Wada confirma ataque de hackers russos a seu banco de dados - Gazeta Esportiva
Wada confirma ataque de hackers russos a seu banco de dados

Wada confirma ataque de hackers russos a seu banco de dados

Gazeta Esportiva

Por Redação

13/09/2016 às 13:48

São Paulo, SP

Vice-cônsul da Rússia no Brasil teria reagido a um assalto e  assassinado a vítima (Foto: Andrej Isakovic/AFP)
Rússia foi banida dos Jogos Paralímpicos do Rio (Foto: Andrej Isakovic/AFP)


Um grupo de espionagem digital russo chamado Tsar Team, e conhecido como “urso chique”, invadiu ilegalmente as bases de dado da Agência Mundial Anti-Doping (Wada) e divulgaram em domínio público algumas informações médicas confidenciais sobre o Rio 2016.

A própria Wada confirmou nesta terça-feira em seu site oficial o ataque sofrido pelos hackers russos. Segundo a agência, dados do departamento de Exceções a Usos Terapêuticos (TUE) foram divulgados online. Tal setor da Wada tem o poder de permitir um atleta usar medicamentos ilegais em tratamentos de doenças.

A agência também afirmou estar investigando como o grupo obteve acesso aos dados. A Wada desconfia que o Tsar Team obteve a senha de uma conta do Comitê Olímpico Internacional criada para os Jogos do Rio 2016.

“A Wada lamenta essa situação e sabe da ameaça que isso representa para os atletas que tiveram suas informações confidenciais divulgados por esse ato criminoso. Nós condenamos esses ataques cibernéticos que estão sendo feitos para tentar minar o sistema global anti-doping”, afirmou a agência através de sua nota oficial.

“Saibam que esse ato criminoso está comprometendo gravemente o esforço da comunidade anti-doping em reestabelecer a confiança na Rússia após os escândalos revelados pelo Relatório McLaren”, acrescentou o comunicado.

Antes dos Jogos Olímpicos, a delegação russa foi amplamente punida devido a um escândalo de doping em nível nacional, vendo toda seus competidores do atletismo excluídos do Rio 2016. O time paralímpico soviético, por exemplo, foi banido por completo das Paralimpíadas.

Conteúdo Patrocinado