Canadense, técnico da Seleção de polo aquático exalta paixão das brasileiras - Gazeta Esportiva
Canadense, técnico da Seleção de polo aquático exalta paixão das brasileiras

Canadense, técnico da Seleção de polo aquático exalta paixão das brasileiras

Gazeta Esportiva

Por Camila Del Manto Bomtempo*

29/07/2016 às 16:20

São Paulo, SP

Pat Oaten, técnico canadense da Seleção Brasileira de pólo aquático, durante partida contra a China, válida em Amistoso Internacional 2016, visando os preparativos para as Olimpíadas do Rio de Janeiro 2016. 29/07/2016, Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press
Seleção feminina de polo aquático fará sua estreia em Olimpíadas (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)


Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro marcarão a estreia da Seleção Brasileira feminina de polo aquático na competição poliesportiva mais importante do mundo. Comandando as meninas do País está o canadense Patrick "Pat" Oaten, que revelou o que mais gosta em treinar a equipe brasileira.

Nesta sexta-feira, o técnico viu a Seleção ser derrotada pela China em um amistoso internacional que serve como preparação para as Olimpíadas. Apesar do resultado, o Brasil mostrou um forte poder de reação, que foi muito elogiado por Oaten. O canadense exaltou a paixão do brasileiro e revelou que isso foi decisivo na hora de aceitar o comando do time.

"As jogadoras que temos aqui são fantásticas, jogam com muita paixão, têm muito coração. Essa foi uma das razões que me fizeram vir para o Brasil. O coração com que elas jogam, não importa se estão perdendo por cinco gols ou vencendo por cinco gols, elas lutam, lutam e lutam, e eu tenho muito orgulho de ser o treinador delas", declarou Pat.

Em junho, a Seleção disputou a Super Final da Liga Mundial da modalidade, terminando na 8ª colocação e sem conseguir uma vitória. Porém, para os Jogos, Patrick acredita que a equipe possa conseguir um bom resultado, mas descarta o favoritismo.

Pat Oaten, técnico canadense da Seleção Brasileira de pólo aquático, durante partida contra a China, válida em Amistoso Internacional 2016, visando os preparativos para as Olimpíadas do Rio de Janeiro 2016. 29/07/2016, Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press
Pat Oaten, técnico canadense da Seleção Brasileira feminina de pólo aquático (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)


"Acredito que podemos fazer um plano para ganhar medalha. Precisamos pensar jogo a jogo. Não somos favoritos para ganhar medalha, mas acho que podemos lutar pelo top 6 e surpreender as pessoas. Temos que atuar com muita disciplina, jogar o jogo do Brasil", continuou.

Uma das características mais notáveis do treinador é a intensidade com que conversa com o time e como se comporta durante os jogos, mostrando-se enérgico e participativo. Oaten revelou que a equipe reage bem a isso.

"Eu me alimento da energia delas e elas se alimentam da minha. Isso é uma coisa que eu gosto da cultura brasileira. Eu gosto de dirigir a defesa, isso não é segredo, e eu acredito que funciona bem para nós", disse.

Por fim, o técnico da Seleção Brasileira comentou a derrota para a China no amistoso desta sexta. Apesar do resultado adverso, Patrick revelou que esses jogos são importantes para a equipe chegar mais preparada para as Olimpíadas, competição mais importante do ano.

"Começamos um pouco devagar, mas eu gostei da forma como voltamos para o segundo tempo. As coisas começaram a funcionar melhor. Esses jogos são realmente importantes para nós para sentirmos o clima do Rio, muitas pessoas torcendo em volta da piscina, que fizeram um grande show", finalizou Pat.

No Rio 2016, o Brasil integra o Grupo A, ao lado de Rússia, Austrália e Itália, com quem a Seleção estreia no dia 9 de agosto. Os Estados Unidos são os atuais campeões olímpicos.

*Especial para a Gazeta Esportiva

Conteúdo Patrocinado