campeonato Brasileiro e três do Paulistão. Com a camisa alvinegra, foram 455 jogos entre os anos de 2000 e 2005 e de 2009 a 2014. Exatamente neste intervalo de quatro anos, o 'Guerreiro da Vila' foi para o Benfica e entrou em campo 146 vezes com o clube português.

Por conta da identificação com as duas equipes, o ex-lateral prefere que o amistoso termine sem um vencedor. "Quero que seja um empate com gols, de preferência um 1 a 1 ou 2 a 2. Mas vou deixar claro que se tiver pênalti eu não vou bater", comentou o ex-jogador, aos risos.

Além da despedida de Léo, o clube paulista também estuda homenagear o ex-meia Giovanni, que brilhou com a camisa santista na campanha do vice-campeonato brasileiro de 1995. Perguntado sobre a presença do ex-camisa 10 no duelo contra o Benfica, o 'Guerreiro da Vila' desconversou.

"Surpresa. Mas esse aniversário da Vila Belmiro promete", concluiu.

Conteúdo Patrocinado